Centopeias e Milípedes para crianças

Estas criaturas minúsculas gostam de rastejar e, claro, têm muitas pernas para as ajudar a conseguir isso!

Algumas pessoas ficam muito assustadas com estes insectos, mas eles são pequenos e inofensivos que não fazem mal aos humanos (há uma exceção, de que falaremos mais abaixo nesta página).

Há também algumas diferenças entre centopeias e milípedes, embora muitos não as consigam distinguir. Leia os factos divertidos e interessantes abaixo para saber mais sobre estes animais rastejantes!

Qual é o aspeto das centopeias e das centopeias?

As centopeias têm dois pares de patas por segmento corporal, enquanto as centopeias têm um par de patas por segmento corporal. As centopeias têm cerca de 15 a 30 patas, enquanto as centopeias têm geralmente cerca de 47 a 197 patas.

Muitas pessoas pensam que as centopeias têm 100 patas porque "centi" significa 100. Da mesma forma, "milli" significa 1.000 - as centopeias não têm de facto tantas patas.

Por vezes, se uma centopeia ou milípede for apanhada por uma ave ou outro predador, pode salvar-se sacrificando algumas patas.

As centopeias e as milípedes encontradas sem patas perderam-nas possivelmente desta forma e estão a regenerá-las.

As centopeias são conhecidas pela sua velocidade e podem rastejar muito rapidamente. As centopeias não são tão rápidas e gostam de se esconder em locais escuros e húmidos, como debaixo de troncos.

São bastante tímidas em comparação com as centopeias - que também gostam de locais escuros e húmidos, mas podem ser encontradas noutros locais, como o interior da sua casa!

Onde se podem encontrar centopeias?

As centopeias podem ser encontradas em todo o mundo e, ao contrário de muitos outros animais, foram encontradas no Círculo Polar Ártico, pouco povoado.

É tão frio no Ártico que os únicos outros tipos de animais que lá existem são os ursos polares, as morsas, as focas, os alces e outros tipos de animais com tendência para climas muito frios.

Estas criaturas preferem locais escuros e húmidos em geral, e podem ser frequentemente encontradas debaixo de pedras, troncos apodrecidos, pilhas de folhas e pedaços de madeira em decomposição.

As centopeias e as centopeias são perigosas?

As centopeias também são geralmente muito inofensivas, mas as maiores têm a capacidade de morder os seres humanos. Esta mordidela raramente provoca uma reação grave, a não ser que a pessoa tenha uma doença alérgica grave.

A picada de uma centopeia gigante, como a centopeia gigante do deserto, foi comparada a uma picada de abelha, em termos de dor.

Alguns milípedes produzem uma substância pegajosa que pode causar vermelhidão e comichão na pele se entrar em contacto com os seres humanos.

As centopeias e os milípedes podem tornar-se bastante tímidos quando nos aproximamos deles. Não gostam de interação humana e afastam-se rapidamente.

As centopeias e as milípedes não são insectos, embora sejam muito semelhantes a eles, porque têm mais de seis patas.

A centopeia e a centopeia têm de ter cuidado com os pássaros, sapos, rãs e pequenos mamíferos, que são os seus predadores.

Onde se podem encontrar as maiores centopeias?

As maiores centopeias dos Estados Unidos vivem no estado do Arizona e podem atingir 15,24 cm (6 polegadas) de comprimento. Nas Índias Ocidentais, há centopeias com 45,72 cm (18 polegadas) de comprimento!

As centopeias são carnívoras e matam as suas presas injectando-lhes veneno através das patas dianteiras.

As suas patas são demasiado pequenas para poderem causar qualquer tipo de dano ao ser humano.

As centopeias são muito gentis por natureza e até se enrolam numa pequena bola como tática de defesa para se protegerem de danos.

As centopeias não se alimentam de outras criaturas, mas sim de matéria orgânica em decomposição, como as raízes e as folhas das plantas.

As centopeias e os milípedes podem, de facto, sofrer de desidratação. Precisam de locais húmidos para viver e, para se protegerem, ficam menos activos até que chova ou a humidade aumente.

A centopeia existe há muito tempo e é considerada um dos animais mais antigos conhecidos no planeta. Existem fósseis de centopeias que datam de há mais de 400 milhões de anos.

Animais