Noites de Gala - ao vivo
2009



 


BLOG TURNE NOITES DE GALA - http://pasquimdamonica.blogspot.com/

RELEASE

Gravado em outubro de 2008, o CD finaliza o ciclo do projeto NOITES DE GALA, SAMBA NA RUA, após um ano de turnê que passou por todas as regiões do Brasil.

Quando lançamos o DVD deste trabalho, já havia na Biscoito Fino a intenção de que, junto com ele, lançássemos o CD ao vivo.

Inicialmente, eu me opus a esta ideia porque quando o DVD foi gravado, (em março de 2008) não havia mudado quase nada da nossa performance em relação ao CD gravado em estúdio. Éramos o mesmo grupo, tocando as mesmas músicas com os mesmos arranjos. Achei que não fazia sentido lançar um produto tão parecido com o já lançado no ano anterior.

Entre abril e novembro de 2008, nós realizamos o sonho de fazer uma turnê brasileira que percorreu 21 cidades passando por todas as regiões do país. Para mim, era a realização de um sonho antigo o de poder, pela primeira vez, levar um mesmo espetáculo com sua equipe técnica e parte do equipamento, por tantas cidades durante quase um ano.

Com mais de 10 anos de carreira, tive a oportunidade de fazer uma espécie de “mapeamento” de um público que vem sendo formado de forma gradual, fora da grande exposição comercial. E o que me surpreendeu sobremaneira foi o fato de o meu trabalho ter um público formado em muitas cidades, onde não tinha ido até então, de forma espontânea e com muita identificação. O Brasil, que é tão grande e de difícil comunicação (fora do alcance unilateral da televisão), ficou mais próximo através disso e me senti, mais do que nunca, uma artista do país e não da região sudeste, onde nasci e moro e onde mais trabalho.

Ao desenharmos a turnê, passamos pelos mais lindos teatros de cada cidade, salas históricas onde artistas e público se sentem felizes por estarem ali, visitamos as cidades, conhecemos pessoas e lugares e, assim como o espetáculo, nós próprios tivemos condições de “unificar” o Brasil por meio dessas viagens.

Quando voltamos a São Paulo, nos dias 1, 2, 3, 4 e 5 outubro de 2008, no Teatro Fecap, o show que fazíamos tinha ganhado mudanças musicais consideráveis. Já tínhamos feito mais de 80 shows em teatros diversos e os arranjos foram incorporando outras nuances, novidades e mais propriedade musical, além de termos incluído a música FLOR DA IDADE ao repertório. Como uma comida que é cozida lentamente em forno a lenha, o show ganhou este gosto de bem feito, que somente a prática e o tempo podem proporcionar.

Por sorte nossa, o show do dia 3 de outubro foi gravado e, por mais sorte ainda, ele estava bastante bom, sem muitos reparos a serem feitos, muito musical e refletindo exatamente esta nossa sensação de que o trabalho ganhou musicalidade com a turnê, as viagens, as repetições, o público diverso e os teatros variados. Quando escutei este show gravado, tive finalmente, a vontade que ele fosse lançado para que o ciclo do projeto ficasse completo e que a gente pudesse ter o registro compartilhado da turnê e do amadurecimento do show.

Agradeço aos músicos do Pau Brasil pela parceria, a toda a nossa equipe que desenhou e trabalhou com seriedade e amor pelo sucesso da turnê, aos produtores locais e imprensa de cada cidade por onde passamos, ao patrocinador da turnê Bradesco Prime, ao teatro Fecap pelo espaço que adoramos e por terem gravado este material e a gravadora Biscoito Fino que tem me dado suporte, apoio e projetos lindos.

Muito obrigada a todos, Mônica Salmaso

 
volta discografia

1. A VOLTA DO MALANDRO Chico Buarque
2. FLOR DA IDADE Chico Buarque
3. VOCÊ, VOCÊ Guinga / Chico Buarque
4. CIRANDA DA BAILARINA Edu Lobo / Chico Buarque
5.  CONSTRUÇÃO Chico Buarque
6. OLHA MARIA Tom Jobim / Vinícius de Moraes / Chico Buarque
7. O VELHO FRANCISCO Chico Buarque
8. BASTA UM DIA Chico Buarque
9. LOGO EU? Chico Buarque
10. MORENA DOS OLHOS D'ÁGUA Chico Buarque
11. SUBURBANO CORAÇÃO Chico Buarque
12. BOM TEMPO Chico Buarque
13. PARTIDO ALTO Chico Buarque
14. BEATRIZ Edu Lobo / Chico Buarque
15. MODA DO PAU BRASIL Rodolfo Stroeter

Ficha técnica

PAU BRASIL
Nelson Ayres (piano)
Paulo Bellinati (violões)
Teco Cardoso (sax e flautas)
Rodolfo Stroeter (baixo)
Ricardo Mosca (bateria e percussão)

Mônica Salmaso (voz, flauta em “Velho Francisco”, pandeiro, pratos, derbak, tamborim e kalimba)

Produzido por Rodolfo Stroeter e Mônica Salmaso
Gravado no teatro FECAP dia 03 de outubro de 2008 por Alberto Ranellucci
Mixado no estúdio MOSH
Engenheiro de som: Alberto Ranellucci
Assistente de estúdio: Paulo Penov
Dias 4 e 5 de maio de 2009

Masterizado no estúdio CLASSIC MASTER por Carlos Freitas
Dia 11 de maio de 2009
Fotos: Mônica Salmaso e Pau Brasil por Dani Gurgel
Projeto gráfico: Marcílio Godoi

 

BRASIL  -  Gravadora Biscoito Fino

volta discografia