Deuses e deusas romanos
Muitos planetas do nosso sistema solar, como Vénus e Neptuno, têm nomes de deuses romanos! O Império Romano foi uma das maiores civilizações antigas, durando mais de 1000 anos. Durante este período, adoravam mais de 60 deuses e deusas!
Os romanos tinham deuses para tudo - desde Júpiter para o relâmpago, a Sterculius para o cocó! Acreditavam que rezar a diferentes deuses traria boa sorte. Aqui, vamos ver alguns deuses e deusas romanos importantes.
12 Principais Deuses Romanos
Os 12 principais deuses romanos eram chamados de Conselho dos Deuses. Eram eles:
Júpiter / Zeus
Deus do Céu, do Relâmpago e do Trovão
Rei dos Deuses e Deus da Lei e da Ordem, Júpiter era o protetor de Roma. Os soldados rezavam no seu templo depois de vencerem as batalhas. Era marido de Juno e irmão de Neptuno e Plutão. Possuía um raio que podia disparar do céu para criar relâmpagos e trovões. O seu animal sagrado era a águia e a sua árvore sagrada era o carvalho.
Juno / Hera
Deusa da Mulher e da Fertilidade
Rainha dos Deuses, Juno era também protetora de Roma. É frequentemente representada segurando um cetro. O mês de junho tem o seu nome. Era a mãe de Marte e Vulcano. Está associada às romãs, simbolizando o amor conjugal. O seu animal sagrado era o pavão.
Neptuno / Poseidon
Deus do Mar
Deus das Águas, era venerado por ser o pai de todos os seres vivos da Terra, uma vez que controlava a água da chuva. É o criador do cavalo. Possuía um tridente, com o qual podia golpear para criar nascentes de água. Era casado com Salácia, Deusa da Água Salgada.
Minerva / Atena
Deusa da sabedoria, da aprendizagem, das artes e da indústria
Deusa da Sabedoria, das Artes e da Guerra Estratégica, o seu animal sagrado era a coruja e a sua árvore sagrada era a oliveira. Acredita-se que Minerva tenha brotado completamente crescida e armada da testa de Júpiter. Juntamente com Júpiter e Juno, era adorada como parte da Tríade em templos especiais. Foi a inventora da carruagem e da flauta.
Marte / Carneiro
God of War
Deus da guerra e o mais importante deus militar, Marte empunhava uma lança que, segundo se dizia, tremia quando a guerra estava próxima. Era o pai de Remo e Rómulo, os fundadores de Roma. O seu animal sagrado era o lobo. O mês de março tem o seu nome.
Vénus / Afrodite
Deusa do Amor e da Beleza
Deusa da paixão e do desejo, Vénus era a mais bela das deusas, mãe de Cupido e esposa de Vulcano. As noivas ofereciam-lhe presentes antes do casamento e os romanos celebravam o festival de Veneralia em sua honra.
Apollo / Apollo
Deus da Música, do Tiro com Arco, da Cura, da Poesia e da Verdade
Deus do arco e da flecha, da música e da dança, da profecia, do sol, etc., Apolo era filho de Júpiter e irmão gémeo de Diana. Possuía uma lira dourada, cujas sete cordas representavam os sete planetas, e é frequentemente representado com um arco e uma aljava de flechas.
Diana / Artemis
Deusa da caça, do tiro com arco e dos animais
Deusa da caça e da lua, Diana tinha como animal sagrado o veado e como árvore sagrada o cipreste. É frequentemente representada com uma lua crescente na cabeça. Recebeu uma matilha de cães de caça de Pan, deus das florestas. Durante o seu festival da Nemoralia, era proibido caçar e matar animais.
Vulcano / Hefesto
Deus dos ferreiros e dos vulcões
Deus das invenções e do fogo, incluindo vulcões e uma forja de ferreiro, Vulcano era o artesão dos deuses e criava todas as suas armas. Por ter forjado o raio, Júpiter casou-o com Vénus. Estava associado a um martelo e a uma bigorna.
Mercúrio / Hermes
Deus dos viajantes e dos comerciantes
Deus das viagens, do comércio e da comunicação, Mercúrio era o mensageiro dos deuses. É frequentemente representado com sandálias aladas, que lhe permitiam voar e entregar mensagens. Também servia de guia das almas para o submundo. Apolo deu-lhe um bastão mágico chamado caduceu.
Ceres / Deméter
Deusa da agricultura, das colheitas e das estações do ano
Deusa da agricultura e da natureza, Ceres era responsável pela fertilidade da Terra e estava associada às papoilas e ao trigo. Era a mãe de Prosérpina, a mulher de Plutão, e segurava frequentemente uma cornucópia, um grande corno que continha grãos e flores para significar abundância. Os romanos celebravam o festival da Cerealia em sua honra.
Vesta / Héstia
Deusa do Lar e da Casa
Deusa da lareira e da família, Vesta era representada como o fogo no seu templo. Era a guardiã dos romanos e só as suas sacerdotisas podiam entrar no seu templo. O seu festival Vestalia era um feriado importante. Era irmã de Júpiter, Neptuno e Plutão.
Outros deuses romanos interessantes
- Plutão, Deus da Morte e do Submundo e irmão de Júpiter e Neptuno
- Prosérpina, deusa do mundo subterrâneo e esposa de Plutão
- Saturno, Deus da Riqueza e do Tempo e pai de Júpiter, Neptuno e Plutão
- Baco, deus do vinho, da festa e do teatro
- Jano, deus das portas, dos começos e dos fins, geralmente representado com duas faces
- Flora, Deusa das Flores e da primavera
- Fauna, Deusa dos animais e da vida selvagem
- Hércules, deus meio-mortal da força e filho de Júpiter
- Cupido, Deus do Amor e filho de Vénus e Marte, cujas flechas podem fazer com que as pessoas se apaixonem
- Esculápio, Deus da Medicina e da Cura e filho de Apolo
- Vitória, Deusa da Vitória, especialmente na guerra
A origem da mitologia romana
A mitologia romana começa com a história do nascimento de Roma. Marte teve gémeos, Rómulo e Remo, que foram banidos para a morte pelo rei Amúlio. Criados por uma loba, cresceram com o objetivo de destituir o rei Amúlio e criar uma nova cidade, mas não conseguiam decidir onde. Uma luta maciça terminou com Rómulo a matar Remo. Na vitória, Rómulo deu o seu nome à nova cidade de Roma.
Mitologia romana e grega
Inicialmente, Roma e a Grécia eram civilizações vizinhas, mas mais tarde Roma conquistou a Grécia. Os romanos tomaram emprestado e reinterpretaram a mitologia grega. Todos os principais deuses romanos são simplesmente rebatizados de deuses gregos, embora alguns, como Jano, sejam originais.
Enquanto os deuses gregos tinham características e personalidades humanas, os deuses romanos eram considerados divinos. Os rituais eram também mais importantes para os romanos do que para os gregos, e celebravam muitas festas religiosas como feriados oficiais.