12 factos interessantes sobre o hexágono para crianças (2023 atualizado!)

Já alguma vez imaginou como seria um círculo misturado com um quadrado? Bem, eu gostaria de imaginar que é isso que é um hexágono!

Um hexágono é um polígono de seis lados. Agora, se te estás a perguntar o que é um polígono, é uma curva fechada composta por um grupo de linhas. Isto pode parecer um pouco complicado, mas os hexágonos podem ser encontrados em toda a natureza! Os favos de mel são exemplos de hexágonos regulares e os flocos de neve são hexágonos irregulares.

Sabias que até alguns minerais e compostos químicos têm formas hexagonais?

Para saber mais sobre os hexágonos, continue a ler!

O que é um hexágono?

Um hexágono é um polígono de seis lados, o que significa que tem seis lados e seis vértices! Existem dois tipos de hexágonos - regulares e irregulares. Os lados de um hexágono regular têm todos o mesmo comprimento, enquanto um hexágono irregular tem lados de tamanhos desiguais.

Os ângulos internos de um hexágono regular são de 120 graus cada um. Os ângulos internos de um hexágono irregular, por outro lado, podem ser superiores ou inferiores a 120 graus cada um, dependendo do comprimento desse lado em particular.

A palavra hexágono vem de "hexa", que significa seis, e "gonia", que significa ângulos.

Os hexágonos, tal como os triângulos e os quadrados, encaixam perfeitamente uns nos outros, sem espaços entre si. A este fenómeno chama-se tesselação.

Os favos de mel, os flocos de neve, os compostos químicos, os desenhos de azulejos, as bolas de futebol, a face de um lápis, etc., são exemplos de formas hexagonais no mundo real.

Quais são algumas das propriedades de um hexágono?

Existem diferentes tipos de hexágonos, com base na medida dos seus lados e ângulos. As classificações mais conhecidas dos hexágonos são regulares e irregulares.

Propriedades de um hexágono regular:

  • Todos os lados têm o mesmo comprimento.
  • Cada ângulo interior tem 120 graus.
  • Cada ângulo exterior é de 60 graus.
  • Como todos os ângulos são iguais, a medida dos ângulos internos será sempre de 720 graus.
  • Estes podem ser divididos em seis triângulos de forma igual.
  • Todos os lados opostos de um hexágono regular são paralelos entre si.

Os hexágonos irregulares, por outro lado, têm lados desiguais, o que também significa que os ângulos que formam não são iguais ou medem 120 graus.

Factos sobre o hexágono para crianças

As colmeias são constituídas por hexágonos

Quando as abelhas fazem as suas casas, utilizam a forma hexagonal para conservar o espaço, garantir que a estrutura é forte e estável e ainda têm espaço suficiente para armazenar o mel e as abelhas bebés.

Os hexágonos são uma das formas mais fortes da natureza, pelo que, ao utilizarem este polígono, as abelhas asseguram que todos os seus bebés estão seguros e que as grandes presas não entram facilmente.

Uma erupção vulcânica criou grandes blocos de hexágonos!

Na Irlanda, há muito tempo atrás, uma erupção vulcânica levou à criação de um grande grupo de hexágonos. Estes polígonos foram feitos inteiramente de colunas de basalto, à medida que os restos vulcânicos arrefeceram no solo ao longo do tempo.

Conhecida como a Grande Calçada da Irlanda, tornou-se agora uma grande atração natural e passou a fazer parte de um parque nacional do país.

Estas rochas vulcânicas arrefecem e formam colunas irregulares de hexágonos que se estendem por vários quilómetros.

As tartarugas também têm hexágonos

A carapaça de uma tartaruga, conhecida como a sua carapaça, protege o animal de danos e de presas maiores e mais perigosas. Uma vez que a carapaça está ligada ao seu corpo, a tartaruga precisa de garantir que não lhe acontece nenhum dano enquanto está na água ou em terra.

E como os hexágonos são fortes e estáveis, faz sentido que a carapaça também seja feita inteiramente deles, certo?

O maior hexágono da América fica na Flórida

A maior estrutura hexagonal feita pelo homem nos Estados Unidos fica na Flórida, por isso todos os miúdos da Flórida vão ver isto!

Chama-se Fort Jefferson e é uma antiga fortaleza militar costeira dos EUA, situada no Parque Nacional de Dry Tortugas, na Florida. É um feito arquitetónico incrível.

No início, as ilhas Dry Tortugas foram consideradas impróprias para ser um local naval pelo Comodoro da Marinha David Porter, mas agora são conhecidas como o protetor dos ancoradouros de águas profundas mais estratégicos da América do Norte.

Há um edifício chamado Hexágono em Inglaterra

Esta forma é tão famosa que até existe um teatro em Reading, Inglaterra, chamado The Hexagon Theatre. Este local acolhe uma mistura eclética de comediantes, actores e artistas.

Foi inicialmente construído para melhorar a acústica dos teatros, de modo a que o público pudesse ouvir melhor os actores e intérpretes. Além disso, também resolveu o problema de ter um grande público num espaço limitado, porque os hexágonos são eficientes, compactos e conservam o espaço.

É a forma mais forte

Há uma razão para que muitas coisas na natureza utilizem a forma hexagonal: é que este polígono é extremamente estável e a forma mais forte encontrada na natureza. Quando nós, humanos, descobrimos isso, começámos a utilizá-lo nos nossos projectos arquitectónicos e criativos.

Uma vez que é menos propensa a quebras, danos ou desgaste, foi apelidada de forma mais forte.

Estruturas minúsculas como cristais, minerais, alguns compostos químicos como o benzeno e flocos de neve também são constituídos por hexágonos para garantir estabilidade e resistência.

Até Saturno tem um enorme hexágono na sua superfície

Agora, pode estar a pensar como é que um hexágono está envolvido num planeta grande e esférico, mas está! No pólo norte do planeta, existe um enorme e persistente padrão de nuvens com a forma de um hexágono. Este padrão de nuvens é ainda maior do que a Terra!

Conhecida como a nuvem hexagonal do pólo norte, foi descoberta durante a missão Voyager, em 1981, e pensa-se que seja uma corrente de jato de gases a 200 milhas por hora.

Os lápis também são hexágonos

Pense nos lápis que usamos todos os dias: que forma têm?

Hexagonal!

Os produtos que usamos diariamente também têm a forma de hexágonos devido à sua construção versátil, forte e estável. Ter lápis com esta forma torna-os mais fáceis de construir e de segurar. Uma vez que os ângulos no centro de um hexágono se ligam para formar um círculo, isto faz com que o encaixe da mina no seu interior também seja super fácil e eficiente.

O Supremo Tribunal de Nova Iorque tem a forma de um hexágono

A maior e mais poderosa casa judicial da América é um hexágono!

Como aprendemos anteriormente, os hexágonos permitem-lhe colocar muito espaço num espaço limitado, por isso, embora possa parecer relativamente pequeno no exterior, na realidade, tem muito espaço.

O Supremo Tribunal do Estado de Nova Iorque é uma obra de arquitetura maciça, e a sua forma poligonal só contribui para a sua beleza e encanto.

A França tem uma forma vagamente hexagonal (l'Hexagone)

Há tantos hexágonos na natureza e no mundo humano que até as fronteiras do país de França se assemelham a eles!

O que é mais interessante é que até os franceses se referem à nação como l'Hexagone, ou simplesmente Hexagone.

E isto faz todo o sentido, porque embora o país possa parecer pequeno, há MUITO lá dentro. Quer seja em termos de arquitetura, pessoas, cultura, natureza, etc., a França tem tudo.

Conclusão

Os favos de mel e as bolas de futebol tornaram-se muito mais interessantes, não é verdade? O que é fascinante nesta forma é o facto de ser tão comum na natureza, a toda a hora, que muitas vezes nem damos por ela!

Os hexágonos também se enquadram num fenómeno chamado "tesselação", o que os torna muito eficientes e economizadores de espaço. Encaixam-se perfeitamente uns nos outros, garantindo que não há espaços vazios e que a forma é muito estável. É por isso que os favos de mel são feitos inteiramente de hexágonos para garantir a máxima utilização do espaço.

Embora existam vários tipos de hexágonos, os mais conhecidos são os hexágonos regulares e os irregulares.

Da próxima vez que usar um lápis, não se esqueça de verificar a extremidade não afiada para ver a forma hexagonal!