O que é o zinco?

O zinco é um metal de transição, que se encontra na primeira linha da décima segunda coluna da tabela periódica dos elementos.

O número atómico do zinco é 30, devido ao facto de possuir 30 protões, 30 electrões e 34 neutrões.

O símbolo químico do zinco é Zn e o seu peso atómico é 65,38.

À temperatura ambiente, o zinco apresenta-se como um metal sólido, embora o seu ponto de fusão seja de 419 graus Celsius e o seu ponto de ebulição seja de 907 graus Celsius.

Características e propriedades

Na sua forma normal e mais típica, o zinco é um metal duro e quebrável que se apresenta numa gama de cores branco-azulada, muito semelhante ao cobalto.

Cobalto

No entanto, a fragilidade do zinco transforma-se numa substância mais maleável e móvel a apenas 100 graus Celsius.

A maioria dos metais tem pontos de fusão e de ebulição muito elevados, normalmente acima dos 1.000 graus Celsius. No entanto, os pontos de fusão e de ebulição do zinco tendem a ser cerca de metade do que é típico dos metais.

Assim, embora o zinco possa manter a sua estrutura e propriedades a temperaturas bastante elevadas, é afetado muito mais cedo do que noutros metais.

O zinco é também um condutor de eletricidade relativamente bom.

Ao entrar em contacto com o dióxido de carbono no ar, o zinco sofre uma reação: forma-se carbonato de zinco, que protege o zinco da corrosão de outros elementos.

No entanto, o zinco não reage quando colocado em contacto com o oxigénio puro, embora reaja certamente à maioria dos tipos de ácidos: sabe-se que se dissolve na maioria dos tipos de ácidos e mesmo em algumas bases.

História

Curiosamente, o zinco tem sido utilizado pelos seres humanos desde os tempos das civilizações antigas e, por isso, tem sido utilizado há tanto tempo que não sabemos quem foi a primeira pessoa a descobrir o zinco, nem quando foi.

O zinco pode ser encontrado entre outros minerais na camada exterior da crosta terrestre.

No entanto, ao contrário do cobalto e do cobre, não é encontrado na sua forma elementar pura sem um processo de purificação dos outros metais.

Curiosamente, o zinco é o vigésimo quarto elemento mais comum encontrado na Terra, e pequenas quantidades dele podem ser identificadas na atmosfera terrestre e nos oceanos.

O zinco também pode ser extraído para uso humano, e os países que extraem e distribuem mais zinco são a China, a Austrália e o Peru.

Como o zinco é utilizado atualmente

A maior parte do zinco que é intencionalmente extraído para utilização é principalmente utilizado no fabrico de outras ferramentas a partir de outros metais.

De facto, o zinco é normalmente utilizado para galvanizar o aço e o ferro, o que significa que o zinco é utilizado para revestir e proteger os outros metais para que essas ferramentas não enferrujem ou fiquem corroídas.

O zinco é também um dos metais mais frequentemente combinados com outros metais para formar uma liga metálica, que pode ser utilizada para criar todo o tipo de ferramentas e equipamento de utilização.

As ligas normalmente feitas de zinco incluem o latão, que é uma combinação de zinco e cobre.

Questionário divertido sobre o zinco!

  1. Qual é a forma padrão de zinco?
  2. Qual é o ponto de fusão do zinco?
  3. Qual é o número atómico do zinco?
  4. Qual é a cor habitual do zinco?
  5. O que é uma liga comum de zinco?

Respostas:

  1. Metal sólido, duro e quebradiço
  2. 419 graus Celsius
  3. 30
  4. Azul-branco
  5. Latão (zinco e cobre)

Química