Factos sobre a Terra para crianças

Leia os nossos factos sobre a Terra e reveja a nossa folha de perguntas na secção de actividades no final para testar os seus conhecimentos sobre o nosso maravilhoso planeta natal!

Vivemos num lugar muito especial, um lugar a que chamamos casa... e esse lugar é a Terra! Aqui temos alguns factos fantásticos sobre a Terra que o vão deixar boquiaberto. Continue a ler e prepare-se para ficar espantado!

Sabias que a Terra não é realmente redonda? Na verdade, tem mais a forma de uma esfera. A razão para isso é a atração gravitacional. Esta atração dá-lhe algumas protuberâncias e saliências... por isso, vê por onde andas!

Aposto que pensavas que o dia tinha 24 horas, mas na verdade não tem, tem 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. Lembra-te deste facto e diz à tua professora da próxima vez que ela perguntar, talvez a surpreendas!

Leia também sobre o Dia da Terra

Os oceanos na Terra

Os oceanos cobrem a maior parte da superfície da Terra, mas sabia que ainda só descobrimos 10% da sua superfície? Apesar de termos descoberto milhares de espécies, os especialistas pensam que podem existir pelo menos mais 25 milhões que estão à espera nesses 90% dos oceanos em que ainda nem sequer pusemos os pés, ou melhor, mergulhámos.

Todos os continentes da Terra eram um grande continente há milhões de anos. Como deve ter sido grande! Chamava-se Pangeia e começou a separar-se há 200 milhões de anos. E foi assim que se formaram todos os continentes que temos hoje. Coisas incríveis, não é?

Se gosta de muita gente à sua volta, então a Gronelândia não é o local ideal para si. É o local menos povoado da Terra, com apenas 56 000 pessoas numa área de 2 milhões de quilómetros quadrados.

Outro planeta como a Terra?

Os cientistas estão à procura de um novo planeta onde as pessoas possam viver, tal como a Terra, e já encontraram alguns que podem ser possíveis, incluindo o Kepler 22b, que gira em torno de uma estrela, tal como o nosso planeta.

Pergunto-me se isto acontecerá alguma vez na nossa vida, em que em vez de nos mudarmos para uma nova cidade, nos mudamos para um novo planeta!

A Terra tinha um gémeo. Quem pensaria que um planeta teria um gémeo, isso é estranho! De qualquer forma, o seu gémeo chamava-se Theia. Era do mesmo tamanho que Marte e estava 60⁰ à nossa frente ou atrás de nós.

Aparentemente, Theia chocou com a Terra há milhões de anos e, bem, a Terra estava claramente esfomeada, pois engoliu tudo, exceto a parte que é agora a Lua! Uau! Os cientistas acreditam que a nossa Lua é realmente demasiado grande para o nosso planeta e é composta de muitas das mesmas coisas de que a Terra é feita! Será que isso é realmente verdade?

Sabia que a Antárctida contém 70% da água potável do mundo? Toda essa água só num sítio... é espantoso. Também tem 90% do gelo da Terra. Uau, quem diria que a Antárctida nos dá tanto?

A cadeia de montanhas mais longa do mundo

A maior cadeia montanhosa do mundo está, na verdade, debaixo de água! Chama-se Atlantic Mid Ocean Ridge System, estende-se por cerca de 80.000 quilómetros e é quase 20 vezes mais comprida do que a Cordilheira dos Andes à superfície.

Uau, isto é qualquer coisa.

Em 2012, o buraco na camada de ozono foi mais pequeno do que alguma vez tinha sido em 10 anos! Espero que estejas a fazer a tua parte para salvar o nosso planeta!

2 galões (1 litro) de água do mar contêm um bilionésimo de um grama de ouro. Então vá agora mesmo para a praia e comece a colecionar! Talvez um dia fique rico!

A Terra pode ser Vénus!

Imaginem a Terra como a superfície de Vénus... De certeza que não conseguiríamos viver aqui! Sabiam que a Terra é o único planeta do nosso sistema solar que tem placas tectónicas? E, mais espantoso ainda, sem elas, o nosso planeta sobreaqueceria e ficaria exatamente como Vénus!

A gravidade não é igual em toda a Terra, por isso há zonas que têm mais gravidade do que outras. Isso é interessante. Se vive na Baía de Hudson, no Canadá, então vive num local que tem uma gravidade mais baixa do que a maioria das zonas. Aparentemente, isso deve-se aos glaciares que existiam no local.

Já te perguntaste onde se encontram mais espécies? Nas reservas, no mar, nas florestas tropicais? Pois bem, a maior parte das espécies encontra-se nos recifes de coral subaquáticos! Há mais espécies aqui do que nas florestas tropicais!

O ponto mais profundo da Terra

O ponto mais profundo da Terra é a Fossa das Marianas, que desce, desce, desce por uns enormes 10.916 metros, o que levaria muito tempo para descer!

Nos Camarões, no Ruanda e no Congo, os lagos Nyos, Monoun e Kivu são todos lagos de crateras que se situam sobre terrenos vulcânicos.

O magma que borbulha por baixo pode libertar gases mortais e, de um momento para o outro, o lago pode explodir. Seria uma visão espantosa!

Já ouviste dizer que existem milhões e milhões de espécies na Terra? Bem, adivinha? Apenas 14% das espécies do mundo foram realmente descobertas e identificadas. Isso é uma loucura!

Isto vai deixá-lo boquiaberto: todos os anos, há 8,6 milhões de relâmpagos na superfície do planeta. Cuidado com as tempestades de raios!

Agora, já está a par de tudo o que se passa na Terra e sabe alguns factos fantásticos sobre o nosso planeta natal!

Tempo de atividade

Clique para descarregar ou imprimir a nossa folha de perguntas para utilizar em casa ou na aula!

Perguntas sobre a Terra (todas as respostas encontram-se nesta página)

Planetas