Factos sobre Urano para crianças
Veja os nossos super factos sobre o Planeta Urano e depois descarregue ou imprima a nossa folha de teste divertida na secção de actividades no final do artigo!
Leia o nosso fantástico resumo de Úrano para se tornar um fanático pelo planeta. Temos aqui alguns factos inacreditáveis e muito divertidos para si.
Vamos lá começar!
Rápido Factos sobre Urano
- Urano tem as temperaturas mais baixas do Sistema Solar, atingindo -370° Fahrenheit.
- Urano completa uma órbita do Sol em 30,668 dias terrestres.
- Sabe-se que Urano tem 27 luas (satélites naturais).
- Urano tem 13 anéis à volta do planeta.
- Os ventos em Urano podem atingir velocidades de mais de 560 mph.
- Tal como Saturno, Úrano tem anéis, embora estes sejam muito mais finos e escuros.
- O metano na sua atmosfera dá a Urano uma tonalidade verde-azulada viva.
Como é que Urano foi descoberto?
Urano foi o primeiro planeta descoberto por telescópio. Muitos dos outros planetas foram descobertos na antiguidade, mas Urano foi descoberto com um telescópio.
A razão pela qual não foi descoberto nos tempos antigos é que era demasiado escuro.
Urano foi o primeiro planeta descoberto após a invenção do telescópio. Foi observado e registado pela primeira vez em 1690 por John Flamsteed, mas este pensava que era uma estrela da constelação Tauri.
Mas John Flamsteed estava enganado, pois foi descoberto oficialmente a 13 de março de 1781 por William Herschel, que inicialmente pensou tratar-se de um cometa, mas alguns anos mais tarde foi confirmado como um planeta.
Herschel tentou que a sua descoberta fosse baptizada de "Georgian Sidus", em homenagem ao rei Jorge III.
Mas não ganhou a batalha, pois o nome Urano foi finalmente sugerido pelo astrónomo Johann Bode. O nome vem da antiga divindade grega Ouranos, que era o senhor dos céus e marido da terra.
Era também o rei da Terra até ser expulso da sua importante posição pelo seu filho Saturno! Que falta de educação! Este foi um planeta difícil de descobrir e de nomear ao mesmo tempo.
Bandas e padrões de nuvens em Urano
Parece uma bola azul aborrecida, mas obviamente não conseguimos ver as faixas de nuvens e tempestades que vemos em Júpiter e Saturno.
Mas se olharmos um pouco mais de perto noutros comprimentos de onda, como os infravermelhos, veremos realmente estas bandas e padrões de nuvens.
As primeiras observações de Úrano não mostraram muito, mas os telescópios foram ficando mais avançados e nos anos 90 foi possível ver que Úrano tem regiões brilhantes na sua atmosfera.
Alguns dos padrões de nuvens em Úrano duram apenas algumas horas, enquanto outros existem desde a passagem da Voyager em 1986.
Aparentemente, as velocidades do vento também são espectaculares, com rajadas que se deslocam a um ritmo acelerado.
Urano Factos e Números
A massa de Úrano é bastante grande! Espere... é de 191.383.289.802.691.990.666.608.640 libras (86.810.300.000.000.000.000 biliões de quilogramas), o que é cerca de 14,5 vezes a massa da Terra.
Bem, experimenta dizer essa e vê como te sais!
A circunferência de Úrano é de pouco mais de 99.000 milhas (159.354 quilómetros), ou seja, quatro vezes a circunferência da Terra.
Urano - Um planeta frio!
De facto, é de longe o planeta mais frio. A temperatura mínima à superfície é de -224°Celsius (-435°Fahrenheit).
Urano emite menos calor do que aquele que absorve do Sol, o que não se compara a nenhum outro planeta. Consegue sequer imaginar o frio que faz? Nós ficamos aqui na Terra, obrigado!
Sim, é bastante frio lá em cima e é muitas vezes chamado o planeta "gigante de gelo". Não é surpreendente se pensarmos na sua temperatura à superfície.
Aparentemente, por baixo da atmosfera existe um manto de gelo, que rodeia um núcleo de rocha e gelo.
Urano gira sobre o seu eixo uma vez a cada 17 horas e 14 minutos.
Úrano é o sétimo planeta a contar do Sol e orbita a uma distância de 2,88 mil milhões de quilómetros (1,8 mil milhões de milhas) do Sol.
Mas continua a estar muito mais perto do que Neptuno, que está a uma distância média de 4,5 mil milhões de quilómetros do Sol.
Anéis de Urano
Surpreendentemente, Úrano tem um sistema de anéis e é o segundo conjunto de anéis mais dramático do Sistema Solar. Há dois conjuntos de anéis que são muito finos e de cor escura.
São bastante pequenos, variando de partículas do tamanho de poeira a pequenos pedregulhos.
Existem nove anéis interiores e dois exteriores, que se formaram provavelmente quando algumas das luas de Úrano se partiram num impacto.
O primeiro conjunto de anéis foi descoberto em 1977, quando Úrano passou em frente de uma estrela e os astrónomos que observavam o planeta através de telescópios gigantes viram os nove anéis.
O segundo conjunto de anéis foi descoberto em 2003 pelo Telescópio Espacial Hubble, que encontrou mais dois anéis.
Os astrónomos pensam que os anéis de Úrano são muito jovens e provavelmente formaram-se há relativamente pouco tempo, e não quando o planeta se formou.
Diamantes & Luas
Alguns cientistas pensam que pode haver diamantes em Úrano! Uau... talvez se fosse um pouco mais quente poderíamos ir lá e recolhê-los.
Tal como todos os planetas gigantes, Úrano tem a sua quota-parte de luas. Os astrónomos contam agora 27. Mas, na verdade, são bastante leves.
Se pudéssemos somar toda a sua massa, seriam menos de metade da massa de Tritão, a maior lua de Neptuno.
A maior lua, Titânia, tem um diâmetro de cerca de metade do diâmetro da lua da Terra.
Quer saber mais sobre o nome das luas de Úrano?
Bem, por incrível que pareça, foram baptizados com o nome de personagens criadas por William Shakespeare de "Sonho de uma Noite de verão", bem como de um poema de Alexander Pope.
Entre elas estão Oberon, Titânia e Miranda, que têm o nome de personagens de Shakespeare, e Umbriel, que tem o nome de um poema de Alexander Pope.
Todas estas luas são mundos gelados com superfícies escuras e algumas são uma mistura de gelo e rocha.
Uma das luas interessantes é Miranda, que tem desfiladeiros de gelo, terraços e outras coisas muito estranhas na sua superfície.
As pessoas têm algum receio de se deslocarem a este gigante gelado por medo de ficarem seguramente congeladas. Apenas uma nave espacial passou por Úrano.
Em 1986, a nave espacial Voyager 2 passou pelo planeta, mas a uma distância muito segura de cerca de 81.500 quilómetros (50.700 milhas). Uma atitude sensata, sem dúvida.
A nave espacial obteve as primeiras imagens em grande plano do planeta, das suas luas e dos seus anéis.
O planeta menos denso do Sistema Solar é Saturno. De facto, se encontrássemos uma piscina suficientemente grande, ele flutuaria nela. Imaginem uma piscina desse tamanho.
Urano vem em segundo lugar como o planeta menos denso, o que significa que, em vez de flutuar, Urano afundar-se-ia na água.
Apesar de Urano ser 14,5 vezes mais maciço do que a Terra, a força da gravidade seria apenas 89% maior do que a de Urano se estivéssemos na sua superfície.
Localização de Urano a partir da Terra
Isto pode ser uma surpresa, mas é possível ver Urano sem um telescópio, mas é muito difícil e são necessários binóculos.
É JUSTAMENTE brilhante o suficiente para ser visto com os olhos, mas é preciso ter um céu muito escuro e saber exatamente para onde olhar.
Procure na sua biblioteca local ou na Internet sobre as constelações na sua área e talvez consiga descobri-las!
Como a gravidade não é tão forte como a da Terra, pesaríamos menos do que em Júpiter.
Se pesar 32 quilogramas na Terra, pesará 28 quilogramas em Úrano. Leve roupas mais pequenas para uma visita a este planeta; bem, claro, se for suficientemente corajoso para se aproximar dele!
Sabias que Urano é quase idêntico a Neptuno?
Não é estranho? Urano gira de lado como um barril a 98 graus. É muitas vezes descrito como "rolando de lado à volta do Sol". Deve ficar um pouco tonto.
Os astrónomos pensam que isto pode dever-se ao facto de ter sofrido uma grande colisão quando era apenas um planeta bebé.
Outra teoria é que o eixo extremo foi causado por uma grande lua que foi lentamente afastada do planeta há muito, muito tempo, quando o Sistema Solar ainda era novo.
Algumas pessoas pensam que a força gravitacional desta lua, que se afasta de Úrano, pode estar a fazer com que ela se incline para o lado.
Quanto tempo dura um dia em Urano?
Um dia em Úrano tem apenas cerca de 17 horas, o que é mais curto do que um dia na Terra, mas Úrano demora 84 anos terrestres a dar a volta ao Sol. É muito tempo.
Isto significa que cada um dos seus pólos está à luz do dia durante 42 anos e depois na escuridão durante os 42 anos seguintes.
Consegues imaginar viver na escuridão durante 42 anos?
Urano tem uma atmosfera, como todos os planetas, e é constituída principalmente por hidrogénio, mas também contém grandes quantidades de um gás chamado metano, que é um gás inflamável incolor e inodoro.
O metano absorve a luz vermelha e dispersa a luz azul, pelo que a névoa azul-verde de metano esconde o interior deste planeta da nossa vista.
Esta névoa de metano também esconde todas as tempestades que estão a assolar o planeta. Queremos que ela se mova para podermos vê-la.
*** ***
Embora goste de brincar às escondidas, sem nunca ser apanhado, os cientistas pensam que, por baixo da atmosfera, existe um oceano quente e lamacento de água e amoníaco, que é um gás incolor com um cheiro muito forte e nojento.
Pensam também que existe um gás chamado metano na mistura.
E, curiosamente, eles pensam que este oceano pode ser muito quente, de facto; talvez até tão quente como 5000⁰ Fahrenheit (2760⁰ Celsius).
Nada de andar por lá sem uma estaca no nariz e um fato de gelo e fogo!
*** ***
Os cientistas também pensam que, mesmo no meio, existe um núcleo muito rochoso, mas, surpreendentemente, ninguém sabe ao certo o que lá existe. Por isso, ainda há muito para descobrir sobre este planeta!
Esperamos que tenha gostado destes factos - como pode ver, ainda há muito mais para aprender sobre Urano.
Talvez possas tornar-te um viajante espacial e descobrir toda a história deste interessante planeta!
- Planetas
Sítios Web úteis
- Urano "o planeta lateral" na NASA
- Vídeo sobre Urano no The Science Channel
Hora da atividade - Teste os seus conhecimentos!
Testa os teus conhecimentos sobre este planeta fantástico descarregando a nossa folha de perguntas abaixo!
Download Perguntas sobre o Planeta Urano (todas as respostas encontram-se nesta página).
As crianças também gostam de ler...
- Factos sobre o Sol
- Factos sobre a Lua
- Factos sobre as florestas tropicais