Montenegro Factos

O Montenegro é um país mediterrânico com muitas montanhas, praias e cidades medievais.

Com uma história marcada pela guerra, o país é independente desde 2006, é atualmente uma república parlamentar e está a reconstruir gradualmente a sua economia.

Factos rápidos

Capital: Podgorica

População: 623,000

Cidades-chave: Podgorica, Niksic, Herceg Novi, Bar

Língua oficial: montenegrino

Principais religiões: Cristão ortodoxo, muçulmano, católico romano

Geografia

Países limítrofes: Croácia, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Kosovo, Albânia

Tamanho: 5.333 quilómetros quadrados

Ponto mais baixo: Mar Adriático ao nível do mar

Ponto mais alto: Bobotov Kuk a 8.274 pés.

O Montenegro é um país do sudeste da Europa, situado no Mar Adriático, com uma paisagem diversificada, com montanhas escarpadas, uma estreita faixa de praias e planícies costeiras.

As suas cadeias montanhosas mais notáveis incluem a cadeia de Durmitor, o Monte Orjen e o Monte Lovcen. Ao longo do Mar Adriático, existe também um desfiladeiro fluvial submerso chamado Baía de Kotor.

O maior lago do país é o Lago Skadar, que é partilhado com a Albânia. Os principais rios são o Drina, o Lim e o Tara.

Na costa, o Montenegro tem um clima mediterrânico, com Verões longos, quentes e secos e Invernos amenos e húmidos. Nas montanhas, o Montenegro tem um clima alpino, frio e seco durante a maior parte do ano.

O Montenegro é conhecido como habitat de muitos mamíferos, incluindo porcos selvagens, ursos, veados, martas, lobos, raposas e gatos selvagens. Existem várias espécies de peixes, insectos e caracóis que só se encontram no Montenegro.

O país é também o lar de muitas plantas e árvores mediterrânicas, tais como palmeiras, pinheiros, magnólias, ciprestes, saguis, bananeiras, ficus e eucaliptos.

História

Nos seus primórdios, o território atualmente conhecido como Montenegro estava dividido em vários distritos, cada um com uma história complicada.

O nome Montenegro foi dado pela primeira vez à região no século XV. Durante muitos anos, a região lutou contra a ocupação pelo poderoso Império Otomano.

Durante um período compreendido entre os anos 1500 e 1800, Montenegro foi uma teocracia, governada por bispos-príncipes até 1852, altura em que o governo e a Igreja se separaram.

Após a Primeira Guerra Mundial, o Montenegro passou a fazer parte do Reino da Sérvia, antes de se tornar parte da Jugoslávia. Durante este período, houve também guerras civis no Montenegro.

A Jugoslávia tornou-se comunista e, essencialmente, parte da União Soviética (Rússia).

Quando a União Soviética entrou em colapso, o Montenegro fazia parte de uma federação com a Sérvia (Sérvia e Montenegro).

O Montenegro declarou a sua independência em 2006, tornando-se oficialmente o seu próprio país. O Montenegro é atualmente uma república com um presidente e um primeiro-ministro.

O país é membro das Nações Unidas e está em negociações para aderir à União Europeia desde 2012.

Pilha de moeda europeia

Economia

As principais indústrias do Montenegro são a siderurgia, o alumínio, o processamento agrícola, os bens de consumo e o turismo.

Os principais produtos agrícolas são o tabaco, as batatas, os cereais, os citrinos, as azeitonas e as uvas, bem como a pastorícia e a pesca comercial.

Em comparação com outros países europeus, o Montenegro é relativamente pobre, o que é verdade para a maioria dos países europeus que foram outrora repúblicas soviéticas.

Após a independência, a economia do Montenegro registou uma melhoria constante até 2008, altura em que a recessão mundial teve um grande impacto negativo. Nos anos mais recentes, a economia começou novamente a melhorar.

O desemprego é elevado no Montenegro, rondando os 18%. A moeda do Montenegro é o euro.

Cultura

A língua oficial do Montenegro é o montenegrino e as línguas minoritárias reconhecidas são o albanês, o bósnio e o croata.

Várias centenas de italianos vivem no Montenegro, especialmente na Baía de Kotor, pelo que também se fala italiano.

Cerca de 70% dos montenegrinos são cristãos ortodoxos, 17% praticam o islamismo e cerca de 4% o catolicismo romano, sendo o protestantismo e o judaísmo outras duas religiões minoritárias.

A gastronomia do Montenegro é influenciada pela cozinha grega, italiana e turca.

Devido à sua posição junto ao Adriático, o marisco também é popular no Montenegro, sendo o peixe frequentemente seco ao sol antes de ser fumado numa fogueira.

A salada de peixe ou goulash de peixe é normalmente servida com espinafres ou batatas cozidas. Kajmak O azeite é um ingrediente comum em muitos pratos.

A história do Montenegro é marcada por conflitos e guerras, pelo que os valores culturais importantes incluem a bravura, a lealdade e o amor pelo país.

A música tradicional, a dança, as canções épicas e os poemas centram-se frequentemente nas famílias, nos clãs e nas identidades tribais. O teatro, a música e as artes visuais modernas também são populares.

A vida familiar é o centro de todas as actividades no Montenegro e as festas tradicionais são importantes, incluindo as festas religiosas e as celebrações centradas nas canções e danças tradicionais.

A Festa da Mimosa, em fevereiro e março, celebra a chegada da primavera com o aparecimento das primeiras flores de mimosa.

A festa inclui arte, teatro tradicional e moderno, música e dança.

Os espectáculos de flores são um ponto alto e as raparigas vestidas com ramos de mimosa viajam entre cidades para visitar familiares e amigos.

Factos divertidos

O nome do Montenegro deriva das florestas de montanhas negras que cobrem o território.

O país tem aproximadamente o tamanho do estado americano de Connecticut.

Existem 117 praias ao longo da costa do Montenegro.

A carreira de Brad Pitt em Hollywood começou quando ele filmou um filme em Montenegro em 1987.

O Montenegro tem seis aeroportos e está a tornar-se rapidamente um destino turístico popular, prevendo-se que o turismo cresça cerca de 9% nos próximos 10 anos.

O Montenegro é mencionado no filme de James Bond Casino Royale.

Europa