Factos sobre a Batalha de Somme

A Batalha do Somme é uma das batalhas mais recordadas da nossa história. Foi uma das maiores, mais longas e mais trágicas batalhas da Primeira Guerra Mundial e muitos soldados perderam a vida.

Durou de 1 de julho a 18 de novembro de 1916.

Ainda hoje, muitas pessoas vão visitar os campos de batalha no norte de França para ver o local onde os seus familiares ou antepassados perderam a vida.

Os campos estão agora cobertos de pequenas cruzes, e cada cruz representa uma vida perdida.

Quem lutou na Batalha do Somme?

A Batalha do Somme foi travada no norte de França em 1916 entre os Aliados (britânicos e franceses) de um lado e as Potências Centrais (alemães) do outro.

Para muitos soldados britânicos, esta foi a sua primeira batalha.

Lord Kitchener, o ministro da guerra da Grã-Bretanha, recrutou um exército de voluntários que recebeu o nome de exército de Kitchener.

A muitos soldados foi-lhes prometido que poderiam ser colocados ao lado dos seus amigos para combaterem com os seus amigos e vizinhos.

Preston Pals na Estação Ferroviária de Preston, agosto de 1914

Muitos dos soldados eram extremamente jovens e não sabiam o que era realmente a guerra antes de saírem de casa e viajarem para as trincheiras no norte de França.

Como é que seria a guerra?

Nos seus países de origem, a Grã-Bretanha e a Alemanha, tinham dito aos jovens que ir para a guerra era heroico e corajoso.

Mas quando estes jovens chegaram às trincheiras, o cenário estava longe de ser o que poderiam ter imaginado.

A guerra de trincheiras da Primeira Guerra Mundial introduziu uma nova forma de combate.

Nas trincheiras, as metralhadoras de tiro rápido eram novinhas em folha e as condições eram horríveis, sujas e ruidosas, como nunca se tinha visto na história da guerra.

Estar com os amigos pode ter ajudado, mas estes pobres jovens de todos os lados enfrentavam os horrores deste novo tipo de guerra quando arriscavam as suas vidas todos os dias.

Não faziam ideia daquilo em que se estavam a meter quando saíram de casa.

Batalha de Verdun 1916

Os acontecimentos da Batalha do Somme

Antes da batalha, ambos os lados tinham estado envolvidos numa guerra de trincheiras ao longo da Frente Ocidental, mas ninguém tinha ganho terreno.

Foi planeado um grande ataque para finalmente forçar a retirada alemã.

Tudo mudou quando os alemães atacaram os franceses na Batalha de Verdun. A França teve de enviar tropas e a Inglaterra atacou cedo para tentar afastar os esforços alemães de Verdun e regressar ao Somme.

Os Aliados lançaram um pré-ataque, disparando mais de 1.600.000 obuses com 3.000 canhões num ataque direto de oito dias.

Este ataque foi um fracasso, porque os alemães esperaram e também não causaram danos nas suas fortificações.

Tropas australianas a atacar uma trincheira na batalha de Gallipoli

Um final trágico para todos os lados

Ignorando este fracasso, os Aliados ordenaram o ataque a 1 de julho de 1916. Milhares de homens do lado dos Aliados foram "por cima" (das trincheiras) e avançaram em direção às linhas alemãs.

No pior dia da guerra britânica, os soldados foram abatidos a tiro e registaram-se mais de 60.000 baixas e 20.000 mortos no primeiro dia.

Ambulância de campanha militar Ford Modelo T da Primeira Guerra Mundial

Mas os aliados continuaram, até 18 de novembro, e ganharam sete milhas, mas sofreram 623.000 baixas do lado aliado e 500.000 baixas alemãs.

No total, houve 1.000.000 de baixas e é uma das batalhas mais sangrentas e trágicas da história da humanidade.

Até hoje, os historiadores não conseguem decidir se o Comandante Haig deveria ter lançado este ataque. Terá o seu plano de batalha falhado e sido um trágico desperdício de vidas?

Ou não teve outra opção senão avançar para ajudar os franceses a sair da Batalha de Verdun?

O que é que acha?

Hora do Quiz - Teste os seus conhecimentos

Onde é que se travou a Batalha do Somme?

Quando teve lugar a Batalha do Somme?

Quem combateu na Batalha do Somme?

Quantas baixas se registaram no total?

O que é que existe atualmente no campo de batalha para nos ajudar a recordar as vidas que se perderam?

Guerra Mundial