Biografia de Richard Nixon

37º Presidente dos Estados Unidos

Anos de serviço como presidente: 1969-1974

Vice-presidente: Spiro Agnew, Gerald Ford

Festa: Republicano

Idade aquando da tomada de posse: 56

Estado de origem: Califórnia

Data de nascimento: 9 de janeiro de 1913

Morreu: 22 de abril de 1994

Casado: Thelma Catherine "Pat" Ryan

Filhos: Patricia, Julie

Alcunha: Dick Trapaceiro

Por que é que Richard Nixon é conhecido?

Richard Nixon é mais conhecido por ter sido o único presidente da história dos Estados Unidos a demitir-se do cargo devido ao infame escândalo Watergate.

Também pôs fim à guerra do Vietname e melhorou as relações com a China e a União Soviética.

Início da vida

Richard Nixon nasceu em Yorba Linda, Califórnia, em 1913, sendo o segundo de cinco filhos dos seus pais Francis e Hannah.

Os seus pais, pertencentes à classe trabalhadora, lutavam para ganhar a vida gerindo uma mercearia e uma bomba de gasolina. Desde muito novo, Richard não se sentia satisfeito com esta situação e tornou-se ambicioso.

Enquanto crescia, Richard era um excelente aluno, ganhava debates e conseguia frequentemente papéis principais em peças de teatro da escola.

Em 1934, formou-se no Whittier College e, três anos mais tarde, licenciou-se em Direito na Duke University, onde começou a trabalhar como advogado em Whittier, na Califórnia.

Universidade de Duke

Vida familiar

De volta a Whittier, Nixon juntou-se a um grupo de teatro local chamado Whittier Community Players e apaixonou-se por uma das suas colegas de elenco, Thelma Catherine "Pat" Ryan.

O casal casou-se em 1940 e teve duas filhas, Patricia e Julie.

Nixon era reservado, tinha poucos amigos íntimos e era muito ligado à sua família, que o apoiou nos altos e baixos da sua carreira política.

Pat Nixon

Carreira política

Quando os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial, Nixon alistou-se na Marinha dos Estados Unidos e serviu no Pacífico como oficial de operações.

Depois da guerra, foi eleito para a Câmara dos Representantes dos EUA. No Congresso, Nixon fez parte do Comité de Actividades Anti-Americanas da Câmara, que investigava acusações de actividades comunistas nos EUA.

Tornou-se conhecido do povo americano quando dirigiu a investigação de Alger Hiss, um antigo (e popular) funcionário do Departamento de Estado acusado de espionagem a favor da União Soviética.

Em 1950, Nixon foi eleito para o Senado e a sua plataforma anti-comunista tornou-o popular entre muitos americanos da época.

Em 1952, Dwight D. Eisenhower escolheu Nixon para seu companheiro de chapa para a vice-presidência, tendo Eisenhower ganho a presidência e cumprido dois mandatos.

Nixon foi vice-presidente de Eisenhower durante oito anos e era conhecido como um dos vice-presidentes mais activos e participativos da história.

Dwight D. Eisenhower

Campanhas presidenciais

Depois de Eisenhower ter deixado o cargo, Nixon candidatou-se à presidência em 1960, tendo perdido uma das eleições mais renhidas da história dos Estados Unidos para John F. Kennedy.

O ponto de viragem nas eleições foi o primeiro debate presidencial televisionado. Nixon apareceu pálido, nervoso e suado ao lado do jovem, bronzeado e bem falante Kennedy.

Nixon continuou a exercer a advocacia e ficou extremamente aborrecido por ter perdido as eleições, acusando os meios de comunicação social de favorecerem Kennedy.

Candidatou-se a governador da Califórnia em 1962 e também perdeu essa eleição.

Seis anos mais tarde, Nixon fez um regresso político que surpreendeu muita gente: ganhou a nomeação presidencial republicana.

Depois, nas eleições, derrotou o candidato democrata Hubert Humphrey e o candidato do terceiro partido George Wallace.

Finalmente, em 1969, Richard Nixon regressou à Casa Branca, desta vez como presidente dos Estados Unidos.

Presidência

Os Estados Unidos ainda estavam fortemente envolvidos na guerra do Vietname e Nixon declarou que iria "alcançar a paz com honra".

Numa estratégia designada por "vietnamização", Nixon começou a retirar gradualmente as tropas americanas da guerra, ao mesmo tempo que as forças armadas sul-vietnamitas eram treinadas para se defenderem melhor.

As últimas tropas americanas deixaram o Vietname em março de 1973. Nixon também se esforçou por restabelecer as relações com a China e a União Soviética e assinou importantes tratados que limitavam a produção de armas nucleares.

Durante a presidência de Nixon, Neil Armstrong tornou-se o primeiro homem a caminhar na lua, tendo Nixon falado com os astronautas durante o seu histórico passeio na lua, em 21 de julho de 1969.

Escândalo Watergate

Quando Nixon estava a concorrer à reeleição em 1972, cinco homens foram apanhados a invadir a sede do Partido Democrata no Hotel Watergate.

Nixon afirmou que não sabia nada sobre o assalto e que os homens tinham agido sozinhos.

No entanto, gravações secretas de conversas da Casa Branca revelaram mais tarde que Nixon tinha estado envolvido na tentativa de encobrir o assalto.

O Congresso estava preparado para acusar Nixon, mas este, para evitar um longo julgamento público, demitiu-se e o vice-presidente de Nixon, Gerald Ford, tomou posse como presidente.

Depois da Presidência

Depois de deixar a Casa Branca, Nixon regressou à Califórnia e, mais tarde, mudou-se com a sua mulher para Nova Jérsia, onde começou a trabalhar para recuperar a sua reputação.

Nixon escreveu livros, foi consultor de presidentes e viajou. Depois de sofrer um derrame, morreu em Nova Iorque em 1994, com 81 anos.

Factos divertidos sobre Richard Nixon

Nixon é a única pessoa nascida e criada na Califórnia a tornar-se presidente dos Estados Unidos.

Tinha vários talentos musicais e sabia tocar piano e violino.

Durante a sua presidência, a idade de voto foi reduzida de 21 para 18 anos.

Enquanto servia na Marinha dos EUA, Nixon ganhou grandes quantias de dinheiro a jogar póquer, tendo utilizado parte desse dinheiro para ajudar a financiar a sua primeira campanha presidencial.

A filha de Nixon, Julie, casou-se com David Eisenhower, neto do Presidente Dwight D. Eisenhower.

Gerald Ford acabou por perdoar Nixon de qualquer crime.

Cinco presidentes dos EUA estiveram presentes no funeral de Nixon: Bill Clinton, George Bush, Ronald Reagan, Jimmy Carter e Gerald Ford.

Presidentes dos EUA