10 factos interessantes sobre Cristóvão Colombo para crianças (2023 Atualizado)

Cristóvão Colombo é conhecido por ser um viajante e um explorador. Embora muitos acreditassem que ele foi a pessoa que descobriu a América, os historiadores deduziram que este facto em particular é simplesmente falso!

A sua fama advém do facto de ser um dos exploradores mais conhecidos do mundo e, neste artigo, vamos aprofundar a sua vida e obra.

Como foi o início da vida de Cristóvão Colombo?

Embora os historiadores não tenham conseguido descobrir muito sobre a sua infância, pensam que nasceu entre agosto e outubro de 1451. Nasceu na República de Génova, filho de Susanna Fontanarossa e de Domenico Colombo. O seu pai tecia lã para ganhar a vida e tinha também uma queijaria. Colombo tinha também uma irmã e três irmãos.

Alguns dos primeiros escritos de Colombo afirmam que ele viajou pelo mar pela primeira vez aos 14 anos de idade, embora os investigadores se tenham dividido quanto à exatidão desta informação.

Quando é que Cristóvão Colombo se tornou um explorador?

Como mencionámos anteriormente, a primeira viagem documentada de Colombo ocorreu quando tinha 14 anos, mas os investigadores não sabem ao certo se esta informação está correcta ou não. Quando tinha vinte e poucos anos, Colombo e a sua família mudaram-se pela primeira vez para Savona, um porto marítimo e comuna na Ligúria, na região norte de Itália.

Mais tarde, depois de ter começado a trabalhar como agente comercial para as famílias Di Negro, Spinola e Centurione, Colombo começou a viajar, tendo viajado primeiro para a Grécia em negócios e feito várias outras viagens para transportar carga. Com base nos escritos e noutros pormenores obtidos neste período da sua vida, os investigadores suspeitam que Colombo viajou para Inglaterra, Irlanda e possivelmente para a Islândia, emboramuitos discordam desta última.

Em finais da década de 1470, Colombo continuou as suas viagens, visitando locais como Lisboa, onde conheceu o seu irmão, e onde continuou a viver até 1485. Fez comércio para a família Centurione, que o enviou inclusivamente à Madeira para comprar açúcar.

Com o passar das décadas, Colombo viajou por todo o mundo, o que iremos explorar em mais pormenor.

7 factos interessantes sobre Cristóvão Colombo

1. Cristóvão Colombo não foi a pessoa que disse que a Terra era redonda.

Contrariamente à crença popular, Cristóvão Colombo não foi a pessoa culta que afirmou que a Terra era redonda. Se acredita que isso era verdade, estamos aqui para esclarecer as coisas e dizer-lhe que foram os gregos que desmentiram este rumor vários séculos antes de Colombo ter nascido! Todas as pessoas cultas do seu tempo sabiam que a Terra era redonda e não plana.

2. ele estava interessado em viajar para visitar a Ásia.

Após a queda de Constantinopla, a Rota da Seda foi fechada aos comerciantes cristãos. Esta rota tinha permitido aos europeus viajar com segurança e facilidade para a Índia e outras partes da Ásia. No entanto, Colombo e o seu irmão escreveram uma carta ao rei Afonso de Portugal e propuseram que viajar para oeste os ajudaria a chegar rapidamente aos países asiáticos. A sua proposta foi aceite. Investigadoresacreditam que o Rei também lhe enviou um mapa desenhado por um astrónomo.

3. Cristóvão Colombo não era o seu nome verdadeiro!

Embora este homem seja amplamente conhecido na história devido ao seu nome icónico, o verdadeiro nome do explorador continua a ser um mistério. Uma vez que nasceu em Génova, que agora é considerada uma parte, é provável que o seu nome seja de origem italiana e que possa ter sido chamado Cristoforo Colombo. No entanto, tanto Colombo como outros se referiram frequentemente a ele como Christofferus de Colombo, Christovam e Christoual.

4. era péssimo a matemática.

Os investigadores acreditam que, apesar de Colombo ter percorrido grande parte do mundo e visitado tantos lugares, provavelmente era péssimo a matemática, porque muitos dos seus planos de viagem foram feitos simplesmente adivinhando as rotas e o tempo que levaria para lá chegar. Embora houvesse dois métodos de cálculo da latitude e da longitude, Colombo argumentou que o seu método de cálculo produziria diferentesEste facto levou-o a chegar aos destinos pretendidos muito mais tarde do que o inicialmente previsto.

5. Cristóvão Colombo nunca se aproximou da América.

Apesar de esta informação ter sido ensinada em algumas escolas como um facto, Cristóvão Colombo nunca viajou ou descobriu a América do Norte. Viajou para lugares que são agora as ilhas das Caraíbas, as Bahamas, Cuba e várias partes da América do Sul e Central.

6. Christopher foi destituído do seu cargo de governador.

Esta história é um pouco louca! Colombo foi enviado de volta a Espanha em cadeia e foi destituído do seu cargo de governador devido à forma brutal como tratou os nativos espanhóis. De acordo com os escritos da época, Colombo tratou mal os habitantes locais e utilizou a força e outros métodos brutais de tratamento para fazer com que as pessoas da região o ouvissem. No entanto, assim que o governador soube disto, enviouColombo e os seus irmãos regressaram a Espanha, onde foram presos durante seis semanas.

7. os seus restos mortais percorreram o mundo!

Após a morte de Cristóvão Colombo, o seu corpo foi sepultado em Valladolid, Espanha. Alguns anos mais tarde, o seu corpo foi transferido para o mausoléu da sua família, localizado em Sevilha. Depois disso, os seus restos mortais foram transferidos para a República Dominicana e, muitos anos mais tarde, os seus ossos foram transferidos para Cuba.

Conclusão

Cristóvão Colombo foi um explorador com milhares de histórias para contar. Se fosse vivo hoje em dia, as suas viagens teriam sido amplamente documentadas nas redes sociais e ele teria um grande número de seguidores interessados nas suas actividades diárias! Ainda assim, apesar de Colombo ter vivido a sua vida colorida há vários séculos, o seu percurso como viajante e explorador fez do seu nome um dos mais famosos daAgora que já sabe mais sobre a sua vida e obra, encorajamo-lo a continuar a ler sobre ele e a traçar um plano para as suas próprias viagens um dia!