Depois da guerra

A Segunda Guerra Mundial teve um enorme impacto em todo o mundo: as fronteiras mudaram e muitas pessoas queriam um novo começo depois de uma guerra tão devastadora.

Muitos países da Europa e da Ásia tinham sido destruídos por bombardeamentos violentos. Muitos países demoraram anos a recuperar. Alguns ficaram enfraquecidos e pobres. Havia muito para reconstruir.

Europa

Durante a guerra, a Alemanha tomou conta de grande parte da Europa, o que fez com que as fronteiras entre os países ficassem pouco claras.

Os governos da Europa tiveram de se reunir para redefinir as fronteiras destes países e decidir quem mandava.

Em vez de cometerem o mesmo erro que tinham cometido após o Tratado de Versalhes e não deixarem a Alemanha recuperar, os países vencedores decidiram ajudar a Alemanha.

A Europa precisava de muito dinheiro (ajuda financeira) para ajudar a recuperar e reconstruir todas as pontes, estradas e edifícios que foram destruídos durante a guerra.

Muitas pessoas perderam as suas casas e precisavam de ser realojadas. Os EUA ofereceram ajuda financeira aos países, o chamado Plano Marshall.

Os Estados Unidos também queriam impedir a propagação do comunismo e, por isso, deram dinheiro para ajudar estes países a criar democracias fortes.

A URSS (Rússia) assumiu o controlo de muitos países do Leste da Europa, incluindo a Polónia, a Roménia, a Albânia, a Bulgária, a Checoslováquia e a Hungria.

A União Soviética (URSS) e os EUA

Uma das principais dificuldades residia no facto de duas grandes potências discordarem totalmente quanto à forma de governar. Os EUA eram contra o comunismo.

Em teoria, o comunismo é quando se acredita que a riqueza do país deve ser partilhada por toda a população.

Mas é um pouco mais complicado do que isso: os Estados Unidos acreditavam no capitalismo, apoiando as empresas e ajudando assim a economia a crescer.

Estas duas formas de governar são completamente diferentes e conduziram a um confronto duradouro entre estas duas grandes potências, a chamada Guerra Fria .

Estes dois países decidiram dividir a Alemanha ao meio: os EUA controlavam a parte ocidental e a URSS a parte oriental.

Na Coreia do Sul, o país foi dividido em duas partes: a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, controladas pela URSS, que era comunista, e a Coreia do Sul, controlada pelos EUA.

O plano era realizar eleições livres para todo o país ao fim de algum tempo, mas a divisão manteve-se e continua a existir até hoje.

A Guerra Fria

A Guerra Fria foi chamada de "guerra fria" porque nunca chegou a haver uma guerra entre os dois principais países envolvidos, a URSS e os EUA.

No entanto, os EUA entraram em guerra na Coreia e no Vietname.

Os países ocidentais formaram uma aliança chamada NATO contra a URSS e os países da Europa de Leste sob o seu controlo.

A URSS e os outros países comunistas tinham um pacto chamado Pacto de Varsóvia.

Japão e Ásia Oriental

Os Estados Unidos (que faziam parte dos Aliados) assumiram o controlo do Japão enquanto este recuperava da guerra. O Japão tornou-se independente em 1952.

A economia japonesa cresceu graças à ajuda financeira e ao apoio dos Estados Unidos.

Apesar de serem inimigos de guerra, os EUA não queriam que o comunismo se espalhasse.

Os EUA acreditavam que o comunismo se propagava nos países pobres, pelo que, por vezes, davam dinheiro a esses países para impedir que isso acontecesse.

Na China, antes da Segunda Guerra Mundial, teve início uma guerra civil entre comunistas e nacionalistas, que se prolongou após a guerra, tendo os comunistas vencido e os nacionalistas fugido para Taiwan.

Crimes de guerra

Durante a Segunda Guerra Mundial foram cometidos crimes hediondos contra a humanidade e muitos dos responsáveis da Alemanha e do Japão foram levados a julgamento.

Os crimes cometidos foram o Holocausto (a morte de milhões de pessoas, incluindo 6 milhões de judeus), o trabalho escravo e a tortura de prisioneiros de guerra, tendo muitos líderes sido executados.

As Nações Unidas

As pessoas no mundo queriam tentar impedir que a Segunda Guerra Mundial acontecesse e uma das formas de o fazer era unindo muitos países em todo o mundo.

A Organização das Nações Unidas foi criada em 24 de outubro de 1945, com a participação de 51 países, incluindo a China, a França, a União Soviética, o Canadá e os Estados Unidos.

Segunda Guerra Mundial