Biografia de Chester A. Arthur

  • Vigésimo primeiro (21º) Presidente dos Estados Unidos
  • Anos de serviço como presidente: 1881-1885
  • Vice-presidente: Nenhum
  • Festa: Republicano
  • Idade aquando da tomada de posse: 51
  • Estado de origem: Vermont
  • Data de nascimento: 5 de outubro de 1829
  • Morreu: 18 de novembro de 1886
  • Casado: Ellen Lewis Herndon
  • Filhos: Chester, Ellen
  • Alcunha: Arthur Elegante, Chefe Cavalheiro

Por que é conhecido Chester A. Arthur?

Chester A. Arthur é sobretudo conhecido por se ter tornado presidente depois de James A. Garfield ter sido baleado e morto por um assassino. Arthur tinha sido vice-presidente de Garfield.

Início da vida

Chester A. Arthur nasceu em Fairfield, Vermont, em 1829. O seu pai, William, era um ministro batista irlandês e a sua mãe, Malvina, tinha nascido em Vermont.

Durante a sua infância, Arthur mudou-se para Vermont e Nova Iorque por causa do trabalho do seu pai e acabou por frequentar o Union College em Schenectady, Nova Iorque.

Formou-se em 1848 e tornou-se professor. Estudou também Direito na Faculdade de Direito do Estado e da Nação. No início da década de 1850, Arthur trabalhou como diretor antes de se tornar advogado em 1854.

Vida familiar

Em 1859, Arthur casou-se com Ellen Lewis Herndon, apelidada de "Nell", filha de um oficial da marinha americana.

O casal teve dois filhos que sobreviveram até à idade adulta: Chester e Ellen. A mulher de Arthur, Nell, morreu de pneumonia aos 42 anos, dois anos antes de ele se tornar presidente.

Carreira

Trabalhando como advogado na cidade de Nova Iorque, Arthur ganhou vários processos de direitos civis de grande visibilidade, um dos quais ajudou a dessegregar os transportes públicos em Nova Iorque.

Por essa altura, Arthur aderiu ao Partido Republicano e, durante a Guerra Civil, foi intendente de Nova Iorque, organizando alimentos e provisões para os soldados da União.

Ulysses S. Grant

Em 1871, o presidente Ulysses S. Grant nomeou Arthur cobrador da alfândega do porto de Nova Iorque. Como cobrador da alfândega, Arthur deu emprego a outros políticos que o tinham apoiado na obtenção do cargo.

Quando Rutherford Hayes se tornou presidente, despediu Arthur do cargo, pois Hayes queria acabar com a corrupção política e fazer nomeações políticas baseadas apenas no mérito.

Eleições presidenciais

Na Convenção Nacional Republicana de 1880, os delegados não conseguiram decidir se nomeavam Ulysses S. Grant ou James Blaine para a presidência.

Para chegar a um compromisso, escolheram James Garfield. Chester A. Arthur foi selecionado como seu companheiro de chapa para a vice-presidência. Não tinha verdadeira experiência política e foi escolhido como um compromisso político.

Charles J Guiteau

Menos de quatro meses depois, Garfield foi morto a tiro por Charles Guiteau numa estação de comboios.

Sobreviveu durante cerca de dois meses, mas acabou por morrer de infecções e complicações decorrentes do tiroteio.

Em 20 de setembro de 1881, um dia após a morte de Garfield, Arthur tomou posse como presidente na sua casa em Manhattan.

Estátua da Liberdade vista do ferry Circle Line, Manhattan, Nova Iorque

Dois dias depois, foi-lhe prestado oficialmente o juramento de posse pelo presidente do Supremo Tribunal dos Estados Unidos.

Presidência

Uma vez na Casa Branca, Arthur surpreendeu toda a gente ao assinar a Lei da Função Pública de Pendleton, que estipulava que certos cargos políticos deviam basear-se no mérito e não em ligações políticas.

A lei criou uma administração da função pública para aplicar a lei, composta por democratas e republicanos.

Arthur também lutou contra a fraude no Serviço Postal dos EUA, modernizou a Marinha dos EUA e tentou baixar as tarifas, além de trabalhar para aumentar o financiamento da educação dos índios americanos.

Por volta de 1882, Arthur soube que sofria de um problema renal grave, chamado doença de Bright, e manteve o seu estado de saúde em segredo, mas estava mal de saúde e não tentou a reeleição.

Depois da Presidência

Depois de deixar a Casa Branca em 1885, Arthur regressou a Nova Iorque e continuou a sua carreira jurídica, mas a sua saúde continuou a deteriorar-se.

A 18 de novembro de 1886, Arthur morreu em sua casa, com 57 anos, e foi enterrado ao lado da mulher no cemitério rural de Albany, em Nova Iorque.

Factos divertidos sobre Chester A. Arthur

O "A" em Chester A. Arthur significa "Alan".

Algumas pessoas afirmaram que Arthur não era cidadão americano e que tinha nascido no Canadá ou na Irlanda.

Quando Arthur se mudou para a Casa Branca, quis redecorar a casa, contratou um designer e leiloou mais de 20 carroças cheias de objectos e mobiliário de outras administrações presidenciais.

Tornou-se conhecido pelo seu estilo, o que lhe valeu as alcunhas de Arthur Elegante e Gentleman Boss. Arthur possuía 80 pares de calças e mudava de roupa várias vezes por dia.

Arthur também gostava de dar passeios a altas horas da noite, por vezes por volta das 2 ou 3 da manhã, e a pesca era outro dos seus passatempos.

Enquanto Arthur esteve na Casa Branca, a sua irmã Mary McElroy assumiu as funções de anfitriã tradicionalmente desempenhadas por uma Primeira Dama.

Chester A. Arthur aparece regularmente nas classificações dos presidentes "mais esquecidos".

Presidentes dos EUA