Brasil Factos
A palavra brasil significa "vermelho como uma brasa", da árvore portuguesa pau-brasil com o seu cerne vermelho-alaranjado utilizado para fazer arcos para instrumentos de corda.
O Brasil é o maior país da América do Sul e a quinta maior nação do mundo. Tem fronteiras com todos os países da América do Sul, exceto o Chile e o Equador, e é agradável e tropical.
Parece-me um bom sítio para umas férias tropicais!
É mais conhecida pela selva amazónica, a maior floresta tropical do mundo, e pelo rio Amazonas, o rio mais longo do mundo.
Mas, para além da floresta tropical e do enorme rio, tem também prados secos, chamados pampas, colinas escarpadas, florestas de pinheiros, extensas zonas húmidas, enormes planaltos e uma longa planície costeira.
O rio Amazonas não é, na verdade, um rio, mas centenas de cursos de água diferentes que se estendem por mais de 6.840 quilómetros, o que faz dele o rio mais longo da Terra.
Milhares de espécies vivem no rio, incluindo a infame piranha e o boto cor-de-rosa, que é um sítio a ver.
O Brasil tem a maior variedade de animais do mundo, com mais de 600 espécies de mamíferos, 1.500 espécies de peixes, 1.600 espécies de aves e 100.000 tipos diferentes de insetos... Quem sabe o que você vai encontrar?
Na zona plana e pantanosa, chamada Pantanal, a maior zona húmida do mundo, podia-se ver ao vivo anacondas gigantes, enormes parentes dos porquinhos-da-índia chamados capivaras e jacarés ferozes chamados jacarés.
Têm certamente a sua quota-parte de animais interessantes.
As selvas
Há séculos que as pessoas exploram as selvas do Brasil, mas desde a chegada dos europeus, há cerca de cinco séculos, a destruição das florestas é generalizada.
A maior parte da floresta tropical atlântica do Brasil desapareceu, e grandes extensões da Amazónia desaparecem todos os anos. É muito triste.
O Sudeste do Brasil já foi coberto por densas florestas, mas hoje abriga 43% de sua população em cidades industriais.
A população do Brasil era de 199,24 milhões de habitantes entre 2004 e 2014. Em 1940, menos de um em cada três brasileiros vivia em cidades e vilas. Hoje, mais de 83% vivem em áreas urbanas.
História do Brasil
Por volta de 9000 a.C., comunidades viviam na região amazónica e, em 1500 d.C., Portugal reivindicou a região antes de se tornar independente em 1822 e uma república em 1889.
Na década de 1970, a Rodovia Transamazônica incentivou a colonização da região amazônica, e as espécies nativas ficaram ameaçadas de extinção.
Em 1992, realizou-se no Rio de Janeiro a primeira Cimeira Internacional da Terra, na qual se reuniram chefes de Estado de 100 países diferentes para discutir formas de proteger o ambiente.
Povo e cultura brasileiros
A maioria dos brasileiros descende de ameríndios, colonos europeus (principalmente de Portugal) e africanos.
No século XIX, chegaram vagas de imigrantes da Europa, do Médio Oriente e até do Japão, tornando a cultura rica e diversificada.
Não existe uma religião oficial, mas o Brasil tem a maior população católica do mundo.
Muitos brasileiros adoptam religiões mistas que combinam elementos do catolicismo, das religiões da África Ocidental ou das religiões ameríndias.
O Brasil é conhecido pela sua música, especialmente o samba, os carnavais, a literatura, o teatro e o cinema.
Durante séculos, a música e a dança foram o ponto central das cerimónias religiosas indígenas, mas hoje em dia são os ritmos e as influências africanas que são mais vistos.
Os brasileiros adoram futebol e produzem alguns dos melhores jogadores, como Pelé e Ronaldo. Ganharam a final do Campeonato do Mundo de Futebol cinco vezes e foram os anfitriões do Campeonato do Mundo em 2014.
A mistura de artes marciais e dança chamada capoeira é exclusivamente brasileira e considerada um desporto.
De onde vêm as abelhas assassinas? Resposta: do Brasil!
Bem, surpreendentemente, a abelha assassina foi criada num laboratório brasileiro, misturando abelhas europeias com abelhas africanas, para que pudessem ter uma abelha que produzisse mais mel.
Em vez disso, saiu uma abelha muito zangada que escapou do laboratório e se espalhou pelo México, Arizona, Nevada, Texas e Califórnia.
Relacionadas: Estados dos EUA
Estas abelhas são muito mal-humoradas e não é bom encontrar uma delas!
Atacam se cheirarem perfume, virem jóias brilhantes, roupas escuras e sons altos.
Mais espantoso ainda é que se tentarmos fugir debaixo de água, eles esperam por nós e depois atacam.
Libertam um químico que cheira a bananas maduras, o que atrai ainda mais abelhas. Se alguma vez as encontrar, corra em linha reta, pois elas não voam tão depressa como os humanos! Cuidado.
Golfinhos brasileiros espertos
Durante anos e anos, os pescadores do sudeste do Brasil usaram os golfinhos para conduzir os peixes para as suas redes de espera, chegando mesmo a agitar as suas cabeças para mostrar que a armadilha está pronta.
Isto já acontece há muito tempo, mas só recentemente é que outras pessoas descobriram o que se passa.
O que achas destes factos sobre o Brasil fantástico? Esperamos que tenhas gostado!
América do Sul