9 Factos interessantes sobre a Guerra Civil para crianças 2023 [Must Read]
Durante a Guerra Civil Americana, a escravatura e a independência de cada Estado estiveram no centro da luta. Onze Estados do Sul quiseram abandonar os EUA, o que deu início à Guerra Civil. Formaram os Estados Confederados da América, também conhecidos como "a Confederação". O governo dos Estados Unidos e os Estados que se mantiveram com ele foram designados por "A União".A escravatura era uma parte importante da vida quotidiana nos 11 Estados que aderiram à Confederação.
Leia também: Factos sobre Harriet Tubman para crianças
Que factores contribuíram para o agravamento do conflito?
A escravatura causou problemas entre o Norte e o Sul durante muito tempo. O algodão, cultivado em grandes "plantações", era uma parte importante da economia do Sul. Os afro-americanos que eram mantidos como escravos faziam a maior parte do trabalho nas plantações. Na economia do Norte, a produção era mais importante. As pequenas quintas do Norte contratavam pessoas para trabalhar para elas e pagavam-lhes um salário.
Estavam a ser criados novos estados no Oeste, e nenhum dos lados queria que as ideias do outro se espalhassem para lá. No Norte, a escravatura era um problema, e o Norte queria acabar com ela. Mas os sulistas pensavam que não cabia ao governo federal decidir se a escravatura devia ser legal num determinado estado. As pessoas acreditavam que o próximo passo do governo seria acabar com a escravatura.
Factos sobre a Guerra Civil para crianças
Lincoln era contra a escravatura.
À medida que os Estados Unidos se deslocavam para oeste, cada novo Estado alterava o equilíbrio de poder entre o Norte e o Sul. Os Estados do Sul começaram a preocupar-se com a possibilidade de perderem todos os seus direitos ao perderem o seu atual nível de poder. Cada novo Estado transformava-se numa batalha entre os dois partidos pelo poder.
O Sul acabou por desistir quando Abraham Lincoln foi eleito Presidente dos Estados Unidos. Abraham Lincoln era um membro do novo Partido Republicano anti-escravatura. Conseguiu ganhar em dez estados do Sul, apesar de não estar nas listas eleitorais. Os estados do Sul pensavam que Lincoln era contra a escravatura e não gostava do Sul.
Leia também: Escravatura na África Antiga
O telégrafo começou a ser utilizado durante a Guerra Civil.
Quando o telégrafo foi inventado, mudou a forma como as guerras eram travadas. O telégrafo tornou possível que o Presidente Lincoln e os líderes militares da União falassem uns com os outros em tempo real. Tiveram acesso fácil a informações sobre a dimensão das forças inimigas e sobre o desenrolar das batalhas. Ganharam uma vantagem sobre o Sul, que dispunha das mesmas infra-estruturas de comunicação.
A reconstrução aconteceu com Lincoln no comando.
Durante a Guerra Civil, Abraham Lincoln sentiu pena dos Estados do Sul que faziam parte da Confederação e quis tornar mais fácil a sua adesão à União. Qualquer sulista que fizesse um juramento de lealdade à União seria perdoado. Disse também que um Estado poderia ser readmitido se 10% dos seus cidadãos o apoiassem. Segundo o plano de Lincoln, um Estado teria de acabar com a escravatura ema sua constituição para ser readmitido.
Durante a Reconstrução, a União ajudou o Sul de forma significativa: reparou estradas, reabilitou explorações agrícolas e construiu escolas para as minorias e para os alunos com baixos rendimentos.
Os escravizados do Sul utilizaram o caminho de ferro clandestino para fugir para norte, para o Canadá.
O Underground Railroad (caminho de ferro subterrâneo) não tem nada a ver com um caminho de ferro, era uma palavra utilizada para descrever uma forma de evitar ser apanhado. Ninguém sabe como recebeu o seu nome, mas as palavras "underground" (subterrâneo) e "railroad" (caminho de ferro) provêm da verdade de que era mantido confidencial e utilizado como forma de se deslocar.
No caminho de ferro clandestino, ir de um lugar para outro era difícil e perigoso. Na maior parte das vezes, os cativos caminhavam para os seus destinos à noite. Esgueiravam-se de estação em estação, na esperança de que ninguém os encontrasse. Na maior parte das vezes, havia uma distância de 16 a 20 quilómetros entre estações. Tinham de esperar um pouco numa estação até saberem que a estação seguinte era segura e estava pronta.
Leia também: Factos sobre a 2ª Guerra Mundial
Homens das famílias mais pobres lutaram pelo seu país.
Muitos homens pobres pensaram que seria divertido alistarem-se no exército, o que era melhor do que o habitual, mas depressa aprenderam que a guerra era aborrecida e assustadora.
Por causa da guerra, as mulheres assumiram novos trabalhos. As coisas para o exército eram feitas nos campos, nas quintas e nas fábricas. Como enfermeiras do exército, algumas mulheres ajudavam as tropas que estavam feridas. As famílias precisavam do trabalho árduo que as mulheres faziam. Na maior parte do tempo, os seus maridos, filhos e pais estavam na guerra.
Havia também crianças a servir nas forças armadas.
Apesar de as tropas do exército da União terem de ter pelo menos 18 anos, muitos jovens alistaram-se. Os jovens juntavam-se frequentemente ao exército para tocar bateria ou corneta. Esperava-se também que ajudassem fora do acampamento enquanto estivessem no exército. Oficialmente, nenhum destes jovens combatia, mas vários juntaram-se logo que a ação começou. Durante a Batalha de Shiloh, um rapaz de dez anos chamado Johnny Clem colocoubaixou o seu tambor, pegou numa arma e disparou contra um coronel confederado. Este acontecimento mudou o curso da história.
Na altura, os hospitais de campanha eram lugares terríveis.
Na maior parte das vezes, eram construídos em celeiros ou casas de campo perto do local da batalha, que com o tempo se tornaram lugares imundos e miseráveis. Por vezes, não havia espaço suficiente no hospital para todos os feridos, pelo que tinham de fazer fila no exterior.
Mesmo quando recebiam formação, a maioria dos médicos que serviam no exército da União não a recebiam em quantidade suficiente. Os médicos não faziam ideia de como as infecções passavam de uma pessoa para outra. Os médicos e as enfermeiras não lavavam as mãos nem limpavam os utensílios que utilizavam entre os procedimentos.
As pessoas feridas estavam mais preocupadas em ficar doentes. Como os hospitais e os médicos não cuidavam suficientemente bem da higiene, muitos feridos ficaram muito doentes. Na altura não existiam antibióticos como a penicilina. Muitas pessoas no exército morreram porque ficaram doentes.
Os espiões desempenharam um papel importante durante a Guerra Civil.
Os espiões diziam ao outro lado todo o tipo de coisas sobre o exército inimigo. Diziam o que o exército estava a fazer, quantas tropas estavam lá e como estava o outro lado. Este conhecimento podia fazer a diferença entre ganhar e perder numa batalha. Havia alturas e locais para atacar e alturas e locais para recuar.
No início da guerra, as redes de espionagem da União não estavam muito bem organizadas. Embora o governo tivesse muitas redes de espionagem, a maior parte delas era enviada por um ou dois funcionários do governo. Nem as informações nem as pessoas que precisavam delas chegavam onde deviam chegar. Durante a Guerra Civil, a União obteve muitas informações militares de pessoas escravizadas e de pessoas que tinham sido escravizadas.
As redes de informação do Norte eram mais avançadas, mas o Sul tinha-as mais bem montadas. Este plano baseava-se em grande medida nos militares e funcionários governamentais do Norte que ajudavam secretamente o Sul. Utilizavam a "linha secreta" para enviar mensagens através da fronteira.
Leia também: Causas da Primeira Guerra Mundial
As incoerências dos uniformes causaram confusão no campo de batalha.
A desorientação era agravada pelo facto de o campo de batalha não ter o mesmo aspeto em todo o lado. Em algumas das primeiras guerras, os soldados de ambos os lados utilizavam armas automáticas. Os uniformes do exército da União eram azuis-marinhos, enquanto os do exército confederado eram cinzentos. Com o tempo, os uniformes começaram a parecer-se mais com roupas normais.
Os soldados da União usavam um casaco de lã azul-escuro, calças azuis-claras e um boné de forragem. Na maior parte das vezes, usavam sapatos chamados "brogans" que chegavam até aos tornozelos. Os botões brilhantes do casaco de um soldado mostravam, por vezes, a sua patente ou o estado de onde era originário.
Conclusão
A Guerra Civil Americana foi a batalha mais sangrenta da história. Mais de 600.000 guerreiros perderam a vida. As pessoas em todo o país estavam aliviadas pelo facto de o conflito mais mortífero da história americana ter finalmente terminado. No entanto, a guerra nunca seria realmente terminada para a maioria dos que a viveram. Ver o mundo sob esta luz tinha-lhes ensinado exatamente o quão terrível poderia ser. NuncaPara mais factos interessantes para crianças, visite o nosso sítio Web .