23 factos interessantes sobre as abóboras!

As abóboras são um tipo de abóbora de inverno e pertencem ao género Cucurbita, o que as torna parte da família das cabaças. São cultivadas em todos os continentes do mundo, exceto na Antárctida. As abóboras podem ser encontradas em muitos pratos, desde tartes e papas a sopas e caris. Até se podem cozinhar e comer sementes de abóbora! Além disso, algumas culturas utilizam as abóboras para fins medicinais. Para além de tudo isto, as abóborasVamos agora aprender mais alguns factos divertidos sobre as abóboras.

Factos fascinantes sobre as abóboras

  1. A palavra inglesa Pumpkin (abóbora) tem origem na Grécia Antiga.

A palavra deriva da palavra grega "pepon", que significa melão, e está também relacionada com a palavra latina "peponem" e a palavra francesa "pompom".

  1. As abóboras são frutos, não são legumes.

Por serem obtidas a partir de plantas com flor, as abóboras são classificadas como frutos. Por isso, abóbora refere-se normalmente à espécie Cucurbita pepo, mas também pode referir-se a C. maxima, C. argyrosperma e C. moschata.

  1. As abóboras são uma das plantas domesticadas mais antigas do mundo.

As abóboras são provavelmente originárias da América do Norte e Central, tendo-se depois espalhado por toda a Europa e outros países. As sementes de abóbora mais antigas foram descobertas nas terras altas de Oaxaca, no México, e datam de cerca de 7000 a.C.!

  1. Embora as abóboras sejam geralmente cor de laranja ou amarelo-escuro, também existem outras cores.

É possível criar algumas abóboras especificamente para serem verdes, vermelhas, brancas e até azuis! A tonalidade laranja habitual das abóboras resulta de pigmentos chamados carotenóides, os mesmos que se encontram nas cenouras.

  1. O recorde mundial para a maior abóbora é de 2.703 libras.

As maiores abóboras pertencem geralmente à espécie Cucurbita maxima, que pesa cerca de 75 libras! Em contrapartida, uma abóbora média pesa apenas entre 6 e 18 libras.

  1. Existem cerca de 45 tipos diferentes de abóboras cultivadas em todo o mundo.

Entre elas, encontram-se abóboras colossais, como a Atlantic Giants e a Big Moons, e abóboras minúsculas, como a Baby Boos e a Sweety Pies. Que adoráveis!

  1. As abóboras são normalmente fertilizadas por abelhas.

As abelhas-da-abóbora são os principais polinizadores das abóboras, mas outras espécies incluem os abelhões do leste e até mesmo as abelhas melíferas.

  1. São necessários até 120 dias para produzir uma abóbora de trinchar adulta.

As abóboras necessitam de um longo período de crescimento, sendo plantadas no final de maio nos Estados do Norte e no início de julho nos Estados do Sul. Cada abóbora pode conter até 500 sementes de abóbora.

  1. A China é o maior produtor de abóboras do mundo.

O país cultivou 8,4 milhões de toneladas de abóboras em 2019, representando 37% da produção total. Em contrapartida, os Estados Unidos produziram apenas 0,6 milhões de toneladas de abóboras no mesmo ano.

  1. Nos Estados Unidos, o Illinois é o maior produtor de abóboras.

O Illinois produziu 564 milhões de libras de abóboras em 2020 - tanto como os cinco estados seguintes juntos. A aldeia de Morton, no Illinois, intitula-se a "Capital Mundial da Abóbora" e diz-se que fornece mais de 80% da abóbora enlatada do mundo!

  1. Quase todas as partes da abóbora são comestíveis e utilizadas na culinária.

A casca carnuda, o interior, as folhas, as flores e até mesmo as sementes podem ser consumidas cruas, cozidas, cozidas a vapor ou assadas para fazer vários pratos.

  1. Uma porção de 3,5 onças de abóbora crua contém cerca de 26 quilocalorias de energia alimentar.

Uma abóbora normal contém 92% de água, 6,5% de hidratos de carbono, 1% de proteínas e apenas 0,1% de gordura! São também boas fontes de vitaminas A e C.

  1. As sementes comestíveis e ricas em nutrientes de uma abóbora também são chamadas pepitas.

As sementes são geralmente longas, achatadas e ovais. São boas fontes de proteínas, magnésio, zinco e cobre! São também ricas em fibras alimentares e micronutrientes.

  1. O óleo de semente de abóbora é utilizado como um óleo culinário especial em muitos sítios.

Tem um sabor muito a noz e é geralmente utilizado como tempero para saladas, sendo geralmente vermelho ou verde e rico em ácidos gordos.

  1. É muito provável que as abóboras tenham sido servidas durante o primeiro jantar de Ação de Graças, em 1621!

As abóboras eram um alimento básico na dieta dos nativos americanos, que ensinaram aos peregrinos como cultivar e cozinhar este fruto. Atualmente, as tartes de abóbora são servidas depois do jantar de Ação de Graças.

  1. As primeiras tartes de abóbora eram muito diferentes das tartes actuais.

As primeiras tartes de abóbora eram abóboras ocas cozidas inteiras, que os cozinheiros enchiam com leite, mel, maçãs e uma variedade de especiarias.

  1. Após a Guerra Civil Americana, as pessoas não gostavam das tartes de abóbora nos estados do Sul, pois eram vistas como um símbolo dos nortenhos.

Em retaliação, os cozinheiros do Sul contra-atacaram fazendo tartes de batata-doce. Alguns até adicionavam bourbon e nozes pecan às suas tartes de abóbora para dar um toque sulista.

  1. O recorde mundial do Guinness para a maior tarte de abóbora foi obtido no New Bremen Pumpkinfest, em Ohio.

O recorde foi estabelecido em 2010 pela New Bremen Giant Pumpkin Growers, que produziu uma tarte gigantesca com 6 metros de largura e 3.699 quilos de peso!

  1. As abóboras são também esculpidas em lanternas durante o Halloween.

Esta prática remonta ao folclore irlandês. Segundo a lenda, um homem chamado Jack não podia entrar no céu nem no inferno e estava condenado a vaguear pela terra apenas com uma brasa dentro de uma abóbora oca para o guiar. As abóboras esculpidas são utilizadas para manter Jack e outros espíritos malignos afastados!

  1. A agricultora Sarah Frey, do Illinois, é frequentemente designada como a Rainha das Abóboras da América.

As suas quintas produzem cerca de cinco milhões de abóboras por ano - mais do que qualquer outro agricultor nos Estados Unidos. Estas abóboras são muito populares para esculpir lanternas no Halloween.

  1. O "Pumpkin Chucking" é o desporto que consiste em atirar uma abóbora a grandes distâncias.

É geralmente utilizado para se livrar de abóboras excedentes após o Halloween. As pessoas podem utilizar fisgas, catapultas e até canhões para este fim. O Campeonato Mundial de Chucking de Abóboras realizou-se anualmente em Delaware até 2013. O recorde do tiro mais longo foi estabelecido em 2010 no Utah, com cerca de 5.545 pés!

  1. As abóboras são utilizadas na medicina popular para o tratamento de muitas doenças.

Os nativos americanos acreditavam que as abóboras podiam curar os vermes intestinais. As sementes de abóbora também faziam parte da antiga medicina chinesa, que as utilizava para eliminar as ténias e para tratar doenças parasitárias como a esquistossomose.

  1. A primeira utilização conhecida da palavra "abóbora" na literatura é no conto de fadas da Cinderela.

Na história, a Fada Madrinha transforma magicamente uma abóbora num elegante coche para levar a Cinderela ao baile do Príncipe.

Como já viu, as abóboras têm uma longa e gloriosa história. Sendo uma das culturas mais antigas da América, tornaram-se parte das nossas cozinhas e das nossas tradições. São cozinhadas e comidas de muitas maneiras diferentes em diferentes culturas. São utilizadas em vários pratos, desde sopas saborosas a tartes deliciosas. São uma parte essencial dos nossos jantares de Ação de Graças e das celebrações do Dia das Bruxas.Em suma, a abóbora é uma das culturas mais nutritivas, versáteis e interessantes que conhecemos!