Factos sobre o Titanic para crianças
Já deve ter ouvido falar do famoso navio de luxo RMS Titanic, que infelizmente se afundou depois de embater num icebergue em 15 de abril de 1912, na sua primeira viagem.
Vamos explorar alguns factos fantásticos sobre o Titanic.
Rápido Factos sobre o Titanic
- Oficialmente, o Titanic era responsável pelo transporte de correio para o Serviço Postal Britânico.
- A construção do Titanic demorou mais de dois anos.
- O custo de construção do Titanic ultrapassou os 7 milhões de dólares.
- Depois de o icebergue ter atingido o Titanic, o primeiro barco salva-vidas foi lançado uma hora mais tarde.
- É possível que o icebergue que atingiu o Titanic se tenha elevado 30 metros acima do oceano.
- O comprimento do Titanic era de pouco mais de 900 pés.
- Havia apenas 23 mulheres entre os 908 membros da tripulação do Titanic.
- Menos de um terço das pessoas a bordo do Titanic ainda estavam vivas.
- No total, 25 oficiais de máquinas morreram enquanto tentavam manter o Titanic a flutuar.
Construção do Titanic
Em 30 de abril de 1907, durante um jantar entre J. Bruce Ismay e Lord William James Pirrie, surgiu a ideia de construir o Titanic.
Queriam construir um navio que fosse ainda melhor do que a luxuosa linha Cunard no Atlântico.
Depois de decidirem o que iam fazer, o planeamento começou a todo o vapor.
Demorou 3 anos a construir e custou 7.500.000 dólares (equivalente a 400 milhões de dólares atualmente).
O projeto Titanic empregou mais de 15.000 trabalhadores, na sua maioria homens.
Oito trabalhadores da construção civil - que recebiam 10 dólares por semana - morreram durante a construção.
O Titanic foi construído em Belfast, no estaleiro Harland and Wolff, pela empresa White Star Line Era propriedade de JP Morgan, um magnata americano.
Titanic em construção no estaleiro Harland and WolffO grande lançamento
Após o seu lançamento em Belfast, Irlanda, em 31 de maio de 1911, na presença de cerca de 90 membros da tripulação e de uma multidão de cerca de 100 000 pessoas, demorou 62 segundos a percorrer a rampa de lançamento deslizando sobre 22 toneladas de sabão e sebo.
Foi uma grande ocasião. A 2 de abril de 1912, o Titanic partiu de Belfast com destino a Southampton.
Em 10 de abril de 1912, partiu das docas de Southampton para a sua primeira travessia do Atlântico com destino a Nova Iorque.
O Titanic em SouthamptonA viagem deveria durar 137 horas - o tempo previsto de viagem de barco de Queenstown para Nova Iorque.
O capitão do Titanic era o capitão Edward J. Smith, que era um mestre do mar com mais de 43 anos de experiência.
Muitas pessoas dizem que ele ignorou os avisos de icebergue porque estava a tentar estabelecer um novo recorde de tempo, o que não é verdade, pois isso seria muito irresponsável!
Capitão Edward J SmithQual era o tamanho do Titanic?
O Titanic tinha aproximadamente 882,5 pés (269 metros) de comprimento e cerca de 92,5 pés (28,2 metros) de largura no seu ponto mais largo. Tinha uma altura da linha de água ao convés do barco de 60 pés.
Era quase tão comprido como três campos de futebol, tão alto como um edifício de 17 andares, com quatro chaminés de fumo; apenas uma das chaminés de fumo era decorativa para dar ao navio um aspeto equilibrado.
Os motores consumiam mais de 800 toneladas de carvão por dia e a velocidade máxima era de 24 nós (27 milhas por hora).
Foi um dos primeiros navios a ter um sistema de telefone e luzes eléctricas em todos os quartos, com quatro elevadores, uma piscina aquecida, um ginásio, duas bibliotecas e duas barbearias.
Havia 840 camarotes, 9 decks e 10.000 lâmpadas. Uau!
Custos dos bilhetes para o Titanic
O custo de um bilhete de Primeira Classe era de 4 350 dólares (875 libras), de 1 750 dólares para um bilhete de Classe Normal e de 30 dólares para um bilhete de Terceira Classe.
Os bilhetes de terceira classe destinavam-se principalmente a famílias que estavam a emigrar para os Estados Unidos.
Em muitos casos, tinham vendido tudo para embarcarem no Titanic e para terem algum dinheiro para começarem a trabalhar na América.
Esses bilhetes eram muito caros!
Tudo sobre os passageiros e a tripulação
O Titanic podia transportar cerca de 3.547 pessoas quando totalmente carregado, ou seja, passageiros e tripulação, mas partiu de Southampton com 2.223 pessoas a bordo.
1.324 eram passageiros e 885 eram tripulantes.
Havia também 13 casais em lua de mel.
Havia cerca de 2.200 passageiros e tripulantes no Titanic. Quando o Titanic se afundou, o número total de sobreviventes foi de cerca de 705. Destes, 492 eram passageiros, a maioria da Primeira Classe, juntamente com 214 tripulantes.
Todos os 25 oficiais de máquinas morreram enquanto tentavam manter o navio a flutuar.
Dois cães sobreviveram e a banda tocou música até o navio afundar.
Infelizmente, nenhum dos membros da banda sobreviveu.
Que provisões tinha o Titanic a bordo?
Aqui estão apenas algumas das provisões que o Titanic transportava (certamente que transportava muito!):
75.000 libras de carne fresca
36 000 maçãs
40 toneladas de batatas
1.000 pães
10.000 libras de açúcar
40.000 ovos frescos
6.000 libras de manteiga
15.000 garrafas de cerveja
8.000 charutos
O naufrágio do Titanic
No dia 14 de abril de 1912, o Titanic recebeu avisos de outros navios sobre a presença de icebergues na zona e o exercício de salvamento para esse dia foi cancelado pelo capitão, pelo que a tripulação não sabia o que fazer.
Ver mais factos interessantes sobre o mês de abril para crianças.
Após o segundo aviso de icebergue, o navio mudou de rota, o que acabou por ser um grande erro, pois levou-o diretamente para a rota de colisão com o icebergue.
O capitão Smith não recebeu mais avisos, nem o último, às 21h40 dessa noite.
Às 23 horas, a tripulação do navio "Californian" enviou uma mensagem a dizer que tinha parado de navegar devido a icebergues, mas o capitão interino não estava interessado.
O icebergue fatal encontrava-se a 15 milhas (24 quilómetros) de distância. Não havia vento e as águas estavam calmas, o que dificultou a deteção de icebergues, uma vez que não se via a água a rebentar contra eles.
O Titanic bateu no icebergue às 23h39 do dia 15 de abril de 1912 .
Depois de embater no icebergue, o Titanic demorou cerca de 2 horas e 40 minutos para se afundar completamente.
Quando o capitão emitiu um sinal de socorro, o navio mais próximo - o Californian - a 20 milhas (32 quilómetros) de distância, tinha desligado o seu sistema sem fios.
O navio Carpathia - a 58 milhas (93 quilómetros) de distância - enviou uma mensagem a dizer que estava a caminho, mas na realidade estava a quatro horas de distância.
Foram lançados barcos salva-vidas, mas muitos deles não estavam realmente muito cheios.
Pelas 2h20 da manhã, o Titanic deslizou para baixo da água gelada que podia matar pessoas rapidamente.
Às 4h10, o Carpathia chegou e o capitão Arthur Rostron disse: "Exceto pelos botes [salva-vidas] ao lado do navio e pelos icebergues, o mar estava estranhamente vazio..."
Às 8h30, o Californian chegou depois de se aperceber do desastre e, às 8h50, o Carpathia zarpou para Nova Iorque com 705 sobreviventes e muitos mortos.
Foi uma ocasião muito triste.
Factos interessantes sobre o Titanic
A idade aproximada da neve do icebergue era de 10.000 anos. Apenas 1/10 da sua massa podia ser vista acima da água.
O Titanic podia transportar 64 botes salva-vidas.
Inicialmente, estavam previstas 48 baleeiras para o navio, mas o seu número foi reduzido para que o convés ficasse menos desordenado, o que fez com que fossem efetivamente transportadas a bordo 20 baleeiras.
Foram necessários 74 anos para que o naufrágio fosse redescoberto a 2,3 milhas (quase 4 quilómetros) de profundidade.
O Titanic demorou 15 minutos a atingir o fundo do oceano, afundando-se a uma velocidade de cerca de 10 milhas por hora (16 quilómetros por hora).
Até à data, foram recuperados cerca de 6.000 artefactos do naufrágio.
Quando estreou, o filme Titanic foi o primeiro filme a atingir a marca dos mil milhões de dólares.
O montante total inicial do filme foi de 1,84 mil milhões de dólares.
Manteve-se como o filme de maior bilheteira até Avatar o ultrapassar em 2010.
Ler mais
Leia mais sobre a história da Harland and Wolff e do Titanic.
Factos históricos.