Factos sobre economia para crianças

Quer saber como explicar economia a uma criança?

A maneira mais simples de compreender a economia é pensar nela como uma forma de uma comunidade ter sempre o necessário para sobreviver e não ficar sem nada e enfrentar a fome.

Isto depende de algumas pessoas que fabricam produtos, trocam esses produtos com outros e fazem com que valha a pena para os produtores continuarem a fabricar os produtos de que todos na comunidade necessitam.

Dois termos importantes em economia são "bens" e "serviços".

Tipos de economia

No mundo atual, a economia divide-se em dois tipos principais: a microeconomia e a macroeconomia.

Microeconomia

Trata-se da forma como os indivíduos produzem e consomem produtos, como o trabalho é dividido e como os indivíduos cooperam entre si.

A microeconomia analisa a oferta, a procura e os custos dos bens.

Macroeconomia

A macroeconomia analisa a capacidade da comunidade, da região ou da nação em geral para produzir produtos de forma eficiente, de modo a que todos tenham o suficiente para viver confortavelmente.

A macroeconomia considera o comércio externo, as taxas de desemprego, a inflação e as taxas de juro. É o estudo da forma como a produção de bens afecta a expansão, as recessões e as depressões.

O principal problema é que é da natureza humana querer sempre mais e mais produtos, mas nem todas as nações podem fornecer a quantidade de bens que as pessoas querem.

O que as nações temem é que a explosão demográfica em muitos países seja maior do que a oferta de alimentos.

Definições

Bens - Os objectos físicos que são comprados e vendidos; são fabricados, cultivados, retirados da terra ou retirados da terra e do mar.

Serviços - são acções que alguém presta a outrem ou paga a alguém para fazer por si. Podem ser o ensino, a prestação de cuidados médicos, a prestação de serviços de transporte ou bancários, etc.

Expansão - A economia de uma região está a crescer e a tornar-se autossuficiente, o que eleva o nível de vida dos habitantes da região. As pessoas têm mais do que precisam para sustentar a vida.

Recessão - É uma altura em que há um declínio na produção que dura alguns meses e as pessoas têm medo de gastar dinheiro.

Esta situação pode ser desencadeada por uma catástrofe natural, uma queda no valor das acções ou talvez uma pandemia.

Os governos respondem normalmente aumentando a moeda disponível, diminuindo as taxas de juro ou aumentando a despesa pública.

Depressão - Trata-se de uma recessão prolongada, ou seja, uma diminuição acentuada da procura de bens e serviços, que pode levar as empresas a despedir os seus trabalhadores ou mesmo a encerrar.

Os salários caem drasticamente e o desemprego dispara. A última depressão norte-americana durou anos.

Quiz Time - Teste os seus conhecimentos de economia!

Perguntas

Numa frase, descreva a microeconomia.

Numa frase, descreva a macroeconomia.

O que é uma mercadoria? Dê três exemplos.

O que são serviços e três exemplos.

O que é uma depressão?

Respostas

A microeconomia é a forma como os indivíduos produzem e consomem produtos, como o trabalho é dividido e como os indivíduos cooperam entre si.

A macroeconomia é a capacidade de uma comunidade, região ou nação produzir produtos de forma eficiente para que todos tenham o suficiente para viver confortavelmente.

As mercadorias são coisas que as pessoas produzem, compram e utilizam - como o petróleo, a carne de vaca e o peixe.

Os serviços são o que as pessoas fazem umas pelas outras, como ensinar, prestar cuidados e dar boleias.

Uma depressão é uma recessão prolongada em que as pessoas são despedidas do trabalho, as empresas fecham, os salários descem e o desemprego aumenta.

Dinheiro, finanças & economia