Factos sobre Tony, o Tigre

Se já ouviu falar dos cereais Frosties, então provavelmente conhece o Tony, o Tigre, a famosa mascote dos cereais Frosted Flakes.

Este artigo irá contar-te um pouco mais sobre a origem de Tony the Tiger e como se tornou uma das mascotes mais famosas de todos os tempos.

História

Tony the Tiger é a mascote dos desenhos animados dos Frosted Flakes da Kellogg's (normalmente chamamos-lhes Frosties). Tony é um ícone dos cereais de pequeno-almoço, conhecido por crianças e adultos em todo o mundo.

Tony, o Tigre, já é bastante antigo, tendo feito a sua estreia (primeira aparição) na década de 1950 (1952, para ser mais exato).

A Kellogg's decidiu que ter uma mascote animal de cores vivas os ajudaria a vender mais cereais e a tornar os cereais Frosties famosos e apelativos para as crianças.

Em 1951, a Kellogg's criou um novo cereal de pequeno-almoço e, nesse mesmo ano, lançou um concurso para que alguém criasse uma nova mascote para o mesmo.

Um artista gráfico chamado Eugene Kolkey desenhou Tony the Tiger, que se tornou a mascote oficial dos cereais.

O nome Tony the Tiger foi dado em homenagem a um publicitário chamado Raymond Anthony Wells, cujo nome do meio, Anthony, é por vezes abreviado para Tony (daí o nome Tony the Tiger).

Tony the Tiger foi a mascote vencedora, mas poderia ter sido facilmente derrotada por outras mascotes no concurso. As outras mascotes potenciais eram Katy the Kangaroo, desenhada por Robert Dulaney.

Outro concurso foi Elmo, o Elefante, e Newt, o Gnu, um tipo de antílope.

Katy, o Canguru, fez uma breve aparição numa ou duas caixas nos primeiros tempos, mas Tony, o Tigre, provou ser o favorito natural e tem aparecido na caixa e noutros anúncios desde então.

Disney e as mascotes dos cereais

O pessoal dos cereais Kellogg's pediu a um grupo de animadores que trabalhavam na Disney que criassem os desenhos finais do Tony, o Tigre.

Estes animadores conceberam muitas mascotes publicitárias que ainda hoje conhecemos e adoramos.

Para citar apenas alguns, inventaram o Snap, Crackle e Pop - as três personagens do cereal de pequeno-almoço Rice Krispies - e também o Jolly Green Giant para o milho doce.

Durante as décadas de 1950 e 1960, o mundo da publicidade estava a tornar-se muito popular, especialmente para as crianças que já podiam ver televisão.

Pela primeira vez, alguns pais puderam dar-se ao luxo de oferecer aos seus filhos dinheiro adicional para gastarem em coisas extra, como brinquedos, cereais para o pequeno-almoço e doces.

A Kellogg's e o Tony the Tiger estiveram na vanguarda desta tendência.

Tony faz sucesso

Tony, o Tigre, conquistou a América quando publicou um anúncio em tamanho real na revista Life. Em 1955, Tony, o Tigre, foi apresentado nesta revista nacional.

Havia uma fotografia dele a pegar no microfone do famoso Groucho Marx e a dizer "You Bet Your Life They're Gr-r-reat".

Foi então que nasceu a frase de Tony "They're Gr-r-reat!".

Tony ganha uma personalidade

Tony the Tiger tornou-se muito popular e foi-lhe atribuída uma personalidade própria.

Tinha nacionalidade ítalo-americana e até tinha uma família: Mama Tony, Mrs. Tony e uma filha, Antoinette (como a versão feminina de Anthony, ou Tony para abreviar).

Tigre do ano

Durante o ano chinês do Tigre, em 1974, Tony the Tiger recebeu um slogan: "Este é o Ano do Tigre e Tony é o Tigre do Ano".

Tony apareceu nas primeiras páginas de duas revistas famosas e ajudou a Kellogg's a vender muitos Frosties durante anos.

O Tony apareceu em muitos anúncios televisivos como uma personagem animada e ainda hoje aparece na caixa de cereais!