Biografia de Woodrow Wilson
28º Presidente dos Estados Unidos
Anos de serviço como presidente: 1913-192
Vice-presidente: Thomas Riley Marshall
Festa: Democrata
Idade aquando da tomada de posse: 56
Estado de origem: Virgínia
Data de nascimento: 28 de dezembro de 1856
Morreu: 3 de fevereiro de 1924
Casado: Ellen Louise Axson, Edith Bolling Galt
Filhos: Margaret, Jessie, Eleanor
Alcunha: Diretor de escola/Professor
Por que é que Woodrow Wilson é conhecido?
Woodrow Wilson guiou os Estados Unidos durante a Primeira Guerra Mundial e ajudou a formar a Liga das Nações, defendendo a democracia e a paz mundial.
Wilson é frequentemente classificado pelos historiadores como um dos maiores presidentes da história dos Estados Unidos.
Início da vida
Woodrow Wilson nasceu na Virgínia em 1856. O seu pai, Joseph, era um pastor presbiteriano, enquanto a sua mãe, Janet, era filha de um pastor de Inglaterra.
O nome completo de Wilson é Thomas Woodrow Wilson, a quem chamavam Tommy em criança, tendo crescido em Augusta, na Geórgia, e em Columbia, na Carolina do Sul.
Só aprendeu a ler aos 10 anos de idade, provavelmente devido a dislexia, mas tornou-se um excelente aluno e formou-se na Universidade de Princeton.
Depois de se formar, Wilson foi para a faculdade de direito da Universidade da Virgínia e exerceu advocacia por pouco tempo em Atlanta antes de obter um doutoramento em ciência política na Universidade Johns Hopkins.
Leccionou no Bryn Mawr College, no Wesleyan College e na Universidade de Princeton. De 1902 a 1910, foi presidente da Universidade de Princeton e tornou-se conhecido pelas suas políticas de reforma educativa.
Vida familiar
Em 1885, Wilson casou-se com Ellen Axson, filha de um pastor, com quem teve três filhas.
Durante o primeiro mandato presidencial de Wilson, Ellen morreu de doença renal. Um ano depois, ele casou-se com Edith Bolling Galt, viúva de um joalheiro de Washington, D.C.
Carreira política
O envolvimento de Wilson na política começou em 1910, quando foi eleito governador de Nova Jersey. Lutou contra a corrupção política e continuou a ganhar reputação como reformador progressista.
Em 1912, os democratas indicaram Wilson para presidente, mas o Partido Republicano dividiu-se entre William Howard Taft e Theodore Roosevelt, permitindo que Wilson ganhasse a eleição.
Obteve 435 votos eleitorais e cerca de 42% do voto popular. Wilson tinha-se candidatado com uma plataforma de reformas liberais.
Theodore RooseveltPresidência
Como presidente, Wilson começou a pôr em prática os seus conhecimentos académicos sobre o governo, tendo conseguido importantes reformas progressistas, nomeadamente:
- Aprovação da Lei Underwood-Simmons, que impôs um novo imposto federal sobre o rendimento e reduziu os direitos aduaneiros sobre as importações.
- Criação da Reserva Federal e da Comissão Federal do Comércio.
- Aprovação de leis sobre o trabalho infantil e de um dia de oito horas para os trabalhadores dos caminhos-de-ferro.
- Concessão de empréstimos públicos aos agricultores.
Nomeou também Louis Brandeis para o Supremo Tribunal, que se tornou o primeiro juiz judeu do Supremo Tribunal.
Primeira Guerra Mundial
Um ano depois de Wilson se ter tornado presidente, rebentou a Primeira Guerra Mundial e Wilson estava determinado a manter os Estados Unidos fora do conflito.
A 7 de maio de 1915, um submarino alemão afundou o transatlântico britânico Lusitania, causando a morte de mais de 1100 pessoas, incluindo mais de 100 americanos.
Wilson manteve a sua política de neutralidade, mas avisou os alemães de que os Estados Unidos considerariam acções semelhantes no futuro como "deliberadamente inamistosas".
O público americano ficou satisfeito com o facto de Wilson os ter mantido fora da guerra até então e elegeu-o para um segundo mandato.
No início de 1917, os submarinos alemães começaram a atacar navios mercantes norte-americanos e, na mesma altura, os Estados Unidos descobriram que a Alemanha tinha tentado estabelecer uma aliança com o México contra os Estados Unidos.
Winston declarou guerra contra a Alemanha em 2 de abril de 1917, afirmando que a guerra era necessária porque "o mundo tem de se tornar seguro para a democracia".
Depois de os Estados Unidos e os Aliados terem ganho a guerra, Wilson desempenhou um papel importante na negociação do Tratado de Versalhes.
Também criou a Liga das Nações, um grupo de países que ajudaria a resolver disputas internacionais e a evitar futuras guerras. Por este esforço, ganhou o Prémio Nobel da Paz em 1919.
Segundo mandato
Para além de lidar com a Primeira Guerra Mundial, o segundo mandato de Wilson assistiu à aprovação das Décima Nona e Vigésima Emendas.
A Décima Nona Emenda proibiu a venda e compra de álcool. A Vigésima Emenda deu às mulheres o direito de voto.
Em 25 de setembro de 1919, Wilson teve um colapso devido ao stress e, em 2 de outubro, teve um AVC que o deixou parcialmente paralisado.
Estes problemas de saúde foram, na sua maioria, mantidos em segredo do público e a mulher de Wilson trabalhou nos bastidores para garantir que os seus deveres fossem cumpridos.
Depois da Presidência
Após o colapso e o derrame, Wilson nunca recuperou totalmente a saúde e abriu um escritório de advocacia em Washington, D.C., mas não conseguiu realizar um trabalho sério devido à sua saúde.
Morreu a 3 de fevereiro de 1924, com 67 anos, e foi sepultado na Catedral Nacional de Washington, sendo o único presidente sepultado na capital do país.
Factos divertidos sobre Woodrow Wilson
Woodrow Wilson continua a ser o único presidente a ter obtido um doutoramento.
Foi o último presidente dos EUA a deslocar-se para a sua tomada de posse numa carruagem puxada por cavalos.
Wilson disse que a sua primeira recordação de infância era a de ter ouvido dizer que Abraham Lincoln tinha sido eleito e que a guerra estava a chegar.
As suas experiências de crescimento durante a Guerra Civil motivaram-no a manter os Estados Unidos fora da Primeira Guerra Mundial durante o máximo de tempo possível.
Ambulância militar de campanha Ford Modelo TA cara do Wilson estava na nota de 100.000 dólares.
Para se divertir, Wilson gostava de passeios no campo, jogos de basebol, espectáculos de vaudeville, comédias musicais e leitura em voz alta de poesia inglesa.
É comummente classificado como um dos cinco presidentes mais importantes, a par de Washington, Lincoln e ambos os Roosevelts (Theodore e Franklin).
Presidentes dos EUA