Factos sobre os músculos
Quando pensa em músculos, provavelmente pensa em braços fortes ou abdominais. Mas sabia que o seu coração também é um músculo?
Os músculos ajudam-no a bombear o sangue por todo o corpo, a mover-se e a levantar objectos pesados.
Controlamos alguns dos nossos músculos, mas outros (como o coração) trabalham por si próprios.
De facto, existem mais de 600 músculos no nosso corpo!
Existem três tipos diferentes de músculos: liso, cardíaco e esquelético.
Todos estes músculos são compostos por milhares de pequenas fibras e são todos feitos do mesmo material: uma espécie de tecido elástico que se assemelha a um elástico.
Vejamos agora o que torna cada tipo de músculo diferente.
Músculo liso
Os músculos lisos são por vezes designados por músculos involuntários Nem sequer tem de pensar nisso - o seu cérebro e o seu corpo dão instruções a estes músculos sobre o que fazer por si próprios.
O músculo liso apresenta-se normalmente em camadas, com uma camada de músculo localizada atrás da outra. Estes músculos ajudam na digestão, contraindo (apertando) e relaxando para ajudar os alimentos a passar pelo corpo.
Também estão localizados na bexiga, onde relaxam para ajudar a reter a urina e depois contraem para expelir a urina (ir à casa de banho).
Da mesma forma, encontram-se no útero e ajudam as mulheres a ter bebés.
Nos olhos, os músculos lisos ajudam-no a focar os objectos e as imagens à sua volta.
Músculo cardíaco
O músculo cardíaco é também conhecido como miocárdio Estes músculos espessos contraem-se para bombear o sangue para o resto do corpo.
Depois de o sangue ter circulado pelo corpo, estes músculos relaxam para permitir que o sangue volte a fluir para o coração.
Tal como o músculo liso, o músculo cardíaco funciona sem qualquer pensamento da sua parte. Funciona em piloto automático!
Músculo esquelético
O músculo esquelético, também chamado músculo estriado O músculo é o tipo de músculo em que provavelmente se pensa quando se ouve a palavra "músculo".
Estes são os músculos que as pessoas trabalham no ginásio, os que permitem levantar pesos pesados, nadar e correr.
Estes são músculos que pode Fazem parte do controlo. sistema músculo-esquelético , que se refere aos seus músculos e ossos.
Estes músculos são fixados aos ossos com tendões Os cordões de tecido duro que ligam os ossos e os músculos.
Os músculos esqueléticos dão-lhe potência e força, mantêm-no direito e alto e ajudam-no a manter a cabeça erguida.
Exemplos de músculos esqueléticos
Bíceps
Quando se flecte o braço, o músculo que se destaca é o bíceps. Muitas pessoas desenvolvem estes músculos levantando pesos.
Quadríceps
Também chamados de quadríceps, estes músculos estão localizados nas coxas e são frequentemente fortes em jogadores de futebol, ciclistas, corredores e outros atletas.
Rectus abdominus
Estes músculos, chamados abdominais, estão situados por baixo da caixa torácica.
Peitoral
Os músculos peitorais, também chamados peitorais ou "peitorais", estão localizados na parte superior do peito e são frequentemente muito grandes nos culturistas ou atletas.
Factos divertidos sobre os músculos
Os músculos representam cerca de 40% do peso total do corpo, razão pela qual os atletas com pouca gordura podem pesar muito.
Nascemos com todas as fibras musculares que alguma vez teremos. Estas fibras tornam-se mais espessas, mas não crescem novas fibras.
É verdade que são precisos mais músculos para franzir o sobrolho do que para sorrir. O franzir do sobrolho utiliza 43 músculos, enquanto que para sorrir são precisos apenas 17!
Corpo humano