9 factos interessantes sobre os ursos pardos

Quando se pensa num urso grande e feroz, normalmente vêm à mente os ursos pardos, que são os reis das florestas, inteligentes, robustos, resistentes e astutos.

Os ursos pardos são criaturas imprevisíveis e nunca se sabe o que vão fazer a seguir, podem cheirar suavemente o que querem e depois partir, ou podem atacar imediatamente.

Nesta publicação, ficará a conhecer alguns factos interessantes e emocionantes sobre os ursos pardos para as crianças lerem e aprenderem mais.

Factos básicos sobre os ursos castanhos

O urso pardo, cientificamente conhecido como Ursus arctos, pertence à família dos mamíferos e é o urso mais comum e conhecido da sua espécie. Estes ursos não são como os outros. Cerca de 80 subespécies de ursos pardos pertencem ao subgrupo Ursus arctos. Na América do Norte, são também conhecidos como ursos pardos ou ursos grizzlies.

Os ursos castanhos podem ser encontrados em locais montanhosos e arborizados de todo o mundo, incluindo a América do Norte, a Europa e a Ásia. Apesar do seu tamanho, estas enormes criaturas nem sempre são violentas e quase nunca entram em contacto com pessoas.

Alguns dos factos básicos conhecidos sobre os ursos pardos:

  • Nome: Urso castanho
  • Classificação científica: Mammalia
  • Nome Latino: Ursus arctos
  • Aspeto (características físicas): Cor castanha escura, variando entre o creme claro e o preto.
  • Tamanho e peso: 90-150 cm de altura, 136-390 kg de peso
  • Habitat e Distribuição: Desertos, florestas de alta montanha e campos de gelo.
  • Dieta: omnívora, alimenta-se de animais, frutos e legumes.
  • Esperança de vida: 25 anos

O urso pardo macho é conhecido como javali, tal como as outras espécies de ursos. As porcas do urso pardo são ursos pardos fêmeas.

Os filhotes de urso pardo são adoráveis, e geralmente há dois ou três bebês em uma ninhada de filhotes. Algumas de suas subespécies mais conhecidas são o urso pardo e o urso Kodiak. Um de seus parentes mais próximos é o urso polar, Ursus maritimus.

Depois do urso polar, o urso pardo (Ursus arctos) é o segundo maior urso, habitando as terras altas e as florestas da América do Norte, da Ásia e da Europa.

O urso pardo é uma das criaturas mais estéticas do mundo, mas poucas pessoas sabem que estas magníficas criaturas não são inteiramente castanhas. Os ursos pardos podem ter pelo preto ou creme, o que é um facto pouco conhecido.

Estas são algumas das inúmeras características que os tornam criaturas fascinantes. Vamos examinar alguns factos adicionais sobre eles que tornarão estas bestas gigantescas ainda mais intrigantes.

Alguns factos interessantes sobre os ursos pardos:

1. Os ursos pardos hibernam no inverno.

Os ursos pardos cavam tocas para si próprios ou procuram abrigo em grutas durante o inverno. Como não há muita comida disponível no inverno, hibernam. No outono, comem mais para se prepararem para a hibernação, acumulando gordura corporal.

Preparam as suas tocas e habitam-nas entre setembro e dezembro, emergindo em março e maio. Durante o inverno, os ursos pardos entram numa hibernação profunda conhecida como torpor.

Hibernam para evitar o frio e porque os alimentos são escassos durante o inverno.

No outono, o urso pardo consome quase constantemente, poupando energia para os quatro a sete meses em que tem de recorrer à gordura corporal armazenada.

Um dos factos interessantes sobre os ursos castanhos é que os ursos castanhos do Alasca têm uma capacidade notável de conservar os alimentos: criam "buracos na barriga!" Quanto maior for a sua barriga, mais alimentos podem armazenar, como peixe ou raízes de plantas.

2. Os ursos castanhos são corredores velozes.

Os ursos castanhos são considerados corredores rápidos, podendo atingir velocidades de 48 km/h a 64 km/h, se necessário, o que equivale a 30 km/h a 40 km/h. Esta velocidade também pode ser comparável à de um Greyhound saudável. Um ser humano não seria capaz de ultrapassar um urso castanho se este decidisse persegui-lo, por isso é sempre bom não o irritar!

3. Os ursos castanhos também sabem nadar!

Os ursos castanhos também são excelentes nadadores. Um rio ou golfo com cinco quilómetros de largura não constitui um obstáculo significativo para eles. Por outro lado, os ursos polares podem ser considerados ainda melhores nadadores.

4. Os ursos pardos podem comer tudo, desde plantas, insectos e mamíferos.

Embora os ursos pardos consumam vários insectos, as traças são os mais populares. Os ursos pardos podem passar até 14 horas por dia a virar pedras e a engolir mais de 40.000 traças.

Os ursos castanhos são por vezes confundidos com predadores carnívoros ferozes. No entanto, são omnívoros. A sua dieta é semelhante à dos outros mamíferos. As plantas e as raízes constituem uma grande parte da sua alimentação. Veados, peixes, pequenas criaturas, bagas, mel, nozes e plantas fazem parte da sua ementa. No entanto, o peixe, como o salmão, é o seu alimento preferido, e também apreciam a gordura do peixe. Esta gordura permiteOs ursos pardos são conhecidos por consumirem até 90 quilos de comida por dia.

Os ursos pardos perdem os dentes à medida que envelhecem, o que torna mais difícil a aquisição de animais e os obriga a depender de fontes vegetais.

Os ursos castanhos pesam, em média, 136-390 kg, o que é comparável ao peso dos ursos castanhos, que varia entre 300-860 lb. São três vezes o peso de um lobo macho e quase duas vezes o peso de um tigre.

5. Os ursos pardos são criaturas territoriais!

Os ursos-patudos são invejosos do seu território. Um único urso adulto pode assegurar uma área de até 400 quilómetros quadrados. Normalmente, vivem na mesma toca durante toda a sua vida. Só quando a toca do urso-pardo é destruída é que ele a substitui. Caso contrário, passaria toda a sua vida a viver no local exato.

Não marcam o seu território com urina, como fazem muitos outros animais, mas sim com garras e arrancando a casca do fundo das árvores.

6. Os ursos castanhos conseguem trepar às árvores.

Normalmente, os ursos castanhos bebés podem subir facilmente às árvores porque alguns ramos podem não ser suficientemente fortes para aguentar o peso de um urso adulto.

Os ursos pardos podem deslocar-se verticalmente se assim o desejarem, apesar de o seu peso e as suas fortes garras dificultarem a escalada e exigirem a ajuda de ramos bem colocados.

7. Os ursos castanhos gostam de estar sozinhos.

Os ursos castanhos são criaturas solitárias. Quando lhes apetece comunicar com outros ursos, como por exemplo quando procuram um companheiro, torcem propositadamente as patas no chão quando caminham em regiões específicas; os ursos fazem isto porque as glândulas nas suas patas emitem substâncias químicas, que podem ser libertadas quando rodam as patas no chão.

8. Na natureza, os ursos pardos são mais activos durante o crepúsculo e a noite.

Ao contrário de outros animais, os ursos não têm uma hora fixa para sair à noite, sendo mais activos de manhã cedo, pouco antes do nascer do sol e imediatamente antes do crepúsculo absoluto.

Durante o dia, repousam em camas de dia, que são frequentemente feitas de uma cobertura densa para manter o calor afastado.

9. Os ursos pardos têm um olfato excecionalmente excelente.

O seu olfato apurado permite-lhes cheirar a comida a vários quilómetros de distância, pelo que, se estiver a acampar numa região de ursos e um urso cheirar a sua comida, é quase certo que ele virá inspeccioná-la. Isso pode acontecer a qualquer hora do dia ou da noite.

Leia também: Factos sobre o urso preto

Conclusão

Os ursos castanhos não são criaturas tão maravilhosas e fascinantes? Esperamos que se tenha divertido a aprender estes factos fascinantes!