12 factos interessantes sobre renas para crianças [2023 Atualizado]

Adorada pelos seus chifres majestosos, a rena pertence à espécie dos cervídeos. É a maior espécie da família dos cervídeos, geralmente encontrada nas regiões setentrionais da Ásia, América do Norte e Europa. As regiões mais frias são os melhores locais para as renas, incluindo a tundra árctica, o Canadá, o Alasca, a Escandinávia e as florestas boreais.

Neste artigo, vamos dar uma vista de olhos a alguns factos interessantes sobre as renas, desde se os seus narizes são realmente vermelhos até à quantidade de leite que uma rena média consegue produzir.

Aqui estão alguns factos notáveis sobre renas para crianças que vão chamar a sua atenção.

  • Nome: Renas
  • Classificação científica: Família - Cervidae, Capreolinae, Odocoileini, Reino - Animalia
  • Nome latino: Rangifer Tarandus
  • Aparência: As renas têm pelo cinzento ou castanho no corpo e chifres na cabeça. Têm patas grandes para ajudar a andar em terrenos lisos.
  • Tamanho e peso: As renas machos são maiores do que as fêmeas. Os machos podem crescer até 5,9 a 6,8 pés de comprimento, enquanto as fêmeas podem crescer até 6,2 pés de comprimento. Os machos pesam até 529 libras, enquanto as fêmeas pesam menos, até 308 libras.
  • Habitat: As renas encontram-se na tundra árctica e nas florestas boreais da Rússia, do Alasca, do Canadá, da Escandinávia e da Gronelândia.
  • Dieta: São herbívoros e alimentam-se de musgos, gramíneas e fetos.
  • Esperança de vida: As renas podem viver até 15 anos na natureza e até 20 anos em cativeiro.

12 factos interessantes sobre as renas para crianças

O caribu e a rena são iguais.

Os cervos, alces, alces e wapiti pertencem à mesma família. Enquanto o mundo se refere a este animal como rena, os norte-americanos chamam-lhe caribu. Embora existam diferenças significativas, ambos se referem à mesma espécie animal. O nome caribu refere-se às renas quando

Geralmente, diferenciamos estas criaturas com base na sua região e habitat, existindo também diferenças notáveis nas suas características físicas no que respeita ao tamanho e ao pelo.

Visibilidade aos raios ultravioleta

As renas conseguem ver os raios ultravioleta, o que as torna capazes de caçar, pois conseguem detetar predadores a grande distância. Os raios ultravioleta podem causar cegueira da neve ou queimaduras solares nos seres humanos, mas as renas conseguem ver os raios ultravioleta sem prejudicar os seus olhos. Esta caraterística protege os seus olhos e ajuda-as a detetar animais camuflados em áreas com neve.

Os seus olhos mudam de cor.

As renas têm olhos de cores diferentes no inverno e no verão. Os seus olhos são geralmente azuis no inverno e amarelos no verão, devido à dilatação das pupilas. O Tapetum Lucidum é uma camada que se encontra por detrás da retina do olho, o que faz com que os olhos das renas fiquem azuis. A pressão é aliviada durante o verão, pelo que os seus olhos reflectem uma cor que varia entre o amarelo e o verde.

Ambos os sexos têm chifres.

Embora os machos sejam geralmente vistos com chifres, as renas fêmeas também os têm em certas partes da América do Norte. Os chifres dos machos são mais pesados e maiores quando comparados com os das fêmeas. Enquanto os chifres das fêmeas podem crescer até 20 polegadas, os dos machos podem atingir 51 polegadas. Os machos adultos deixam cair os chifres em novembro, enquanto as fêmeas os mantêm até abril e maio.

As renas têm uma dieta vegetariana.

Apesar de viverem em regiões nevadas do globo, as renas são herbívoros naturais. As renas preferem comer folhas verdes e cogumelos. Durante o inverno, as espécies dependem muito de plantas, ervas, relva, arbustos e líquenes (musgo de rena). Uma rena também pode preferir comer maçãs, cenouras, nabiças, beterrabas, alface romana ou couve. Uma rena adulta pode consumir cerca de 9 a 18 librasNo inverno, as renas precisam de raspar a neve com os seus chifres para comer líquenes e fungos. Estas criaturas também usam os seus cascos para escavar a neve em busca de comida.

São criaturas sociais.

As renas são animais sociais que se encontram sempre em grandes rebanhos. Estas espécies viajam, comem e descansam em grupo. O rebanho pode incluir, por vezes, centenas de renas. Os rebanhos aumentam em número durante a primavera, variando entre 50 000 e 500 000 renas nas regiões nevadas. Geralmente migram em direção à península, o que leva a um declínio do seu número. Isto deve-se ao facto de as renasOs vitelos são muitas vezes demasiado jovens, pequenos e fracos para fazerem a viagem, pelo que por vezes se perdem ou morrem.

As renas fêmeas vivem mais tempo.

As renas fêmeas vivem mais tempo do que os machos, mesmo depois de se reproduzirem e darem à luz. Em média, as renas fêmeas dão à luz uma cria de cada vez. Quando a época de acasalamento termina, os machos são mais susceptíveis à predação, o que, por sua vez, leva a que os machos tenham uma vida mais curta do que as fêmeas. Enquanto os machos vivem geralmente até 12 a 15 anos, as fêmeas vivem entre 15 e 18 anos.As renas que vivem em cativeiro podem viver até 20 anos se as condições forem adequadas, incluindo o clima e a alimentação.

As renas são óptimas nadadoras.

As renas são excelentes nadadoras, mesmo em regiões frias com muita neve. São fortes nadadoras porque têm de atravessar anualmente grandes massas de água para migrar. Quando nadam, o seu pelo espesso proporciona isolamento e mantém-nas quentes em condições de frio e água fria. Uma rena média consegue nadar seis milhas por hora!

Os humanos podem domesticar renas.

Quando comparadas com os caribus, as renas são mais pequenas e mais fáceis de domesticar. Os investigadores acreditam que os humanos começaram a domesticar as renas no início do século XI para as montar e utilizar como meio de transporte. As renas são criaturas fortes que aprendem rapidamente, o que facilita o seu treino pelos humanos. Os estudos demonstraram que cerca de nove países domesticaram milhões de renas. A maioriaas renas domesticadas são utilizadas para ajudar na agricultura.

As renas recém-nascidas são fortes e capazes.

Enquanto outros animais demoram algum tempo a crescer e a pôr-se de pé, as renas recém-nascidas conseguem pôr-se de pé uma hora após o nascimento. As mães podem dar à luz, no máximo, duas crias. Os recém-nascidos são fortes, saudáveis e adaptam-se rapidamente à mãe no espaço de seis ou sete horas. Um recém-nascido começa a consumir sólidos juntamente com o leite da mãe no espaço de uma semana. Num dia, um recém-nascido consegue correr mais do que um ser humano.Os recém-nascidos começam a desenvolver chifres no prazo de dois anos e podem pesar até 165 libras no seu primeiro ano.

Algumas renas têm o nariz vermelho.

Algumas renas têm o nariz vermelho, tal como a personagem de ficção, Rudolph. Os seus narizes têm uma tonalidade vermelha porque estão cheios de vasos sanguíneos. Estes vasos sanguíneos ajudam as renas a regular a sua temperatura corporal em condições climatéricas extremas.

As renas produzem um leite rico.

As renas produzem um leite saudável e rico que é bom para a saúde, mas que também é raro e caro em todo o mundo. Isto deve-se ao facto de uma rena produzir, em média, apenas duas chávenas de leite por dia. O leite que os animais terrestres produzem é um dos leites mais nutritivos do mundo. Contém 10% de proteínas e 22% de gordura butírica, em comparação com o leite de vaca, que tem apenas 4% de gordura butírica. Alguns países nórdicos fazem umum tipo de queijo doce de leite de rena chamado renost.

Conclusão

As renas são criaturas fascinantes, com características e particularidades únicas. São fortes, inteligentes e capazes e têm contribuído para a vida humana de inúmeras formas. Neste artigo, apresentamos-lhe uma lista de 12 factos sobre estes belos animais! Se alguma vez se perguntou se as renas eram criaturas míticas de uma canção de Natal, o nosso artigo ajudou a explicar que isso não é verdade,Veja outros factos interessantes no nosso sítio Web.