12 factos surpreendentes sobre o estegossauro para crianças [Factos chocantes] 2023

O estegossauro foi um dinossauro gigante que existiu há cerca de 150,8-155,7 milhões de anos, durante o período Jurássico Superior. O professor Othniel Marsh descobriu o primeiro fóssil do estegossauro em 1877. Descobriu grandes escamas ósseas no dorso que lhe faziam lembrar telhas e deu-lhe o nome de estegossauro, que significa "lagarto com telhado".

Um estegossauro tinha duas filas de escamas esqueléticas ao longo do seu corpo e tinha o comprimento de um autocarro. Esta espécie de dinossauro foi descoberta inicialmente na zona oeste da América do Norte, no Colorado.

Continue a ler para saber mais sobre estes factos interessantes acerca do Estegossauro.

12 factos interessantes sobre o estegossauro para crianças

O estegossauro vivia num habitat terrestre.

Os dinossauros estegossauros viveram uma parte significativa da sua vida num habitat terrestre nas regiões do México e do sul dos EUA e na parte ocidental da América do Norte. Além disso, de acordo com um estudo sobre espécies de dinossauros, considera-se que os riachos e os rios históricos foram as regiões favorecidas para a habituação dos estegossauros.

Viviam em pântanos com vegetação densa, planícies aluviais com florestas naturais, segmentos de áreas arborizadas, margens do mar e lagos. As áreas de vida selvagem do Estegossauro tinham ainda recursos para satisfazer a sua fome acima da média.

O estegossauro era principalmente um herbívoro.

Predominantemente herbívoro, o estegossauro alimentava-se de ervas rasteiras, mastigava erva e dependia essencialmente dos fetos para sobreviver. O navegador da Era Jurássica, o estegossauro, concentrava-se na vegetação macia. Tinha dentes pontiagudos mas não uma mandíbula poderosa para fazer face à dieta verde.

Além disso, os cientistas acreditam que os dentes fossilizados do estegossauro no esqueleto indicam que os dentes afiados tornavam fácil rasgar a vegetação e as plantas. O estegossauro tinha um intestino forte responsável pela decomposição dos nutrientes e a sua digestão era assistida por gastrólitos. Também usava as patas traseiras para pastar nas árvores ou detetar ameaças. Além disso, este animal quadrúpede provavelmenteteve de comer centenas de quilos de cicadáceas e ervas diariamente para manter o seu metabolismo presumivelmente de sangue frio.

O estegossauro é conhecido pela sua estrutura corporal distinta.

O estegossauro é conhecido pelas suas grandes escamas esqueléticas em forma de losango sobre o corpo, que se elevam desde o pescoço até à cauda. Além disso, o dinossauro estegossauro utilizava a sua cauda afiada para se proteger de predadores como o ceratossauro e o alossauro que o atacavam. No entanto, as placas negras gigantes, também conhecidas como escamas, podem não ter sido utilizadas como escudo e como atributo estético para atrairparceiros.

O estegossauro era moderadamente agressivo.

O estegossauro possuía técnicas defensivas tolerantes, como a rotação da cauda para segurança. Tinha uma dieta herbívora, baseada em plantas, que os recursos naturais podiam fornecer rapidamente. Estas qualidades do estegossauro mostram que eram criaturas moderadamente agressivas. Apresentavam termorregulação, o que indica que podiam controlar a sua temperatura corporal através do sangue que corria nos seus vasos sanguíneos.

O esqueleto completo do estegossauro foi exposto em 2014

O esqueleto completo do Stegosaurus encontrado foi exposto em dezembro de 2014 na Sala da Terra do Museu de História Natural, tendo sido identificado por um membro da espécie Stegosaurus stenops, o que ajudou os investigadores a descobrir mais factos sobre esta espécie de dinossauro.hábitos comportamentais.

O estegossauro vagueava em terrenos portugueses.

Mesmo quando o Estegossauro existia inicialmente nos Estados Unidos, há uma indicação substancial de que ele vagueava pelo território português há cerca de 150 milhões de anos!

Os cientistas acreditam que o estegossauro tinha bochechas.

Os cientistas acreditam que o Estegossauro é uma das poucas espécies de dinossauro que tinha bochechas, o que lhes permitia mastigar e pré-digerir as suas refeições antes de as engolir exaustivamente, ajudando-os a armazenar mais matéria vegetal do que outras espécies que não tinham bochechas.

O estegossauro prevaleceu sobretudo nos EUA.

De acordo com diferentes descobertas científicas, os fósseis do dinossauro estegossauro foram encontrados na Formação Morrison, no Colorado, EUA, na Formação Montana-Hell Creek, na Formação Wyoming-Ferris, na Formação Novo México-Kirtland e na Formação Portugal-Alcobaça, em algumas partes do mundo. É também seguro assumir que os investigadores e cientistas continuarão a encontrar mais fósseis de dinossauros à medida que a tecnologia avançaao longo do tempo!

O estegossauro coexistiu com outras espécies de dinossauros.

O espécime fóssil de dinossauro Estegossauro foi descoberto entre o Jurássico Médio e o Jurássico Superior, juntamente com outras espécies de dinossauros como o Diplodocus, o Apatosaurus, o Brachiosaurus, o Ceratosaurus e o Allosaurus. Pensa-se que residiam talvez na mesma área que eles. Além disso, diz-se que o Ceratosaurus e o Allosaurus se alimentaram do Estegossauro. Embora possa surpreender alguns leitores, não era invulgarpara algumas espécies de dinossauros coexistirem com outras, especialmente quando se considera o facto de as diferentes espécies terem existido em períodos de tempo semelhantes.

Os estegossauros comunicavam normalmente através de assobios.

Não se sabe exatamente como é que o estegossauro ou dinossauros de espécies distintas interagiam. No entanto, Philip J. Senter, um professor americano de Zoologia da Universidade Estatal de Fayetteville, numa investigação sobre a paleobiologia dos dinossauros, afirmou que os dinossauros costumavam comunicar através de palmas e assobios. O professor americano acreditava ainda que o estegossauro encostava as mandíbulas ao maxilar superior,Além disso, considera-se que os dinossauros também interagiam vocal e visualmente. Estes dois tipos de interação eram geralmente utilizados durante o namoro, a postura defensiva e a luta territorial.

O estegossauro tem normalmente um cérebro pequeno.

Com exceção de alguns, quase todas as espécies de dinossauros são consideradas pouco inteligentes, incluindo o Estegossauro. Esta criatura milenar era conhecida por ter uma cabeça pequena e estreita, que tinha pouco espaço para um cérebro. Um facto prevalecente sobre o Estegossauro é que o cérebro deste dinossauro tinha as dimensões de uma noz. Sim! Era assim tão pequeno! No entanto, investigações recentes demonstraram que estava mais próximo deAs dimensões e a forma de um cachorro-quente (no entanto, isto é muito pequeno em comparação com o físico enorme do Estegossauro!). Mais ainda, os paleontólogos e os cientistas tiveram um desafio em abranger os seus intelectos em torno do cérebro de pequenas dimensões do Estegossauro.

Os especialistas acreditam que o estegossauro engolia pedras.

Acredita-se que o poderoso Estegossauro engolia pedras para ajudar na digestão de plantas e ervas. Embora possa parecer incomum que as pedras fossem consideradas digeríveis para estes animais antigos, os cientistas acreditam que comer pequenas pedras e seixos ajudava o estegossauro a digerir as verduras e outras matérias vegetais que consumia diariamente.

Conclusão

Estas criaturas distintas podem ter vivido há milhões de anos, mas o facto de o seu legado ainda ser discutido nos tempos modernos é um testemunho da influência que deixaram. Esperamos que este artigo o tenha encorajado a aprender mais sobre o estegossauro e outros dinossauros!