Cloro

Monica SalmasoMonica Salmaso 0 Comentários

Cloro

Quando ouve a palavra "cloro", provavelmente pensa em piscinas e no seu estranho cheiro químico.

É verdade que o cloro é utilizado para matar germes e bactérias nas piscinas, mas há muito mais para aprender sobre este elemento!

O que é o cloro?

O cloro é um gás amarelo-esverdeado com um cheiro forte, muito semelhante ao da lixívia. A forma pura do cloro é venenosa para os seres humanos. Felizmente, o cloro pode juntar-se a quase todos os outros elementos.

Quando o cloro se combina com outro elemento, forma o que se chama um cloreto. Muitos destes cloretos são extremamente importantes para a vida na Terra.

O cloro é o 21º elemento mais abundante na crosta terrestre, o 3º mais abundante nos nossos oceanos e o 9º mais abundante nos nossos corpos.

Como é que o cloro foi descoberto?

Em 1774, um farmacêutico sueco chamado Carl William Scheele separou acidentalmente o cloro do ácido clorídrico.

No entanto, Scheele pensava que o gás amarelo-esverdeado que tinha descoberto continha oxigénio e não era um elemento distinto.

Ele chamou o que conhecemos como cloro pelo nome "muriaticum", porque o ácido clorídrico era conhecido como ácido muriático na altura.

Foi só em 1811 que um químico inglês chamado Sir Humphry Davy descobriu que não havia oxigénio no gás cloro e que o cloro era o seu próprio elemento. Davy deu ao cloro o seu nome a partir da palavra "khloros", que em grego significa amarelo-esverdeado.

Como é que utilizamos o cloro?

O corpo humano utiliza o cloro para ajudar a combater os germes, mover os músculos e digerir os alimentos. Os animais também precisam de cloro para sobreviver.

Da mesma forma que o cloro é utilizado para matar bactérias em piscinas, também ajuda a manter a água potável limpa e segura para beber. Não é de surpreender que o cloro também seja encontrado em desinfectantes, produtos de limpeza e lixívia.

Todos os anos, nos Estados Unidos, são produzidos milhares de milhões de libras de cloro para utilização em plásticos, papel, tintas, têxteis, medicamentos sujeitos a receita médica, etc. O cloro é um dos elementos mais importantes no fabrico e produção de bens.

O cloro também é utilizado em vários produtos para automóveis, como almofadas e coberturas de assentos, bem como cabos de pneus e para-choques. A utilização de cloro nestes produtos ajuda a tornar os automóveis mais leves.

O condimento super importante conhecido como sal de mesa também contém cloro.

O nome químico do sal é cloreto de sódio, porque é uma combinação dos elementos sódio e cloro. Sem o cloro, os nossos alimentos teriam um sabor insípido e aborrecido!

Cloro - Factos rápidos

A forma líquida do cloro queima a pele.

Durante a Primeira Guerra Mundial, o cloro foi efetivamente utilizado como arma para envenenar soldados inimigos.

Na sua forma pura, o cloro pode causar problemas respiratórios e irritação dos olhos e da pele.

O cloro pertence a um grupo de elementos conhecidos como halogéneos ou elementos formadores de sal.

Algumas rãs têm um composto de cloro na sua pele que funciona como analgésico.

O gás cloro é 2,5 vezes mais pesado que o ar.

O cloro é o segundo halogéneo mais comum na Terra.

É utilizado para produzir clorofluorocarbonetos (CFC), que eram utilizados em aparelhos de ar condicionado, lacas para o cabelo e outros produtos, até que os CFC começaram a causar buracos na camada de ozono, que protege os seres humanos do sol.

As fugas nos recipientes de cloro podem ser muito perigosas. Como é que se sabe se um recipiente de cloro está a vazar? O amoníaco reage com o cloro para criar uma névoa branca, pelo que é utilizado para detetar estas fugas.

Os seres humanos conseguem cheirar mesmo quantidades muito, muito pequenas de cloro.

Dificilmente se encontra um elemento cloro isolado na natureza, estando normalmente combinado com outro elemento cloro ou com outros elementos como o sódio.

Por este motivo, o cloro é considerado um elemento muito "social".

Agora é oficialmente um perito em cloro! O cloro não se encontra apenas nas piscinas, mas também no oceano, no nosso corpo, na maioria dos medicamentos prescritos e muito mais.

Química