Factos sobre a aranha-caçadora

O que encontrarias se fosses ao sítio mais escuro e poeirento do teu quarto? As tuas coisas velhas, o pó e as teias de aranha! As aranhas que vivem nos seus ninhos de tecido, chamados teias de aranha, encontram as suas casas em locais escuros e silenciosos. A maior parte das aranhas são inofensivas, mas algumas também podem ser muito perigosas.

As aranhas-caçadoras são uma das muitas espécies de aranhas que possuem este nome devido ao seu tamanho, velocidade e estilo de caça. Pertencem à classe Arachnida e à família Sparassidae.

Aspeto e características físicas da aranha-caçadora

As aranhas-caçadoras são criaturas grandes, de pernas compridas e com oito olhos. Têm os olhos dispostos em duas filas, com quatro em cada fila. Apesar de terem tantos olhos, a sua visão não é tão boa como a de outras aranhas, mas é suficiente para detetar animais maiores à distância.

Têm uma cor de base cinzenta a castanha, o que os ajuda a camuflarem-se em árvores e rochas. Também têm faixas às riscas nas patas. Um grupo, o caçador-espada, tem uma combinação de branco, preto e amarelo como distintivo sob o abdómen.

Quantas patas tem uma aranha-caçadora?

As aranhas-caçadoras têm oito patas. As suas patas têm articulações torcidas que lhes permitem estender as patas para a frente. As patas da frente são maiores do que as de trás, o que as ajuda a deslocarem-se lateralmente como um caranguejo. Por isso, são também conhecidas como aranhas-caranguejeiras gigantes. As suas patas têm pés peludos que as ajudam a agarrar melhor as superfícies. Os machos têm patas mais compridas do que as fêmeas.

Tamanho da aranha Huntsman

Estas aranhas são gigantes, rápidas e são famosas por caçarem as suas presas. O corpo médio de uma aranha caçadora tem cerca de 2 cm de comprimento e uma envergadura de pernas de 15 cm. Algumas aranhas, como a aranha caçadora gigante, têm uma envergadura de pernas de 30 cm. As fêmeas têm uma área abdominal maior.

O seu tamanho confunde-as por vezes com as espécies de tarântulas. A posição das patas ajuda a identificar se a aranha é uma caçadora ou uma tarântula. As patas de uma aranha caçadora abrem-se para a frente como um caranguejo.

O que é que as aranhas-caçadoras comem?

As aranhas caçadoras têm uma forma única de capturar o seu alimento. Como o nome sugere, elas caçam o seu alimento em vez de construir uma teia e prendê-lo como as outras espécies. Elas correm atrás da presa e injectam veneno para matá-la uma vez capturada. Elas têm garras em forma de pinça na frente da boca chamadas Chelicerae. Estas seguram o alvo imóvel enquanto injectam o veneno.

Estas aranhas são carnívoras e a sua alimentação consiste em insectos e invertebrados. Comem durante a noite e alimentam-se de aranhas mais pequenas, pragas e lagartos. Um dos seus alimentos preferidos são as baratas. Por isso, da próxima vez que tiver um problema com baratas, considere adquirir uma aranha Huntsman!

Onde é que se encontram as aranhas-caçadoras?

As aranhas-caçadoras sobrevivem em climas tropicais e quentes. Habitam a maior parte da Austrália, Nova Zelândia, Mediterrâneo e Sudeste Asiático. Também se encontram no Sul de África e em estados como a Florida e o Havai. Algumas espécies também se encontram em zonas subtropicais.

O seu habitat preferido são os bosques. Vivem frequentemente em fendas de rochas, cascas de árvores, troncos e debaixo de tocos e folhagens. Têm corpos achatados que lhes permitem viver em locais estreitos. Também se encontram dentro de barracões e garagens. As aranhas-caçadoras são famosas por se esconderem em casas e carros.

Nome científico e classificação da aranha de Huntsman

As aranhas-caçadoras pertencem ao Filo Artrópodes Classificam-se no tipo Aracnídeo e fazem parte da família Sparassidae Atualmente, existem 96 géneros e 1383 espécies de aranhas de Huntsman.

Chamamos a algumas espécies de aranhas caranguejo-gigantes Huntsman, mas não se esqueça que são diferentes das verdadeiras aranhas caranguejo que pertencem a outra família.

Tipos de aranhas-caçadoras

Há mais de uma centena de géneros de aranhas-caçadoras em todo o mundo. Há também um género de aranhas-caçadoras que consegue dar cambalhotas! É a única aranha a fazê-lo e dá pelo nome de Cebrennus rechenbergi.

Outros géneros famosos incluem os seguintes;

  • Palystes (Aranhas-da-chuva)
  • Leucorchestris
  • Micrommata
  • Heteropoda venatoria

Aranha caçadora gigante

O Heteropoda maxima é a maior aranha do mundo, com uma envergadura de 30 cm. Vive nas grutas do Laos e tem uma cor castanha-amarelada pálida.

Aranha-caçadora australiana

A Austrália é o lar de um grande número de espécies de Huntsman. Encontrará muitas histórias de pessoas que se queixam de que os seus carros se tornaram o lar destas aranhas. As aranhas são gigantescas, o seu tamanho é comparável ao de uma tarântula.

Comportamento da aranha-caçadora

A maioria dos grupos de aranhas-caçadoras são nómadas que vivem e caçam sozinhas. Mas também há excepções. Algumas aranhas-caçadoras são criaturas sociais, ao contrário de outros aracnídeos em geral. Vivem em grandes grupos familiares e também partilham o seu alimento. São mais activas durante a noite e não saem frequentemente durante o dia. Caçam as suas presas durante a escuridão.

Delena Canerides ou Caçadora Social são aranhas únicas, não vivem em teias e são muito agressivas com os animais que não fazem parte da colónia. Protegem as crias até estas atingirem a maturidade sexual. O seu comportamento não se enquadra no comportamento padrão das aranhas.

As aranhas-caçadoras são geralmente calmas e não atacam a não ser que sejam provocadas. As fêmeas são muito possessivas em relação aos seus sacos de ovos e defendem as suas crias contra qualquer ameaça. Não hesitam em atacar e morder a ameaça, seja ela humana ou animal.

Reprodução em aranhas-caçadoras?

As aranhas-caçadoras têm uma longa relação antes do acasalamento. Os machos e as fêmeas têm uma relação pacífica e acasalam durante longas horas. A maioria das espécies de aranhas praticam o canibalismo, que é a situação em que a fêmea ataca o macho após o acasalamento. Mas as aranhas-caçadoras não o fazem.

Banda sonora de Mating Ritual

Os machos das aranhas Huntsman têm uma forma única de atrair as fêmeas para acasalar. Quando cheiram uma feromona deixada pela fêmea Huntsman, fazem um som. Usam as patas e o abdómen para fazer um som vibratório que atrai a atenção da fêmea. O som é como um relógio a contar.

O saco de ovos

Após a reprodução, a fêmea produz um saco de ovos envolto em seda branca e coloca-o debaixo de cascas de árvores ou rochas. O saco pode conter até 200 ovos. Durante este período, as fêmeas ficam de guarda e defendem-se de qualquer ataque. O período de incubação depende das condições climáticas. A fêmea pode também rasgar o saco para ajudar as crias a sair.

Aranhas caçadoras bebés

As aranhas-caçadoras bebés nascem com uma cor pálida e mudam várias vezes até obterem a tonalidade conhecida de castanho. As aranhas ficam com a mãe durante várias semanas até atingirem a maturidade. As aranhas-caçadoras vivem até 2 anos.

As aranhas-caçadoras são perigosas?

Apesar de parecerem grandes e peludas, as aranhas-caçadoras não representam qualquer perigo. As suas presas contêm veneno e atacam se forem provocadas. Caso contrário, são tímidas. Em vez de tentarem morder, fogem.

Picada de aranha-caçadora

A picada não necessita de hospitalização, mas pode ser dolorosa. Uma picada ligeira provoca inchaço e dor que desaparece numa hora com uma compressa fria. Por vezes, uma picada grave pode provocar náuseas, dores de cabeça e vómitos.

As aranhas-caçadoras são venenosas?

A picada de uma aranha Huntsman causa dor, mas não é tóxica. As aranhas Huntsman são venenosas, não venenosas. O seu veneno não tem qualquer efeito nocivo nos seres humanos.

Dão bons animais de estimação?

São animais que não se dão bem com o toque, mas são calmos, são bons animais de estimação e garantem que não terá problemas com baratas!

Como se livrar das aranhas Huntsman

As aranhas-caçadoras não vivem num só lugar, por isso podem ser difíceis de apanhar. Também correm muito depressa. Pode utilizar um recipiente para as apanhar e depois libertá-las na natureza. Verifique as portas, pois estas aranhas podem entrar nos locais mais estreitos. Fazer um pequeno controlo de pragas também garantirá que estas aranhas não comecem a viver na casa.

As aranhas-caçadoras estão em perigo?

Não, não estão em perigo de extinção.