44 factos surpreendentes sobre animais e insectos para crianças em 2023

Temos um conjunto fantástico de factos interessantes sobre animais para ti.

Descobre alguns factos surpreendentes sobre os animais e insectos que se seguem! Podes ir à página de cada animal utilizando os links e também ler uma breve descrição de cada animal.

Vê também alguns dos nomes de grupos de animais.

Vamos começar com os factos interessantes sobre animais abaixo.

Jacarés

O crocodilo é um réptil carnívoro de grande porte, que vive a maior parte do tempo na água, com uma cabeça larga e um focinho comprido e arredondado.

É extremamente agressivo quando tem fome e é conhecido por agarrar e matar grandes mamíferos em terra.

Arrasta o animal para a água e afoga-o antes de o devorar em pedaços.

SABER MAIS SOBRE OS CROCODILOS

Alpacas

A alpaca é um mamífero que atualmente é criado nos Andes, no Peru, na Bolívia, no Equador e no norte da China.

Muitos agricultores na América do Norte têm rebanhos de alpaca, que é atualmente um mamífero domesticado criado pelo seu pelo.

São parentes da lhama, mas são mais pequenos e não são criados para serem animais de carga ou de trabalho.

SABER MAIS SOBRE AS ALPACAS

Anacondas

A anaconda é a maior serpente constritora do mundo.

As anacondas verdes podem atingir mais de 30 pés e pesar mais de 500 libras.

Vivem nos pântanos das florestas tropicais dos rios Amazonas e Orinoco, na América do Sul.

Como os seus olhos e fendas nasais se encontram no topo da cabeça, podem ficar à espera da presa quase completamente submersos e invisíveis.

SABER MAIS SOBRE AS ANACONDAS

Águias calvas

As águias-carecas são nativas da América do Norte e encontram-se em desertos, florestas e zonas costeiras. As suas cabeças estão cobertas de penas brancas.

Os seus olhos, patas e pés são amarelos e têm um grande bico amarelo em forma de gancho. Podem ter uma envergadura de asa de 7 pés ou mais.

Se o conseguirem apanhar com as garras, matam-no e comem-no, como peixes, aves aquáticas e pequenos mamíferos.

SAIBA MAIS SOBRE AS ÁGUIAS-CARECAS

Morcegos

Existem mais de 1000 espécies de morcegos, alguns minúsculos e outros que pesam dois quilos. São mamíferos noturnos e voam utilizando a eco-localização.

A maior parte das espécies alimenta-se de insectos voadores, especialmente mosquitos e mosquitos. Reúnem-se em locais escuros, como grutas, onde se penduram de cabeça para baixo.

São os únicos mamíferos que podem voar. Cada "asa" é composta por 4 dedos longos e um polegar ligados por uma pele fina.

SABER MAIS SOBRE OS MORCEGOS

Aves

Existem cerca de 10.000 espécies de aves no mundo. Cada tipo de ave tem as suas particularidades, a sua coloração, a formação do bico, as suas formas de alimentação e de nidificação.

Algumas espécies migram anualmente devido às alterações climáticas e outras permanecem no seu habitat durante toda a vida.

Algumas são comedoras de sementes, outras de frutos, outras carnívoras e outras de carniça.

Alguns têm asas e voam, enquanto outros têm asas e não podem voar.

SABER MAIS SOBRE AS AVES

Bobcats

O lince tem muitos nomes, dependendo do local onde se encontra, como puma, puma e pantera, e cerca de 35 outros nomes.

Têm corpos longos e esguios, espinhos muito flexíveis, cabeças redondas, orelhas erectas e são geralmente de cor castanha, castanha-avermelhada ou bronzeada.

Os gatos-bobos são carnívoros e usam a sua velocidade para capturar as presas. Têm patas grandes com garras retrácteis. Um gato-bobo macho pode ter 1,5 m de comprimento e uma cauda de 1,5 m.

SABER MAIS SOBRE OS LINCES

Camelos

Os camelos são domesticados há milhares de anos e são mantidos como gado, fornecendo aos seus criadores leite, carne e pelo, que é transformado em feltro, e um meio de deslocação e transporte de carga.

Os camelos estão especialmente adaptados à vida no deserto, pois podem passar muito tempo sem água. Existem 3 tipos principais de camelos: o Bactriano (duas corcovas), o Dromedário (uma corcova) e o Bactriano selvagem.

SABER MAIS SOBRE OS CAMELOS

Gatos

Os gatos são domesticados há milhares de anos. No Antigo Egipto e na China Antiga, os gatos eram muito utilizados pelos ricos e considerava-se que traziam boa sorte para a casa.

Os gatos adoram lugares escuros e pequenos e nunca são claustrofóbicos. Sentem-se mais seguros quando estão escondidos em lugares apertados. Isto é um regresso aos seus antepassados selvagens, quando as suas vidas estavam sempre ameaçadas.

SABER MAIS SOBRE GATOS

Chitas

A chita é um gato carnívoro selvagem de grande porte, originário de África e do Irão. É o animal terrestre mais veloz do mundo, altamente adaptado à rapidez, com o seu corpo e patas compridos e finos e a sua cauda comprida.

Podem atingir velocidades de 50 a 80 mph. São tipicamente de cor fulva com manchas pretas. A sua pelagem manchada dá-lhes uma boa camuflagem.

Alimentam-se de impalas, gazelas e springboks, que matam ultrapassando-os e atacando a garganta da presa.

SAIBA MAIS SOBRE AS CHITAS

Galinhas

As galinhas são as aves domesticadas mais abundantes e são atualmente criadas para a produção de carne e de ovos, vivendo em bandos.

O macho chama-se galo e distingue-se da galinha pela sua crista vermelha brilhante e maior (uma crista na cabeça) e pelos barbilhões vermelhos (pele pendurada debaixo do bico).

Os galos têm uma plumagem mais colorida do que as galinhas, bem como penas longas na cauda.

SABER MAIS SOBRE AS GALINHAS

Chimpanzés

O chimpanzé é um animal originário de África, coberto de pêlos pretos, mas com o rosto, os dedos das mãos e dos pés, as palmas das mãos e as solas dos pés nus.

Os machos adultos pesam entre 88 e 154 libras, e as fêmeas adultas pesam entre 60 e 110 libras.

Os chimpanzés bebés são amamentados pela mãe durante cerca de 3 anos, mas permanecem junto da mãe durante vários anos após o desmame.

Vivem em grupos dominados por um macho.

SABER MAIS SOBRE OS CHIMPANZÉS

Vacas

As vacas são domesticadas há milhares de anos e são o animal de grande porte mais abundante criado para a produção de carne ou leite.

A vaca é um ruminante (que rumina) com um estômago dividido em quatro compartimentos.

Os machos da espécie são frequentemente castrados aos 6 meses de idade e criados e abatidos para obtenção de carne e as peles são curtidas para obtenção de couro.

Nos locais onde a população humana é composta por nómadas, o estrume do gado é utilizado como combustível para cozinhar.

SABER MAIS SOBRE AS VACAS

Crocodilos

Os crocodilos podem ser encontrados nos trópicos de todos os continentes, são répteis semi-aquáticos e podem ser encontrados em água doce ou salgada.

Uma forma de distinguir um crocodilo de um jacaré é o facto de o crocodilo ter um grande dente no maxilar inferior que pode ser visto quando a boca está fechada.

São extremamente rápidos em terra e agressivos.

SABER MAIS SOBRE OS CROCODILOS

Cervídeos

Os veados podem ser encontrados em todos os continentes, exceto na Antárctida e na Austrália. As espécies incluem o veado vermelho, o gamo, o chital, o caribu, o corço, o veado-mula e o alce.

Todos os veados, fêmeas e machos, perdem os seus chifres todos os anos, com a única exceção do veado d'água chinês.

Há veados que se desenvolveram para viver em montanhas, prados, pântanos, savanas húmidas e nos arredores de desertos.

Os veados são ruminantes (mastigadores de ruminantes) e são excelentes nadadores e saltadores.

SABER MAIS SOBRE VEADOS

Cães

Todos os cães modernos podem traçar a sua linhagem até ao lobo. Os cães domésticos foram criados seletivamente durante milhares de anos para produzir determinados cães com certos traços físicos, tamanhos e comportamentos.

Os cães foram treinados para desempenhar muitas funções. Os pastores alemães Teacup Pomeranians são um dos cães mais populares.

Podem ser grandes companheiros, bem como treinados para ocupações como pastoreio, caça, guarda, para puxar cargas, para ser um cão de serviço ou guia, para efetuar busca e salvamento e deteção de drogas.

Alguns cães podem ser treinados para detetar o início de convulsões para os seus companheiros humanos.

SABER MAIS SOBRE CÃES

Golfinhos

A maioria das espécies de golfinhos prefere as águas quentes dos trópicos e vive em grupos denominados cardumes ou grupos de golfinhos.

São mamíferos que respiram ar e dão à luz crias vivas.

Amamentam as crias durante muito tempo e só produzem uma cria de 2 em 2 ou de 3 em 3 anos. Comunicam com os outros membros do seu grupo através de uma variedade de cliques e assobios.

Os golfinhos e as toninhas não pertencem à mesma espécie de mamíferos.

SABER MAIS SOBRE OS GOLFINHOS

Burros

O burro é um animal da família dos cavalos, que apareceu pela primeira vez no Egipto e na Mesopotâmia há cerca de 3000 anos.

O burro ou jumento foi domesticado e utilizado como animal de trabalho ou de carga. O burro macho é chamado de jack e a fêmea é chamada de jenny.

Se uma jenny for acasalada com um cavalo garanhão, a descendência é chamada de hinny.

Poderão existir mais de 40 milhões de burros no mundo, e a maioria encontra-se em países subdesenvolvidos.

SABER MAIS SOBRE OS BURROS

Patos

Os patos são aves aquáticas, incluindo cisnes e gansos, que se alimentam de uma variedade de alimentos - gramíneas, peixes, insectos, pequenos anfíbios, pequenos moluscos e minhocas.

Os patos que se alimentam em terra ou à superfície da água e os patos que mergulham e os patos marinhos que se alimentam debaixo de água.

Os pato-mergulhão são mergulhadores que apanham e engolem peixes.

Algumas espécies têm bicos largos e achatados que são utilizados para dragar o fundo dos rios e lagoas para desenterrar minhocas e larvas de insectos

SABER MAIS SOBRE OS PATOS

Águias

As águias são aves belas e majestosas, no topo da cadeia alimentar, grandes e muito poderosas, predadoras, com enormes bicos em forma de gancho, muito úteis para arrancar a carne das suas presas.

As águias têm patas musculadas e garras fortes e podem mesmo predar animais relativamente grandes como os macacos.

Saiba mais sobre as águias

Elefantes

Os elefantes são os maiores animais terrestres do mundo, existindo três espécies: o elefante africano do mato, o elefante africano da floresta e o elefante asiático.

O elefante africano tem orelhas grandes e costas côncavas, enquanto o elefante asiático tem orelhas mais pequenas e costas rectas ou convexas.

Utilizam a tromba para respirar, manipular alimentos e água e agarrar objectos.

SABER MAIS SOBRE OS ELEFANTES

Peixes

Existem mais de 30.000 espécies de peixes, todos vivem na água, têm guelras e 99% deles têm barbatanas.

Encontram-se em quase todas as massas de água em todos os cantos do mundo. Os peixes são e sempre foram uma importante fonte de alimento para os seres humanos.

Atualmente, existem pescarias selvagens para propagar lagos e ribeiros e explorações piscícolas para criar peixes para alimentação.

SABER MAIS SOBRE PEIXES

Flamingos

Os flamingos são aves pernaltas de pernas compridas que se encontram nas Américas, Caraíbas, África, Ásia e Europa.

São aves muito sociáveis e vivem a sua vida em colónias.

Têm um bico único, virado ao contrário, que utilizam para remexer a lama do fundo, e usam a língua áspera e as estruturas peludas no interior das mandíbulas para filtrar a água e a lama, deixando os insectos e as larvas.

A cor rosa da plumagem provém da sua alimentação.

SABER MAIS SOBRE OS FLAMINGOS

Rãs & Sapos

As rãs e os sapos são anfíbios sem cauda que são maioritariamente carnívoros.

Têm um corpo robusto, olhos salientes e uma língua presa na parte de trás da garganta, que podem sacudir com uma velocidade espantosa para apanhar as suas presas.

As suas poderosas pernas dobram-se sob o corpo quando estão sentados.

A maior parte das rãs e dos sapos põem os seus ovos na água. Quando os ovos eclodem, as crias são chamadas girinos.

SAIBA MAIS SOBRE RÃS & sapos

Lagarto Basilisco Verde

O lagarto basilisco é nativo das florestas tropicais da América Central e do Sul, vive perto da água e tem geralmente o corpo castanho, azeitona ou bronzeado.

O macho da espécie tem uma crista ao longo do dorso, na cabeça e na cauda, uma risca clara no lábio superior e outra em cada um dos lados.

Quando assustado, caminha sobre a água abrindo os dedos dos pés para expor as franjas, o que aumenta o tamanho das suas patas.

SABER MAIS SOBRE O LAGARTO BASILISCO VERDE

Girafas

As girafas são o mamífero terrestre mais alto do mundo, vivem nas savanas e florestas de África e têm um pescoço e pernas extremamente compridos.

Dois pequenos cornos sobressaem no topo da cabeça da girafa, que tem um padrão distinto de manchas castanhas, não circulares, por todo o corpo.

Reúnem-se em manadas de fêmeas e crias, e em manadas de machos adultos. São presas de leões, leopardos e hienas.

SABER MAIS SOBRE AS GIRAFAS

Rãs de vidro

As rãs-de-vidro são anfíbios que habitam em árvores próximas da água.

A sua cor é verde e a sua pele é translúcida, sendo possível ver os órgãos internos ou as vísceras, daí o nome "vidro".

Os ovos da rã-de-vidro são postos nas folhas dos ramos das árvores que se debruçam sobre a água.

SABER MAIS SOBRE AS RÃS-DE-VIDRO

Gorilas

O ADN dos gorilas é o mais próximo dos humanos depois dos chimpanzés. Os gorilas podem ser encontrados nas florestas tropicais de África.

Os gorilas orientais são mais escuros do que os gorilas ocidentais e os gorilas de montanha têm a pelagem mais escura e mais espessa.

Os gorilas deslocam-se com os nós dos dedos, mas andam de pé durante curtas distâncias se transportarem alimentos ou se se sentirem ameaçados.

Cada indivíduo tem impressões digitais únicas, tal como os humanos.

SABER MAIS SOBRE OS GORILAS

Hamsters

Os hamsters são roedores, existem 19 espécies diferentes de hamsters. Durante o século XX, tornaram-se populares como pequenos animais de estimação.

Existem 3 espécies de hamster anão - Campbell, branco de inverno e Roborovski. Os hamsters selvagens ficam debaixo da terra durante o dia para se esconderem dos predadores.

Alimentam-se de sementes, frutos e vários tipos de vegetação rasteira.

Têm bolsas nas bochechas que enchem de comida para levar para as suas tocas escondidas.

SABER MAIS SOBRE OS HAMSTERS

Lebres

As lebres são membros da família dos coelhos e são originárias de África, da América do Norte e da Eurásia.

Tal como os coelhos e os chacais, as lebres são herbívoros, têm orelhas muito mais compridas do que um coelho e patas traseiras poderosas.

Os coelhos nascem cegos e indefesos e amamentam a mãe durante algum tempo.

No entanto, as lebres podem defender-se sozinhas pouco depois de nascerem.

SABER MAIS SOBRE AS LEBRES

Ouriços

Os ouriços-cacheiros são pequenos mamíferos espinhosos, aparentados com os musaranhos, nativos de partes da Europa, Ásia e África.

Não existem ouriços que sejam nativos da Nova Zelândia ou das Américas, mas que tenham sido introduzidos nessas zonas.

Para se defenderem, enrolam-se numa bola e enfiam a cabeça e os pés de modo a que todos os espinhos fiquem virados para fora.

Passam a maior parte do dia a dormir debaixo de arbustos, ervas, pedras ou em tocas no solo. Alguns ouriços hibernam, mas nem todos.

SABER MAIS SOBRE OS OURIÇOS

Hipopótamo

O hipopótamo é um mamífero semiaquático, originário dos trópicos de África, que vive em grupos familiares nos rios, lagos e pântanos.

Podem existir até 30 fêmeas e hipopótamos jovens num grupo liderado por um macho dominante. Mantêm-se frescos na água durante o dia, mas emergem em terra à noite para procurar alimento.

Os hipopótamos têm um corpo em forma de barril e pernas curtas.

Notavelmente, podem correr a 30 mph em terra.

SABER MAIS SOBRE O HIPOPÓTAMO

PEIXE JELLYFISH

As medusas vivem em mares e oceanos quentes ou frios. São invertebrados, ou seja, não têm coluna vertebral. Têm um corpo liso, semelhante a um balão, com tentáculos pendurados por baixo.

Para se deslocarem, esguicham água pela boca. Os tentáculos têm pequenas células urticantes que atordoam ou paralisam as presas.

A sua picada pode ser muito dolorosa para os seres humanos quando estes tocam acidentalmente num tentáculo. A picada de algumas espécies de medusas pode ser mortal para os seres humanos.

SAIBA MAIS SOBRE AS MEDUSAS

Cangurus

Os cangurus, originários da Austrália e da Nova Guiné, são os únicos mamíferos de grande porte que se deslocam por saltos e são marsupiais (têm uma bolsa).

Um góbio recém-nascido "nasce" duas vezes: primeiro, emerge do corpo da fêmea como um animal minúsculo, do tamanho de um feijão-de-lima, encontra o seu caminho para dentro da bolsa da mãe e prende-se a uma teta.

Será amamentado durante nove meses e depois sairá da bolsa durante curtos períodos, sendo alimentado com leite pela mãe até aos 18 meses.

Saiba mais sobre os cangurus

Ursos Koala

Os coalas não são ursos, são marsupiais herbívoros nativos da Austrália.

São marsupiais arborícolas e dão à luz crias minúsculas, designadas por "joey", que rastejam para a bolsa da mãe, onde são amamentadas até aos 7 meses.

O joey é totalmente desmamado quando tem cerca de um ano de idade. A sua alimentação principal é constituída por folhas de eucalipto, que não são nutritivas para lhe darem muita energia. Por isso, passam a maior parte do dia a dormir.

Saiba mais sobre os ursos Koala

Dragões de Komodo

O dragão-de-komodo ou monitor-de-komodo é um enorme lagarto que habita as ilhas da Indonésia.

É a maior espécie de lagarto e pode atingir os 3 metros de comprimento e pesar até 150 libras.

Caçam e emboscam cobras, aves e pequenos mamíferos e veados e comem carniça. Alguns cientistas afirmam que têm uma mordida venenosa, mas outros não concordam.

Tem uma cauda tão longa quanto o corpo, dentes serrilhados e uma pele semelhante a uma armadura. Tem uma língua bifurcada, longa e amarela.

Saiba mais sobre o Dragão de Komodo

Peixe branco do lago

O peixe branco do lago é um peixe de água doce que pode ser encontrado em todo o Canadá, incluindo todos os Grandes Lagos e o norte dos Estados Unidos.

É um peixe comercial valioso e um dos preferidos dos pescadores desportivos.

Uma boa altura para os pescar é no final de junho e julho, quando vêm à superfície atrás de efémeras e mosquitos.

Saiba mais sobre o Lago Whitefish

Leopardos

Os leopardos podem ser encontrados em África, no Oeste e na Ásia Central, em partes da Rússia, na Índia e na Ásia Oriental. São conhecidos pela sua capacidade de caça e pela sua força, podendo correr até uma velocidade de 36 mph.

As manchas de um leopardo proporcionam-lhe uma excelente camuflagem.

Existem 3 tipos de pintas - rosetas redondas na África Oriental, mais quadradas na África do Sul e maiores na Ásia. As pintas são únicas para cada indivíduo.

Todos eles têm o ventre branco.

Lagartos

Os lagartos são répteis carnívoros e podem ser encontrados em todos os continentes e ilhas, exceto na Antárctida. A maioria dos lagartos tem 4 patas, mas há alguns que não têm patas.

A pele de um lagarto é coberta por escamas feitas de queratina. Os lagartos têm várias formas de se protegerem.

Alguns usam veneno, alguns usam camuflagem, alguns têm hemorragias reflexas, e alguns sacrificam as suas caudas e são capazes de as fazer crescer novamente.

Sentam-se e esperam imóveis até que uma presa se aproxime o suficiente para atacar.

Avestruzes

A avestruz faz parte de um grupo de aves que não voam, chamado ratites, do qual fazem parte as emas, as ema, o casuar e o kiwi.

A sua postura é a maior de todos os animais terrestres, tem pernas e músculos das patas enormes e pode correr a 43 mph, o que faz dela a ave mais rápida em terra.

As avestruzes são criadas em todo o mundo para a obtenção de carne, couro feito a partir das peles e penas utilizadas como decoração.

Corujas

As corujas encontram-se em todas as regiões do globo, exceto nas calotes polares, e são aves de rapina solitárias e nocturnas.

Têm visão binocular, audição binaural, garras e penas que lhes permitem um voo silencioso. As corujas têm a cara virada para a frente, com olhos grandes que não se movem e um bico semelhante ao de um falcão.

Têm 14 vértebras no pescoço, o que lhes permite rodar a cabeça até 270 graus. Caçam pequenos mamíferos, outras aves e insectos.

Pandas

O panda é normalmente designado por "panda gigante" para o distinguir do panda vermelho. O panda gigante é originário do centro-sul da China.

Tem pelo preto nas orelhas, palas dos olhos, focinho, patas, braços e ombros; o resto do corpo é branco.

A maior parte da sua alimentação é constituída por rebentos de bambu e folhas de bambu. Na natureza, comem outras gramíneas e tubérculos, e até aves e roedores.

Um macho adulto pode pesar até 35 kg, enquanto uma fêmea adulta pode pesar metade desse valor.

Panteras

A pantera é um membro de um grupo de felinos selvagens que inclui leopardos, jaguares e pumas. O nome utilizado depende da região onde o felino se encontra.

Há panteras na Florida que são castanhas e outras em zonas densamente florestadas da Índia, Java, África e Indochina que são pretas.

São caçadores secretos e solitários, sendo as suas presas, na maioria das vezes, veados e outros membros da família dos cervídeos.

Preferem viver em matos densos ou zonas rochosas onde podem perseguir as suas presas.

Pinguins

Os pinguins são aves que não voam e vivem metade da sua vida no mar e a outra metade em terra.

As suas asas evoluíram para barbatanas que utilizam para nadar e para os ajudar a manterem-se direitos quando caminham em terra ou no gelo.

Quase todos os pinguins são nativos de áreas do hemisfério sul, exceto uma espécie que vive perto do Equador, que é o pinguim das Galápagos.

Os pinguins alimentam-se de krill, peixes, lulas e outras criaturas marinhas.

Piranhas

As piranhas vivem naturalmente apenas no rio Amazonas e têm mandíbulas revestidas por uma fila de dentes em forma de serra que se entrelaçam e são afiados como navalhas, tal como um tubarão.

Nem sempre se alimentam de carne, mas comem tudo o que conseguem apanhar, incluindo vegetação, sementes, carniça e vermes.

Algumas espécies são totalmente vegetarianas e as maiores piranhas chegam a medir 2 metros de comprimento.

Ursos polares

O urso polar é um animal carnívoro, que caça focas e peixes no oceano e é nativo das regiões do Círculo Polar Ártico.

Um macho adulto (javali) pode pesar até 1.500 lbs. e uma fêmea adulta (porca) pesará cerca de metade desse valor.

O urso pardo é um primo aparentado e vive nas regiões mais baixas. Devido às alterações climáticas e ao aquecimento global, as duas espécies foram forçadas a viver mais próximas.

Porcos-espinhos

Os porcos-espinhos são roedores que têm uma pelagem de espinhos afiados ou penas. Estão entre os maiores roedores do mundo, incluindo a capivara e o castor.

O porco-espinho norte-americano é herbívoro. No inverno trepa às árvores e come a casca.

O porco-espinho africano é principalmente noturno, não trepa e alimenta-se de raízes, bagas e culturas agrícolas.

Estes porcos-espinhos tornaram-se uma praga e são considerados uma iguaria no Quénia.

Pítons

As pitões são cobras constritoras não venenosas, nativas de África, Ásia, Austrália e ilhas vizinhas.

No entanto, a pitão birmanesa foi introduzida nos everglades da Flórida e tornou-se tão difundida.

Não têm inimigos naturais e quase dizimaram muitas aves, répteis e mamíferos indígenas.

O governo da Flórida emitiu uma recompensa pelas pítons birmanesas para tentar controlar a população.

Poríferos

Os poríferos são esponjas e são diferentes dos outros animais porque não têm paredes celulares, tecidos e órgãos.

As formas dos seus corpos adaptam-se à água que os atravessa, fixam-se a uma superfície subaquática e mantêm-se no lugar.

Existem algumas espécies de água doce, mas a maioria encontra-se nos mares e oceanos de água salgada. Existem algumas esponjas que evoluíram para carnívoros por se encontrarem em ambientes pobres em alimentos.

Alimentam-se de pequenos crustáceos.

Cascavéis

Existem cerca de 36 espécies de cascavéis. As cascavéis são nativas das Américas e podem ser encontradas desde o sul da Colúmbia Britânica, Alberta, Saskatchewan, no Canadá, até ao sul da Argentina.

São venenosos e avisam dos ataques vibrando o seu chocalho na extremidade da cauda.

A maioria das espécies prefere viver em zonas rochosas onde podem encontrar facilmente roedores, lagartos e insectos.

No entanto, também podem ser encontrados nas pradarias, nos pântanos, nos desertos e nas florestas.

Escorpiões

Os escorpiões são membros da família dos aracnídeos, têm 8 patas e um par de pinças que utilizam para segurar e matar as suas presas.

Têm uma cauda segmentada que termina num ferrão que é transportado curvado sobre o dorso.

Os escorpiões alimentam-se de insectos e de outros invertebrados, podendo ser encontrados em zonas desérticas de qualquer continente, exceto na Antárctida.

As crias nascem vivas e vivem no dorso da progenitora até ao endurecimento do exoesqueleto.

Selos

As focas são mamíferos marinhos que vivem metade do tempo perto ou em terra e a outra metade no oceano.

A foca verdadeira não tem orelhas e existem 2 espécies: a foca do porto e o elefante-marinho do norte. As focas do porto são comuns e podem ser vistas em rochas e praias perto do oceano.

Podem ser vistos frequentemente a balançar nas ondas. Apresentam uma variedade de cores, desde o branco ao cinzento ou castanho mosqueado. Os elefantes-marinhos são bronzeados. O macho tem uma longa probóscide.

Tubarões

Os tubarões diferem dos outros peixes porque o seu esqueleto é feito de cartilagem e tecido conjuntivo e não de ossos.

Têm várias filas de dentes que são substituídos constantemente um de cada vez e não como uma fila inteira.

Têm 5 a 7 fendas branquiais de cada lado da cabeça e barbatanas peitorais que não estão fundidas à cabeça. Existem mais de 500 espécies de tubarões e o seu comprimento varia entre os 15 cm e os 12 metros.

Os tubarões encontram-se em todos os mares e oceanos.

Gambás

As doninhas são mamíferos que se encontram na América do Norte e do Sul e são parentes das doninhas.

Como forma de desencorajar os predadores, podem pulverizar um líquido forte e pungente. Algumas espécies de doninhas são pretas e brancas, castanhas e brancas ou gengibre e brancas.

O mais comum é o preto com uma risca branca no dorso e na cauda ou duas riscas finas ou uma série de manchas brancas ou riscas quebradas.

As doninhas são omnívoras - comem plantas, bagas, raízes, folhas e pequenos animais, como lagartos, rãs, cobras, toupeiras, pássaros e insectos.

Serpentes

As serpentes são répteis carnívoros de sangue frio, alongados e sem patas.

As serpentes podem ser encontradas em todos os continentes, exceto na Antárctida, na maior parte das pequenas massas de terra, exceto na Irlanda, na Islândia, no arquipélago do Havai e nas ilhas da Nova Zelândia.

Há muitas espécies que vivem no oceano.

Muitas espécies têm várias articulações nas mandíbulas que lhes permitem engolir as suas presas inteiras. A maioria das espécies não é venenosa.

As serpentes não venenosas engolem a presa inteira ou matam-na por constrição.

Esquilos

A família dos esquilos inclui os esquilos das árvores, as marmotas, os esquilos, as marmotas, os esquilos voadores e os cães da pradaria.

São indígenas das Américas, da Eurásia e de África e foram introduzidos na Austrália.

As patas traseiras são mais compridas do que as dianteiras e têm 4 ou 5 dedos em cada pata. Têm garras fortes para agarrar e trepar.

Os esquilos encontram-se em quase todos os tipos de habitat, exceto nas regiões polares e nos verdadeiros desertos. São sobretudo herbívoros, mas muitos comem insectos.

Cisnes

Os cisnes são parentes próximos dos gansos e dos patos e encontram-se entre as maiores aves voadoras. O cisne mudo, o cisne trombeteiro e o cisne bravo podem pesar mais de 33 libras e ter uma envergadura de asa de 3 metros ou mais.

Os cisnes adultos têm uma mancha de pele sem penas entre os olhos e ambos os sexos têm uma protuberância de pele na base do bico chamada botão.

As patas de um cisne são geralmente cinzentas-pretas, exceto no caso do cisne de pescoço preto da América do Sul, que tem patas cor-de-rosa.

Peixe-espada

O espadarte é um peixe migrador e predador, com um bico longo, achatado e pontiagudo, um corpo redondo e uma barbatana em forma de vela ao longo do dorso.

Encontram-se amplamente nas zonas tropicais e temperadas dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico e podem atingir quase 3 metros de comprimento.

Os espadartes têm órgãos especiais junto aos olhos que fornecem calor aos olhos e ao cérebro. Esta especialidade permite-lhes ter uma visão fantástica e melhora a sua capacidade de apanhar as suas presas.

De todas as 25.000 espécies de peixes existentes no mundo, apenas 22 são conhecidas por terem este órgão térmico - incluindo o espadarte, o espadim, o atum e alguns tubarões.

Tarântulas

A tarântula é um aracnídeo (aranha) peludo e, como todas as aranhas, tem oito patas articuladas. São escavadoras e vivem no solo.

O corpo de uma tarântula é constituído por duas partes ligadas por um tecido fino que lhe permite uma grande amplitude de movimentos. Podem ser tão pequenas como uma ervilha e tão grandes como um prato de jantar, consoante a espécie.

A maioria das tarântulas da América do Norte são castanhas, mas algumas noutras partes do mundo são azuis, com riscas brancas, abdómen laranja e/ou marcas amarelas nas patas.

Tigres

Um grande membro da família dos felinos selvagens, o tigre é conhecido pelas suas riscas verticais escuras no pelo castanho-alaranjado do corpo, pernas e rosto.

São predadores que se alimentam de veados e outros mamíferos terrestres. O tigre é territorial e as crias ficam com a mãe até dois anos.

Nos últimos 200 anos, os tigres perderam a sua área territorial natural e encontram-se agora sobretudo nas florestas da Sibéria e nas florestas tropicais da Índia e de Sumatra.

Tucanos

Os tucanos têm cores vivas e bicos demasiado grandes e coloridos. São nativos dos trópicos, desde o México até à América Central e do Sul.

Há uma espécie de montanha que vive em grandes altitudes na linha das árvores dos Andes.

Os tucanos são, na sua maioria, habitantes da floresta e fazem os seus ninhos nos buracos das árvores feitos por outras aves.

Quando as crias eclodem, estão nuas e sem penugem (substância felpuda que reveste o corpo). Os tucanos não migram e encontram-se normalmente aos pares ou em pequenos bandos.

Tartarugas

As tartarugas são répteis de sangue frio e têm uma carapaça exterior que não é óssea, mas feita de queratina, como as nossas unhas.

Muitos vivem dentro e à volta da água a maior parte do tempo, mas respiram ar e põem os seus ovos em terra.

Dividem-se em dois grupos consoante a forma como retraem o pescoço - alguns retraem a cabeça para o lado e outros retraem o pescoço para trás.

A coluna cervical tem 9 articulações e 8 vértebras não fundidas, o que torna o pescoço mais flexível, permitindo-lhes alcançar as presas.

Tigres brancos

O tigre branco é uma variação de cor do tigre de Bengala ou do tigre siberiano, que pode ser encontrado em estado selvagem na Índia.

Estes tigres têm riscas verticais pretas numa pelagem branca ou quase branca. Como todos os tigres, as riscas são como impressões digitais - o padrão de cada tigre é único.

Para que nasça um tigre branco, ambos os progenitores devem ser portadores do gene invulgar do pelo branco. São caçadores carnívoros e perseguem e matam outros mamíferos de qualquer tamanho.

Lobos

O lobo é um canídeo de grande porte nativo da América do Norte e da Eurásia. Os machos adultos pesam, em média, 1,5 kg e as fêmeas, 1,8 kg.

O lobo é um parente próximo do coiote e do chacal dourado. A maioria dos lobos é manchada de branco, castanho, cinzento e preto.

Há uma subespécie no Ártico que é quase toda branca. Os lobos vivem em alcateias e são carnívoros.

Quase nunca caçam sozinhos, mas atacam em grupo mamíferos com cascos, gado e outros animais mais pequenos.

Zebras

As zebras são nativas de África e podem ser encontradas nas savanas, pradarias e até em algumas zonas montanhosas. São herbívoros e são predados por leões e pumas.

Os seus parentes mais próximos são os cavalos e os asnos. As riscas de cada zebra são únicas para cada indivíduo.

As zebras das planícies e da montanha vivem em grupos sociais chamados haréns, que têm um macho adulto e são constituídos por várias fêmeas adultas e poldros jovens.

Comunicam através de diferentes sons vocais, posturas corporais e expressões faciais.

Factos sobre os insectos

Saiba tudo sobre alguns insectos fascinantes.

Abelhas

As abelhas são insectos que voam e estão intimamente relacionadas com as vespas e as formigas. São essenciais para a polinização das plantas e recolhem o néctar para produzir mel.

Existem mais de 16.000 espécies de abelhas. A maioria das espécies vive em colónias com uma abelha rainha.

As abelhas podem ser encontradas em todos os continentes, exceto na Antárctida.

O seu tamanho varia desde a minúscula abelha sem ferrão, com 0,08 polegadas de comprimento, até à maior abelha cortadora de folhas, com 1,5 polegadas de comprimento.

Escaravelhos

Os escaravelhos são insectos que evoluíram de tal forma que o par de asas da frente se endureceu para formar caixas de asas. Existem cerca de 400.000 espécies no mundo.

Encontram-se em quase todos os habitats, exceto no mar e nas regiões polares. Os escaravelhos alimentam-se de plantas, fungos, restos de plantas e comem outros invertebrados.

Algumas espécies tornaram-se pragas graves para a agricultura, como o escaravelho da batata.

Outras são úteis, como as joaninhas que comem pulgões e outros insectos que destroem as culturas.

Borboletas

As borboletas desenvolvem-se em quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto.

A passagem de pupa a adulto chama-se metamorfose, que é uma mudança completa em todos os aspectos do inseto dentro da crisálida (cobertura da pupa).

Quando o inseto adulto emerge, fica sentado até as suas asas secarem antes de voar.

Algumas larvas são úteis ao comerem insectos, como a lagarta da ceifeira, e outras são pragas nocivas porque danificam as culturas.

Centopeias e Milípedes Factos

As centopeias e as milípedes têm várias secções no seu corpo. Cada segmento tem um par de patas.

Estranhamente, as centopeias não podem ter um número par de patas. O número de patas pode ser superior a 300.

Geralmente não são coloridos, exceto os muitos que vivem nos trópicos.

Podem ser encontrados numa grande variedade de ambientes, mesmo no Ártico, na folhagem, debaixo de ramos mortos e dentro de troncos.

Camaleões

Os camaleões são lagartos e a sua forma de andar foi descrita como um balançar de um lado para o outro enquanto avançam. Têm cristas ou cornos na testa e no focinho.

Os olhos dos camaleões movem-se independentemente um do outro, exceto que ambos os olhos ficam virados para a frente quando focam uma presa. São trepadores e caçam presas.

Algumas espécies vivem em ambientes que vão desde as florestas tropicais até aos desertos áridos. Apresentam uma enorme variedade de cores e muitas espécies mudam de cor consoante o ambiente em que se encontram.

Libélulas

As libélulas têm olhos grandes e compostos, dois pares de asas que são maioritariamente transparentes e um corpo longo e esguio. Algumas pessoas confundem libelinhas com libélulas, mas estas são uma espécie separada, embora relacionadas.

Muitas libélulas têm cores iridescentes no corpo. As larvas são aquáticas e designam-se por ninfas.

A fase de ninfa pode durar até 5 anos, enquanto a fase adulta dura apenas algumas semanas.

A libélula adulta pode voar como um helicóptero, parando em pleno ar. Algumas são conhecidas por voarem grandes distâncias através de massas de água.

Factos sobre os insectos

Os insectos são o maior grupo de artrópodes (animais invertebrados) e têm três partes no corpo: cabeça, tórax e abdómen.

Têm três pares de patas presas ao tórax, olhos compostos e um par de antenas.

Existem mais de um milhão de espécies no mundo, que podem ser encontradas em quase todos os ambientes, incluindo a água.

Algumas espécies de insectos sofrem uma metamorfose em 4 fases e outras sofrem uma metamorfose em 3 fases.

Quase todos os insectos nascem de ovos.

Formigas rainhas

A formiga rainha é a única formiga numa colónia de formigas que põe ovos. Ela será a mãe de todas as formigas da colónia. As formigas desenvolvem-se em quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto.

As larvas não têm pernas e só mexem a cabeça quando estão a ser alimentadas. A forma como as larvas são alimentadas determinará o seu desenvolvimento em formigas adultas.

Durante os períodos em que os recursos são escassos e as larvas recebem menos alimento, serão produzidas mais formigas operárias macho e fêmea.

Quando os recursos são abundantes, algumas larvas recebem uma excelente alimentação e desenvolvem-se em fêmeas aladas maduras que abandonam a colónia.

Vespas

As vespas não são formigas nem abelhas, embora partilhem um antepassado comum com as abelhas. As vespas distinguem-se por uma pequena "cintura" que liga o tórax ao abdómen.

As vespas comuns são os coleópteros e os vespões, que vivem geralmente num ninho com uma rainha que põe ovos e vespas operárias.

No entanto, há algumas espécies que não vivem em ninhos e a fêmea adulta vive sozinha e põe os seus ovos perto de uma fonte de alimento para as larvas utilizarem.

Algumas vespas são predadoras e picam as suas presas ou usam o seu ferrão como defesa.

Ursos pardos

O urso pardo, também conhecido como Ursus arctos, é um tipo de urso que se encontra em locais montanhosos e arborizados em todo o mundo. Evitam o contacto com as pessoas e são menos violentos.

Na América do Norte, são também conhecidos como ursos pardos ou ursos grizzlies. Depois do urso polar, o urso pardo é o segundo maior urso do mundo

Aranhas viúva negra

A viúva negra ou Latrodectus é um género de aranhas vulgarmente designado por viúva verdadeira. Existem 34 espécies de aranhas neste género. Estas espécies de aranhas são mais pequenas em tamanho, mas transportam consigo um veneno forte que é prejudicial para os seres humanos.

A viúva negra desempenha um papel importante na manutenção do nosso ecossistema, uma vez que come insectos nocivos para as plantas e a vegetação.

Caracóis

Os caracóis, sendo um dos animais mais lentos do planeta, podem percorrer 1 quilómetro numa semana. Existem diferentes tipos de caracóis espalhados pelo mundo que ocupam os espaços em terra, no mar e na água doce.

Ao longo do tempo geológico, os caracóis diversificaram-se de tal forma que é possível encontrar um caracol com pulmões em água doce e caracóis com guelras em terra, sendo que alguns deles se encontram mesmo no mar.

Vermes

As minhocas, também conhecidas como Annelida, são uma das criaturas mais importantes no nosso ecossistema. As minhocas ajudam a aumentar o arejamento do solo, o que ajuda as plantas a crescerem mais rapidamente.

Os vermes são animais de sangue frio que vivem tanto na terra como na água, têm um corpo tubular e, na maioria dos casos, não têm olhos.

Tarântulas

As tarântulas são um tipo de aracnídeo com 1010 variedades diferentes atualmente. Não são venenosas e são fáceis de identificar devido ao seu aspeto distinto. As pessoas também as mantêm como animais de estimação.

Aranha tecelã de orbe

As aranhas tecelãs têm o seu nome devido às suas teias em forma de globo. Existem cerca de 3000 espécies deste tipo de aranhas, que apresentam uma variedade de cores e têm patas peludas ou pontiagudas.

Esperamos que tenham gostado das nossas curiosidades sobre os animais!

Qual é o seu animal ou inseto preferido?

Agora, porque não explorar os nossos temas de Ciências ou algumas das actividades emocionantes e divertidas do nosso Blogue?

Os gorilas são os reis da selva