Factos sobre o louva-a-deus
Se houvesse um concurso para o nome mais fixe de um inseto, o louva-a-deus ganharia! Na verdade, o louva-a-deus refere-se a uma ordem de insectos. Existem mais de 2400 espécies diferentes e 460 géneros de louva-a-deus em todo o mundo!
Os louva-a-deus têm patas dianteiras proeminentes para apanhar as presas. Normalmente, ficam numa posição vertical, com os antebraços dobrados, o que faz com que pareçam estar a rezar profundamente!
Leia também: Factos sobre o gafanhoto para crianças
Rápido Factos sobre o louva-a-deus
- Os louva-a-deus são os únicos insectos que possuem visão estéreo.
- Os louva-a-deus têm uma capacidade auditiva inferior.
- Nos climas mais quentes, o habitat do louva-a-deus é mais frequente.
- Os louva-a-deus perseguem calmamente ou esperam que as suas presas se aproximem,
- Os louva-a-deus são parentes das térmitas e das baratas
- Por vezes, as fêmeas comem os seus companheiros.
- A aparência distinta dos louva-a-deus pode funcionar como camuflagem para defesa.
- O corpo do louva-a-deus-flor assemelha-se a flores.
- Os louva-a-deus são atacados por predadores como aranhas, sapos, lagartos e pássaros.
- Os louva-a-deus capturam as presas com patas dianteiras especializadas.
Aparência do louva-a-deus
Os louva-a-deus têm cabeças grandes em forma de triângulo, pescoços compridos, 2 olhos compostos grandes e 3 mais pequenos e um par de antenas. Os louva-a-deus são geralmente de cor verde ou castanha.
Qual é o tamanho do louva-a-deus?
Uma vez que existem tantas espécies de louva-a-deus, os seus tamanhos também variam. Em média, têm um comprimento de 2 polegadas e pesam 0,009 libras. A espécie mais pequena de louva-a-deus é a Bolbe pygmaea, encontrada apenas na Austrália. Tem um comprimento médio de apenas 0,39 polegadas! Outra espécie da Austrália, Archimantis monstrosa ou o Louva-a-deus Monstro, pode crescer até 3,5 polegadas!
O maior louva-a-deus
O louva-a-deus chinês, Tenodera sinensis, é uma das maiores espécies de louva-a-deus, podendo atingir 5 polegadas de comprimento! O maior exemplar foi registado em 1929, com mais de 7 polegadas de comprimento!
A maior espécie conhecida de louva-a-deus é a Leptocola phthisica, um louva-a-deus de pau grande da África Oriental, cujos indivíduos atingem um comprimento impressionante de mais de 10 centímetros!
O que é que os louva-a-deus comem?
Os louva-a-deus são carnívoros e alimentam-se de muitos insectos e até de pequenos animais. A sua dieta inclui principalmente grilos e gafanhotos. Também gostam de formigas, lagartas, traças, moscas e escaravelhos. Ocasionalmente, alimentam-se de vertebrados como lagartos, rãs, pequenos peixes e aves!
Os louva-a-deus maiores também podem comer os mais pequenos. Os louva-a-deus chineses também se alimentam por vezes de pólen! Os louva-a-deus só se alimentam de presas vivas. Nunca comem restos mortais. Normalmente, esperam que a presa esteja ao seu alcance, embora algumas espécies possam caçar quando têm muita fome.
Os louva-a-deus comem aranhas?
Os louva-a-deus são conhecidos por apanharem e comerem aranhas vivas. Agarram as aranhas pela extremidade traseira antes de as comerem com as suas poderosas bocas, para se protegerem dos sacos de veneno nocivos. Na maioria das vezes, comem apenas aranhas não venenosas e de tamanho pequeno.
Porque é que as Louva-a-Deus fêmeas comem os machos?
Quase 90% das espécies de louva-a-deus predadores praticam um ritual chamado canibalismo sexual. Durante o acasalamento, a fêmea do louva-a-deus costuma morder e comer a cabeça do macho, o que geralmente acontece quando o macho está a desmontar a fêmea.
Não existe uma razão concreta para que os louva-a-deus o façam, mas há quem acredite que este facto ajuda a fêmea a sustentar-se durante o processo de acasalamento, que pode ser muito intensivo em termos energéticos, uma vez que as fêmeas bem alimentadas parecem comer menos os machos do que as famintas.
Alguns cientistas também pensam que os aminoácidos que as fêmeas recebem ao comerem os machos as ajudam a pôr mais ovos. Uma corrente de pensamento também acredita que o canibalismo sexual só é praticado por louva-a-deus que estão sob observação. Assim, pode ser apenas uma resposta ao stress.
Onde se encontram os louva-a-deus?
Os louva-a-deus encontram-se em todos os continentes do mundo, exceto na Antárctida! Encontram-se sobretudo em regiões tropicais e subtropicais. Desenvolvem-se em zonas com invernos amenos e vegetação suficiente, o que inclui florestas tropicais, prados, pastagens e até desertos.
Quanto tempo vivem os louva-a-deus?
Na natureza, os louva-a-deus têm uma esperança média de vida de apenas 1 ano, pelo que têm uma vida curta. Os machos têm uma esperança de vida mais curta, de 7 a 8 meses, em comparação com os 11 a 12 meses das fêmeas. As espécies mais pequenas vivem apenas 4 a 6 semanas.
Características físicas do louva-a-deus
Olhos e visão do louva-a-deus
O louva-a-deus tem um total de 5 olhos, incluindo 2 grandes olhos compostos virados para a frente em ambos os lados e 3 olhos simples no meio da cabeça.
Os olhos grandes são usados para detetar movimento e distância. Os olhos mais pequenos são usados para detetar luz. A parte da frente dos olhos grandes é chamada fóvea. É um conjunto de muitas células que os ajudam a ver. Permite-lhes focar e seguir a presa de forma eficiente.
Os olhos compostos estão muito espaçados, o que permite aos louva-a-deus um amplo campo de visão. Também têm uma visão estéreo ou visão 3D. O que significa isto? Tal como os humanos, os louva-a-deus também conseguem sentir a profundidade. Os dois olhos fornecem imagens ligeiramente diferentes dos mesmos objectos. Usando isto, o seu cérebro consegue dizer a que distância e profundidade o objeto está realmente.
Virar a cabeça
Os longos pescoços dos louva-a-deus são altamente flexíveis. Algumas espécies de louva-a-deus podem rodá-lo 180 graus! Quando reparam num objeto em movimento, viram imediatamente a cabeça para o trazer para o seu campo de visão direto. Isto ajuda-os a distinguir rapidamente entre presas e predadores.
Asas de louva-a-deus
Os louva-a-deus dividem-se em 3 categorias: com asas longas, com asas curtas ou sem asas. Nas espécies com asas, existem 2 conjuntos de asas. As asas exteriores servem de escudo para as interiores e também ajudam o louva-a-deus a camuflar-se. As asas interiores são mais claras e delicadas.
Os louva-a-deus voam?
Mesmo nas espécies que não são desprovidas de asas, estas desenvolvem-se na maior parte das vezes muito tarde, pelo que muitos louva-a-deus não voam. A única altura em que os louva-a-deus voam é durante a época de acasalamento, quando as fêmeas atraem os machos. Os machos voam geralmente apenas à noite, para evitar serem vistos pelos predadores.
Altamente ágil
Os louva-a-deus são muito ágeis e controlam muito bem o seu corpo, utilizando as patas dianteiras e traseiras para manter o equilíbrio no ar. Um salto demora menos de um décimo de segundo! Podem também mudar de direção no ar para saltar sobre um alvo específico.
Talento em Camuflagem
Os louva-a-deus são mestres da camuflagem, o que os ajuda a escapar aos predadores e, ao mesmo tempo, a atrair as presas. Os louva-a-deus que se encontram nos prados e nas florestas são geralmente verdes ou cor-de-lima, enquanto os das regiões mais secas são castanhos.
Algumas espécies de louva-a-deus assemelham-se a folhas, ramos e caules para evitar serem detectadas. Os louva-a-deus-orquídea são um conjunto de espécies que se assemelham a flores, o que atrai as presas que vêm recolher o pólen e o néctar.
Os louva-a-deus podem mudar de cor após a muda para se adaptarem às mudanças do ambiente. A muda refere-se à troca de pele de um inseto. Algumas espécies em África e na Austrália tornam-se pretas pouco antes do fim da estação seca da floresta, o que lhes permite misturarem-se com o ambiente quando os incêndios florestais carbonizam os arredores.
Adaptações à caça
Os louva-a-deus são caçadores visuais e localizam as suas presas através da visão. São predadores de emboscada. Normalmente esperam que as presas se aproximem deles antes de atacarem. Os louva-a-deus também têm espigões nas patas dianteiras. Usam estes espigões para espetar e prender as suas presas.
São tão rápidos que é difícil vê-los a olho nu! Comem a presa de cabeça para evitar que esta fuja.
Ciclo de vida e reprodução do louva-a-deus
Os louva-a-deus acasalam normalmente durante o outono nas zonas temperadas. O macho só acasala uma vez durante a sua vida. Na maioria dos casos, ou são canibalizados pela fêmea ou morrem pouco depois do acasalamento.
As fêmeas podem pôr de 10 a 400 ovos de uma só vez. Estes ovos estão presentes dentro de uma cobertura protetora endurecida. Esta massa de ovos chama-se ooteca. A ooteca está presa a uma planta ou enterrada no solo. Por vezes, a mãe protege-a contra predadores.
Os ovos eclodem ao fim de 3 a 6 semanas. Os louva-a-deus bebés, chamados ninfas, surgem por volta da primavera. Estas ninfas parecem-se por vezes com formigas, uma vez que muitos predadores não gostam de as comer. A ninfa muda 5 a 10 vezes antes de se tornar adulta. Após a última muda, a maioria das espécies desenvolve asas.
Nome científico e classificação do louva-a-deus
Os louva-a-deus pertencem à família Mantodea. Das cerca de 2400 espécies de louva-a-deus, o louva-a-deus europeu tem o nome científico de Mantis religiosa, que significa literalmente louva-a-deus. Os louva-a-deus são confundidos com gafanhotos ou insectos-pau, mas os seus parentes mais próximos são as térmitas e as baratas!
É possível ter um louva-a-deus como animal de estimação?
Os louva-a-deus são, na verdade, animais de estimação muito comuns. Uma vez que a sua vida é curta, são frequentemente criados em cativeiro. São fáceis de cuidar e de alimentar. São também mantidos como animais de estimação pelos agricultores, uma vez que permitem um controlo eficaz das pragas.
Como cuidar de um louva-a-deus?
Dependendo da espécie, os louva-a-deus devem ser alojados em pequenos aquários individuais. A sua alimentação deve ser variada. As ninfas e os louva-a-deus pequenos podem ser alimentados com moscas da fruta, enquanto os maiores devem ser alimentados com traças, moscas domésticas e grilos.
A alimentação deve ser saudável e viva para evitar que os louva-a-deus apanhem uma doença. A maior parte dos louva-a-deus obtém água das plantas, pelo que deve ser fornecida vegetação adequada nos aquários. As plantas devem ser regularmente nebulizadas.
Os louva-a-deus mordem?
Os louva-a-deus são normalmente animais de estimação dóceis e não mordem os humanos. Também não são venenosos, pelo que as mordeduras não têm quaisquer efeitos nocivos. No entanto, devem ser manuseados e alimentados com precaução.
Predadores de louva-a-deus?
Os principais predadores do Louva-a-Deus são vespas, vespões, formigas, rãs, morcegos, macacos, aves maiores, aranhas e cobras. Por vezes, os Louva-a-Deus maiores também se alimentam de Louva-a-Deus mais pequenos e jovens.
Superstição do louva-a-deus
Os louva-a-deus eram considerados detentores de poderes sobrenaturais em civilizações antigas como a Grécia antiga, o Egipto e a Mesopotâmia. Culturas como a China associam-nos à meditação e à calma.
Devido à sua postura orante, são considerados criaturas espirituais em muitas culturas, como o cristianismo e o islamismo, enquanto no Japão são considerados maus presságios de morte iminente! Assustador!
Factos surpreendentes sobre o louva-a-deus
- Louva-a-deus vem da palavra grega "mantikos", que significa profetas!
- A maioria dos louva-a-deus não tem orelhas, enquanto alguns têm apenas uma na barriga!
- Os louva-a-deus com ouvido são muito bons a detetar os sons emitidos pelos morcegos predadores!
- Os louva-a-deus são os únicos insectos com uma visão estéreo única!
- Os cientistas estão a estudar os louva-a-deus para criar robôs pequenos e rápidos com boa visão!