Biografia de Woodrow Wilson
28º Presidente dos Estados Unidos
Anos de serviço como presidente: 1913-192
Vice-presidente: Thomas Riley Marshall
Festa: Democrata
Idade aquando da tomada de posse: 56
Estado de origem: Virgínia
Data de nascimento: 28 de dezembro de 1856
Morreu: 3 de fevereiro de 1924
Casado: Ellen Louise Axson, Edith Bolling Galt
Filhos: Margaret, Jessie, Eleanor
Alcunha: Diretor de escola/Professor
Por que é que Woodrow Wilson é conhecido?
Woodrow Wilson guiou os Estados Unidos durante a Primeira Guerra Mundial e ajudou a formar a Liga das Nações, defendendo a democracia e a paz mundial.
Wilson é frequentemente classificado pelos historiadores como um dos maiores presidentes da história dos Estados Unidos.
Início da vida
Woodrow Wilson nasceu na Virgínia em 1856. O seu pai, Joseph, era um pastor presbiteriano, enquanto a sua mãe, Janet, era filha de um pastor de Inglaterra.
O nome completo de Wilson é Thomas Woodrow Wilson, a quem chamavam Tommy em criança, tendo crescido em Augusta, na Geórgia, e em Columbia, na Carolina do Sul.
Só aprendeu a ler aos 10 anos de idade, provavelmente devido a dislexia, mas tornou-se um excelente aluno e formou-se na Universidade de Princeton.
Depois de se formar, Wilson foi para a faculdade de direito da Universidade da Virgínia e exerceu advocacia por pouco tempo em Atlanta antes de obter um doutoramento em ciência política na Universidade Johns Hopkins.
Leccionou no Bryn Mawr College, no Wesleyan College e na Universidade de Princeton. De 1902 a 1910, foi presidente da Universidade de Princeton e tornou-se conhecido pelas suas políticas de reforma educativa.
Vida familiar
Em 1885, Wilson casou-se com Ellen Axson, filha de um pastor, com quem teve três filhas.
Durante o primeiro mandato presidencial de Wilson, Ellen morreu de doença renal. Um ano depois, ele casou-se com Edith Bolling Galt, viúva de um joalheiro de Washington, D.C.
Carreira política
O envolvimento de Wilson na política começou em 1910, quando foi eleito governador de Nova Jersey. Lutou contra a corrupção política e continuou a ganhar reputação como reformador progressista.
Em 1912, os democratas indicaram Wilson para presidente, mas o Partido Republicano dividiu-se entre William Howard Taft e Theodore Roosevelt, permitindo que Wilson ganhasse a eleição.
Obteve 435 votos eleitorais e cerca de 42% do voto popular. Wilson tinha-se candidatado com uma plataforma de reformas liberais.

Presidência
Como presidente, Wilson começou a pôr em prática os seus conhecimentos académicos sobre o governo, tendo conseguido importantes reformas progressistas, nomeadamente:
- Aprovação da Lei Underwood-Simmons, que impôs um novo imposto federal sobre o rendimento e reduziu os direitos aduaneiros sobre as importações.
- Criação da Reserva Federal e da Comissão Federal do Comércio.
- Aprovação de leis sobre o trabalho infantil e de um dia de oito horas para os trabalhadores dos caminhos-de-ferro.
- Concessão de empréstimos públicos aos agricultores.
Nomeou também Louis Brandeis para o Supremo Tribunal, que se tornou o primeiro juiz judeu do Supremo Tribunal.
Primeira Guerra Mundial
Um ano depois de Wilson se ter tornado presidente, rebentou a Primeira Guerra Mundial e Wilson estava determinado a manter os Estados Unidos fora do conflito.
A 7 de maio de 1915, um submarino alemão afundou o transatlântico britânico Lusitania, causando a morte de mais de 1100 pessoas, incluindo mais de 100 americanos.
Wilson manteve a sua política de neutralidade, mas avisou os alemães de que os Estados Unidos considerariam acções semelhantes no futuro como "deliberadamente inamistosas".
O público americano ficou satisfeito com o facto de Wilson os ter mantido fora da guerra até então e elegeu-o para um segundo mandato.
No início de 1917, os submarinos alemães começaram a atacar navios mercantes norte-americanos e, na mesma altura, os Estados Unidos descobriram que a Alemanha tinha tentado estabelecer uma aliança com o México contra os Estados Unidos.
Winston declarou guerra contra a Alemanha em 2 de abril de 1917, afirmando que a guerra era necessária porque "o mundo tem de se tornar seguro para a democracia".
Depois de os Estados Unidos e os Aliados terem ganho a guerra, Wilson desempenhou um papel importante na negociação do Tratado de Versalhes.
Também criou a Liga das Nações, um grupo de países que ajudaria a resolver disputas internacionais e a evitar futuras guerras. Por este esforço, ganhou o Prémio Nobel da Paz em 1919.
Segundo mandato
Para além de lidar com a Primeira Guerra Mundial, o segundo mandato de Wilson assistiu à aprovação das Décima Nona e Vigésima Emendas.
A Décima Nona Emenda proibiu a venda e compra de álcool. A Vigésima Emenda deu às mulheres o direito de voto.
Em 25 de setembro de 1919, Wilson teve um colapso devido ao stress e, em 2 de outubro, teve um AVC que o deixou parcialmente paralisado.
Estes problemas de saúde foram, na sua maioria, mantidos em segredo do público e a mulher de Wilson trabalhou nos bastidores para garantir que os seus deveres fossem cumpridos.
Depois da Presidência
Após o colapso e o derrame, Wilson nunca recuperou totalmente a saúde e abriu um escritório de advocacia em Washington, D.C., mas não conseguiu realizar um trabalho sério devido à sua saúde.
Morreu a 3 de fevereiro de 1924, com 67 anos, e foi sepultado na Catedral Nacional de Washington, sendo o único presidente sepultado na capital do país.
Factos divertidos sobre Woodrow Wilson
Woodrow Wilson continua a ser o único presidente a ter obtido um doutoramento.
Foi o último presidente dos EUA a deslocar-se para a sua tomada de posse numa carruagem puxada por cavalos.
Wilson disse que a sua primeira recordação de infância era a de ter ouvido dizer que Abraham Lincoln tinha sido eleito e que a guerra estava a chegar.
As suas experiências de crescimento durante a Guerra Civil motivaram-no a manter os Estados Unidos fora da Primeira Guerra Mundial durante o máximo de tempo possível.

A cara do Wilson estava na nota de 100.000 dólares.
Para se divertir, Wilson gostava de passeios no campo, jogos de basebol, espectáculos de vaudeville, comédias musicais e leitura em voz alta de poesia inglesa.
É comummente classificado como um dos cinco presidentes mais importantes, a par de Washington, Lincoln e ambos os Roosevelts (Theodore e Franklin).
Presidentes dos EUA