Biografia de John F. Kennedy

  • 35º Presidente dos Estados Unidos
  • Anos de serviço como presidente: 1961-1963
  • Vice-presidente: Lyndon B. Johnson
  • Festa: Democrata
  • Idade aquando da tomada de posse: 43
  • Estado de origem: Massachusetts
  • Data de nascimento: 29 de maio de 1917
  • Morreu: 22 de novembro de 1963
  • Casado: Jacqueline Lee Bouvier
  • Filhos: Caroline, John, Patrick
  • Alcunha: JFK, Jack

Por que é que John F. Kennedy é conhecido?

John F. Kennedy foi um dos mais jovens presidentes dos Estados Unidos e o primeiro católico romano eleito para o cargo, sendo mais conhecido por ter sido assassinado no início da sua presidência.

Kennedy é também conhecido pela Baía dos Porcos e pela Crise dos Mísseis de Cuba.

Início da vida

John F. Kennedy nasceu em 1917, no seio de uma família rica e politicamente ligada a Boston. O seu pai, Joseph, tinha feito fortuna no sector do entretenimento, dos negócios e da bolsa.

Joseph sonhou que um dos seus filhos se tornaria presidente um dia, acreditando que seria o seu filho mais velho, Joe Jr.

Juntamente com os seus oito irmãos, John frequentou as melhores escolas, passou férias em casas de verão e foi servido por criados.

No entanto, durante a sua infância, esteve muitas vezes doente e teve muitos problemas de saúde.

Franklin D Roosevelt

Em 1938, o pai de John foi nomeado embaixador dos EUA na Grã-Bretanha por Franklin D. Roosevelt. John viajou com o pai como seu secretário.

Nesse mesmo ano, herdou um milhão de dólares da sua família.

Mesmo assim, John manteve-se motivado e frequentou a Universidade de Harvard, tendo escrito um livro best-seller ainda na faculdade.

Faculdade de Harvard

Carreira militar

Quando começou a Segunda Guerra Mundial, Kennedy alistou-se na Marinha dos Estados Unidos e serviu no Pacífico Sul, onde comandou um pequeno barco torpedeiro a motor.

Em agosto de 1943, o barco de Kennedy foi abalroado por um contratorpedeiro japonês, tendo liderado os sobreviventes numa travessia a nado de três milhas até uma ilha próxima, puxando um companheiro de tripulação ferido por uma correia de colete salva-vidas presa nos dentes.

Esconderam-se do inimigo na ilha durante dias até Kennedy conseguir pedir ajuda, tendo recebido uma Medalha de Valor e um Coração Púrpura pelos seus actos heróicos.

Infelizmente, o irmão de Kennedy, Joe Jr., foi morto numa missão na Europa e Joseph Kennedy passou a ter como objetivo que John se tornasse presidente um dia.

Carreira política

Depois de deixar a Marinha, Kennedy trabalhou brevemente como repórter antes de ser eleito para o Congresso em 1946. Cumpriu três mandatos na Câmara dos Representantes dos EUA e, em 1952, foi eleito para o Senado.

Câmara dos Representantes

Vida familiar

No mesmo ano em que se tornou senador, Kennedy conheceu Jacqueline Lee Bouvier num jantar e o casal casou-se um ano depois.

Tiveram três filhos: Caroline, John e Patrick, mas Patrick morreu na infância.

Kennedy continuou a debater-se com problemas de saúde, nomeadamente a doença de Addison, que muitos médicos consideravam terminal (mortal).

Além disso, tinha dores de costas tão fortes que não conseguia levantar os filhos.

Campanha presidencial

Apesar dos seus problemas de saúde e da consequente fraca participação no Congresso, Kennedy tinha objectivos políticos mais ambiciosos.

Tentou obter a nomeação para vice-presidente em 1956, mas perdeu por pouco. Em 1960, obteve a nomeação presidencial e concorreu contra o então vice-presidente Richard M. Nixon.

Kennedy acabou por ganhar uma das eleições presidenciais mais renhidas da história dos Estados Unidos.

Presidência

No seu discurso de tomada de posse, o recém-eleito presidente disse: "Não perguntem o que o vosso país pode fazer por vós - perguntem o que podem fazer pelo vosso país".

Falou da necessidade de os americanos trabalharem em conjunto para melhorar o país e para vencer a atual Guerra Fria contra o comunismo em todo o mundo.

Leia também: Factos sobre a tomada de posse para crianças

Guerra Fria

No início da sua presidência, Kennedy aprovou a invasão da Baía dos Porcos, uma tentativa de derrubar o líder comunista cubano Fidel Castro.

Durante a missão, 1.400 rebeldes cubanos treinados pela CIA invadiram a Baía dos Porcos, em Cuba. Quase todos os rebeldes foram capturados ou mortos. A invasão foi um desastre.

Em 1962, os Estados Unidos descobriram que a União Soviética estava a construir secretamente bases de mísseis em Cuba, com as quais poderia atacar os Estados Unidos com bombas nucleares.

Em consequência, os Estados Unidos e a União Soviética aproximaram-se de uma guerra nuclear. Kennedy anunciou um bloqueio naval a Cuba, que cortou o acesso dos cubanos aos abastecimentos.

A União Soviética concordou em eliminar as instalações de mísseis se os Estados Unidos prometessem não invadir Cuba e retirar seus mísseis da Turquia.

Pouco depois, a União Soviética juntou-se aos Estados Unidos e à Grã-Bretanha para assinar um tratado de proibição de testes nucleares.

Política interna

No plano interno, as principais prioridades de Kennedy eram os direitos civis e a redução do imposto sobre o rendimento. Grande parte da sua legislação não foi aprovada, mas Kennedy continuou a ser um presidente extremamente popular nos Estados Unidos e em todo o mundo.

Kennedy também criou o Corpo da Paz, uma organização que continua a enviar jovens voluntários para trabalhar em países subdesenvolvidos de todo o mundo.

Assassinato de JFK

Em 22 de novembro de 1963, John F. Kennedy seguia na comitiva presidencial pelo centro de Dallas, no Texas.

22 de novembro de 1963, Dallas, Texas, EUA - O Presidente e a Sra. John F. Kennedy sorriem para a multidão que acompanha o percurso da sua comitiva em Dallas, Texas, em 22 de novembro de 1963.

Foi atingido por dois tiros no pescoço e na cabeça por Lee Harvey Oswald, um jovem de 24 anos que se dizia ser comunista. Kennedy foi declarado morto pouco depois de chegar a um hospital local.

Quando Oswald foi preso, dois dias depois, foi baleado e mortalmente ferido a caminho da cadeia. Desde então, surgiram muitas outras teorias sobre o assassínio de JFK.

Estas teorias incluem o facto de Kennedy ter sido assassinado por agentes russos, pela Máfia, pelo governo americano, pela CIA, ou mesmo pelo vice-presidente Lyndon B. Johnson.

Investigações adicionais concluíram que Oswald agiu sozinho, mas as sondagens mostram que o público americano continua a não estar convencido.

Lee Harvey Oswald

Kennedy foi sepultado num funeral de Estado no cemitério de Arlington. Um milhão de pessoas encheram as ruas de Washington, DC, para assistir ao cortejo fúnebre e prestar homenagem ao querido presidente.

Factos divertidos sobre John F. Kennedy

Kennedy foi o primeiro presidente da nação nascido no século XX.

Na altura, foi o presidente mais jovem alguma vez eleito para o cargo (Theodore Roosevelt era mais novo, mas não foi eleito, tendo-se tornado presidente após a morte de William McKinley).

Theodore Roosevelt

JFK participou no primeiro debate presidencial televisionado e muitos acreditam que o facto de ser jovem e bonito contribuiu para a sua vitória.

O seu irmão Bobby foi seu procurador-geral e o seu irmão mais novo, Edward ("Ted"), foi eleito para o Senado em 1962.

As pessoas comparavam a família Kennedy à corte do Rei Artur em Camelot.

Os irmãos Kennedy

Mais tarde, o irmão de JFK, Bobby, também se candidatou à presidência, mas foi assassinado antes das eleições.

A mulher de Kennedy, apelidada de Jackie, tornou-se um famoso ícone de estilo e toda a família era vista como bonita e glamorosa.

Ganhou um Prémio Pulitzer pelo seu livro Perfis de coragem , escrito enquanto recuperava de uma cirurgia às costas.

Presidentes dos EUA

O Presidente Barack Obama é fotografado durante uma sessão de retrato presidencial para uma fotografia oficial na Sala Oval, 6 de dezembro de 2012.