Porque é que Mercúrio não é o planeta mais quente?

Se algum planeta do nosso Sistema Solar fosse o mais quente, teríamos de pensar que seria Mercúrio.

É o mais próximo do Sol e o seu nome é sinónimo de temperatura, devido ao metal com o mesmo nome que se usava nos termómetros, mas não é esse o caso.

Neste artigo, encontrará alguns factos rápidos sobre Mercúrio, bem como uma explicação para o facto de não ser o planeta mais quente.

Vamos também revelar qual é o planeta mais quente e porquê!

O Planeta Mercúrio: Factos Rápidos

Eis alguns factos rápidos e interessantes sobre Mercúrio.

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol.

Como tal, é o planeta que demora menos tempo a orbitar o Sol de todos os planetas do Sistema Solar. Um ano em Mercúrio corresponde a apenas 88 dias na Terra.

Enquanto um ano em Mercúrio passa muito depressa em relação à Terra, um dia em Mercúrio é uma história diferente. O planeta demora 176 dias terrestres a rodar uma vez sobre o seu eixo.

Devido à sua órbita rápida, foi batizado pelos romanos com o nome do seu deus Mercúrio, que era o mais rápido de todos os deuses.

Mercúrio é o mais pequeno de todos os planetas e tem apenas cerca de 38% da gravidade da Terra, o que significa que se pesarmos 90 quilos na Terra, pesaremos apenas 56 quilos em Mercúrio!

Então porque é que Mercúrio não é o planeta mais quente?

Embora pareça fazer sentido o facto de Mercúrio ser o mais quente de todos os planetas do nosso Sistema Solar, este não é simplesmente o caso.

Uma vez que Mercúrio não tem atmosfera, não tem forma de reter o calor gerado pelo Sol, o que o leva a ter períodos de calor e de frio.

Apesar de não ser o planeta mais quente, ocupa um respeitável segundo lugar, mesmo sem atmosfera.

Quão quente está Mercúrio?

Pensa-se que a temperatura à superfície de Mercúrio é de cerca de 800 graus Fahrenheit ou cerca de 430 graus Celsius.

Qual é o planeta mais quente?

O planeta mais quente do Sistema Solar não é outro senão o segundo planeta a contar do Sol, Vénus.

Vénus é o segundo planeta a contar do Sol e é também o planeta mais próximo da nossa pequena casa azul, a Terra.

É um dos quatro planetas rochosos interiores, e os astrónomos referem-se frequentemente a ele como o gémeo da Terra devido às semelhanças no seu tamanho e densidade.

Esta imagem de Vénus foi captada pela nave espacial Mariner 10 durante a sua aproximação ao planeta no início de 1974. Cortesia: Nasa

Vénus também tem uma pressão atmosférica esmagadora, que é mais de 90 vezes superior à pressão atmosférica da Terra, o que seria semelhante a estar a uma milha de profundidade num oceano na Terra

Porque é que Vénus é mais quente do que Mercúrio?

Embora esteja mais afastado do Sol do que Mercúrio, tem uma atmosfera densa que retém o calor do Sol.

Este facto faz com que a temperatura global sustentada na sua superfície seja superior aos níveis encontrados em Mercúrio.

Quão quente é Vénus?

A temperatura da superfície foi observada como sendo próxima dos 900 graus Fahrenheit ou 475 graus Celsius, o que é suficientemente quente para derreter alguns metais.

Este facto faz com que a temperatura global sustentada na sua superfície seja superior aos níveis encontrados em Mercúrio.

A superfície de Vénus está coberta de montanhas e vulcões que os cientistas acreditam estarem activos.

Mercúrio pode ser o planeta mais próximo do Sol e também o mais rápido, mas Vénus é o mais quente.

Planetas & Ciência