Factos sobre Saturno para crianças

Tal como Neptuno, Saturno é um grande planeta gasoso constituído principalmente por hidrogénio e hélio. Gira tão depressa que se achatou em cima e em baixo e se alargou no meio, junto ao equador, tal como a Terra.

Não tem uma superfície sólida e, sendo o segundo maior planeta do nosso sistema solar, pode ser visto a olho nu a partir da Terra.

É considerado um dos planetas mais bonitos devido aos seus anéis espectaculares.

Vamos aprender alguns factos interessantes sobre Saturno!

Rápido Factos sobre Saturno

  • Não existe uma superfície de betão em Saturno. Quanto mais fundo se vai, mais gases e líquidos giram à sua volta.
  • De todos os planetas, Saturno é o que tem a densidade mais baixa, sendo mais leve do que a água.
  • Saturno é o planeta mais ventoso do nosso sistema solar, com ventos que podem atingir velocidades de até 1.100 quilómetros por hora.
  • A lua de Saturno, Titã, é caracterizada como uma lua que se assemelha a um planeta e acredita-se que tenha vida própria.
  • Os cientistas ainda não têm a certeza sobre a origem dos anéis de Saturno.
  • Em Saturno, há tempestades recorrentes chamadas Manchas Brancas que são suficientemente grandes para serem vistas da Terra.
  • Saturno é o rei das luas, com 82 luas verificadas atualmente e uma probabilidade de serem mais do que isso.
  • Saturno inspirou a designação do dia de sábado.
  • Em Saturno, um ano é mais longo do que 29 anos terrestres devido à sua velocidade orbital lenta em torno do Sol.
  • Saturno tem as suas próprias nuvens.

Como é que Saturno foi descoberto?

Saturno deve o seu nome ao deus romano Saturnus, o deus da agricultura e das colheitas, e foi observado por Galileu através do seu telescópio em 1610.

Ficou surpreendido ao ver que tinha dois objectos de cada lado do planeta e não sabia bem o que eram, pensou que eram pegas. Que estranho, ter pegas num planeta!

Foi mais tarde, em 1659, que um astrónomo holandês chamado Huygens, usando um telescópio mais potente, viu que havia anéis à volta do planeta.

NASA ( Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço ) diz que há sete anéis feitos maioritariamente de gelo de água com muitas lacunas e espaços entre eles.

Estes anéis variam de espessura em função das partículas que os compõem: algumas são minúsculas partículas de pó e outras têm o tamanho de uma casa.

Pensa-se que estas partículas provêm de antigas luas que costumavam circundar o planeta, mas que foram esmagadas por cometas e meteoritos que as atingiram.

O campo magnético de Saturno é muito forte, o que significa níveis muito elevados de radiação.

E os anéis de Saturno?

Hoje sabemos que existe uma distância de 3.000 milhas (4.800 quilómetros) entre estes anéis, a que se chama Divisão Cassini.

Os anéis têm uma cor amarela ou dourada que se deve ao calor crescente do interior do planeta combinado com os ventos super poderosos que sopram a 1.118 (1.800 quilómetros) por hora.

Luas de Saturno

Saturno tem pelo menos 53 luas, o que é muito. Algumas delas orbitam o planeta dentro dos anéis e criam espaços. Têm nomes maravilhosos como Titã, Pandora e Calipso.

Aparentemente, existem outras 9 luas que estamos à espera de saber se são verdadeiras ou não.

Algumas destas luas têm aparentemente condições que poderiam suportar a vida, mas o próprio planeta Saturno não tem certamente condições para tal.

Uma das luas geladas chamada Mimas, que está atualmente a ser estudada pela missão Cassini-Huygens da NASA, ou tem um núcleo com a forma de uma bola de futebol ou contém um oceano de água líquida.

Como é que Saturno orbita o Sol?

Saturno orbita o Sol e demora 29 anos terrestres a fazê-lo. Um dia em Saturno demora 10,7 horas - ou seja, uma rotação. É o sexto planeta a contar do Sol, que está a cerca de 886 milhões de milhas (1,4 mil milhões de quilómetros) de distância.

Um pouco mais sobre Saturno

Em dezembro de 2010, a missão Cassini detectou pela primeira vez uma tempestade em Saturno, que continuava a assolar o planeta em junho de 2011.

A tempestade - completa com relâmpagos e efeitos sonoros - envolveu completamente todo o planeta, era tão larga como a Terra e cerca de 500 vezes maior do que qualquer tempestade anterior desde que a Cassini chegou a Saturno em 2004.

Na Terra, as tempestades acontecem frequentemente, mas em Saturno as coisas estão calmas durante anos e, de repente, as tempestades irrompem violentamente. Aparentemente, a mudança das estações e a iluminação solar afectam o clima em Saturno.

O Telescópio Espacial Hubble da NASA captou imagens em 1990 de uma tempestade igualmente grande.

E, finalmente, se colocássemos Saturno num copo de água, ele flutuaria porque a sua densidade é inferior à densidade da água - um exercício bastante difícil de provar!

Factos interessantes sobre Saturno

Saturno é por vezes chamado "A Joia do Sistema Solar".

Os anéis são enormes, mas minúsculos: os anéis principais poderiam cobrir quase toda a distância entre a Terra e a Lua, mas têm cerca de meia milha (menos de um quilómetro) de espessura.

Sabemos agora que outros planetas têm anéis, mas os de Saturno são os únicos que são visíveis da Terra, mesmo com um pequeno telescópio.

O Planeta Anelado está tão longe do Sol que recebe apenas cerca de 1/80 da quantidade de luz solar que nós recebemos aqui na Terra.

Planetas

Ligações úteis

  • Artigo de Saturno na National Geographic
  • 50 factos interessantes sobre Saturno em RandomHistory.com