Tubarão Megalodon : Factos vs Ficção
O tubarão Megalodon existiu de facto?
Os tubarões Megalodon eram uma espécie enorme de tubarões que viveram há milhões de anos atrás. Eram os maiores tubarões de sempre! Os tubarões Megalodon eram poderosos e assustadores. Eram também um dos maiores peixes que vagueavam pelos oceanos. Mas não te preocupes, eles estão agora extintos, por isso não tens de pensar que te vão morder!
Quando viveu o Megalodon?
Os tubarões Megalodon viveram entre cerca de 15,9 e 2,6 milhões de anos atrás (mya), em quase todos os oceanos do mundo, durante as épocas Miocénica e Pliocénica do Período Neogénico.
Aparência do Megalodon
O tubarão megalodonte era parecido com o tubarão branco, mas muito maior e mais forte. O nariz do tubarão megalodonte era menos pontiagudo do que o do tubarão branco. Os megalodontes tinham barbatanas peitorais compridas, porque tinham de suportar o seu grande corpo enquanto nadavam nos oceanos. As barbatanas peitorais são as que se encontram de ambos os lados de um peixe, atrás da cabeça.
Qual é o tamanho de um Megalodon?
Os tubarões Megalodon, como já foi referido, eram os maiores peixes que alguma vez viveram e, por isso, tinham um tamanho enorme. O maior comprimento de um tubarão Megalodon era de aproximadamente 25 metros. Em média, tinham cerca de 18 metros, o que não deixa de ser muito grande.
O tamanho do tubarão Megalodon varia consoante a parte do mundo em que viveu. O tamanho médio destes peixes pode ter rondado os 30 a 35 pés, 8 a 12 metros de certeza.
O peso dos tubarões Megalodon dependia do seu tamanho, sendo o seu peso médio de 50 a 75 toneladas!
Tubarão Megalodon vs Baleia Azul vs Tubarão Baleia vs Grande Tubarão Branco
Vamos ver como os tubarões Megalodon se comparam às baleias azuis, aos tubarões-baleia e aos grandes tubarões brancos.
Os tubarões Megalodon podem atingir 40 metros de comprimento, o que é maior do que o tamanho dos tubarões-baleia e dos tubarões-brancos juntos! O único tubarão maior do que o Megalodon nesta tabela é a baleia-azul, o maior mamífero vivo, com quase o dobro do tamanho do Megalodon.
Leia também: Factos sobre o tubarão-baleia para crianças
Tamanho do dente de Megalodon
Quantos dentes tem um megalodonte?
Um tubarão Megalodon adulto tem 276 dentes ao longo da mandíbula. Como os tubarões não têm ossos, toda a nossa informação sobre o tamanho do Megalodon vem dos fósseis dos dentes. Os Megalodons tinham dentes afiados, e o tamanho de cada dente era de cerca de 19 centímetros ou 8 polegadas.
Os paleontólogos também estudaram a força de mordida de um tubarão Megalodon, que é de 108.514 a 182.201 newtons! Para comparação, os seres humanos têm uma força de mordida de cerca de 1.317 newtons. Assim, pode adivinhar o quão poderosos são os dentes de um tubarão Megalodon.
Como é que o Megalodon ganhou o seu nome?
A razão pela qual os Megalodons têm esse nome é que "megalodon", em grego, significa "dente gigante"! Como os tubarões Megalodon tinham dentes grandes, o nome é muito adequado.
O que é que o Megalodon comia?
Os tubarões Megalodon eram carnívoros e comiam outras criaturas oceânicas, como baleias, golfinhos e focas, e até outros tubarões mais pequenos. Caçavam baleias grandes ou médias nas suas zonas ósseas, como o peito, as barbatanas ou a cauda, com a sua mordidela afiada.
Os megalodontes eram enormes em tamanho e rápidos em velocidade e, para se manterem, tinham de comer entre 1.500 e 3.000 quilos de comida todos os dias!
Onde é que o Megalodon vivia?
Os tubarões Megalodon estavam espalhados por todo o mundo. Sabemos isso porque podemos encontrar os dentes do Megalodon em fósseis. Esses fósseis estão na Austrália, América do Norte, América do Sul, África e Europa. Alguns fósseis estão até em países como a Índia e o Japão. Muitos fósseis também estavam em locais que agora estão em altura e longe da água. Isso mostra que, quando os Megalodons estavam vivos, essesFoi assim que os dentes fossilizaram nestas zonas.
Megalodon Classificação científica
O nome científico do tubarão Megalodon é Carcharocles megalodon (que significa "tubarão glorioso de dentes grandes"). Os Megalodons podem ser membros da família Lamnidae, são parentes próximos do Grande Tubarão Branco (Carcharodon carcharias), mas ainda hoje se discute que pertencem à extinta família Otodontidae.
Os investigadores ainda não têm a certeza quanto ao seu género e alguns acreditam que deve pertencer a Otodus, outros acreditam que deve ser Carcharocles, Megaselachus ou mesmo Procarcharodon.
Consoante a sua classificação, o nome científico do megalodonte pode ser Otodus megalodon ou mesmo Carcharocles megalodon.
O Megalodon era um dinossauro?
Os Megalodons não eram dinossauros, mas sim membros de uma espécie extinta de tubarão Megatooth (Otodontidae). De facto, apesar de os Megalodons e os dinossauros estarem ambos extintos, nunca coexistiram. Os dinossauros já estavam mortos há milhões de anos antes de os Megalodons estarem vivos!
Os megalodontes eram canibais
Os Megalodontes são canibais. Um novo estudo diz que os Megalodontes comiam os seus irmãos dentro do útero da mãe. Isto é como os actuais tubarões lamniformes. Também eles se alimentam dos ovos não eclodidos dentro do útero da mãe. Os cientistas chamam a isto "oofagia". Acreditam que era importante que os bebés Megalodontes o fizessem para nascerem mais fortes e maiores. Isto é para poderem competir com os seus companheiros predadorespeixes no oceano.
Como é que os Megalodontes se extinguiram?
Sabemos que os Megalodontes se extinguiram no final do período Plioceno, há cerca de 2,6 milhões de anos. Existem muitas teorias sobre a extinção dos tubarões Megalodontes. Uma teoria acredita que isso aconteceu devido a uma queda brusca da temperatura da Terra. O arrefecimento global e a secura em todo o mundo perturbaram a cadeia alimentar. A escassez de baleias e outras presas dos Megalodontes tornou-semenos. Os megalodontes não tinham comida suficiente e extinguiram-se.
Megalodon na cultura popular
Os megalodontes são muito populares nas culturas pop, como filmes e documentários. Os megalodontes são protagonistas de muitos livros, filmes, etc., e continuam a ser um tema popular, mesmo passados muitos anos. Numa série de documentários televisivos de 2003, intitulada Monstros Marinhos, os megalodontes são "um perigo" da época. Há também muitos filmes que apresentam megalodontes, como Shark Attack 3: Megalodon. Mesmo a série Mega Shark (comocomo Mega Shark Versus Giant Octopus e Mega Shark Versus Crocosaurus) é muito popular.
O romance Meg: A Novel of Deep Terror (2011), de Steve Alten, mostra Megalodons predando dinossauros. As sequências do livro também apresentam o Megalodon, como The Trench, Meg: Primal Waters, Meg: Hell's Aquarium, Meg: Nightstalkers, Meg: Generations e Meg: Origins. Houve também uma adaptação cinematográfica chamada The Meg (2018).
Factos surpreendentes sobre o Megalodon
- A dentada de um megalodonte era tão poderosa que podia esmagar um carro.
- Os dentes do Megalodon são tão grandes como um comando de televisão.
- A força de mordida de um tubarão Megalodon era de 108.514 a 182.201 newtons, o que é três vezes mais forte do que a força de mordida de um T. Rex!
- Partes de dentes de Megalodon foram encontradas em restos fossilizados de baleias, o que mostra que eles se alimentavam de baleias.
- O maior dente de Megalodon alguma vez encontrado tinha 6,9 polegadas de comprimento, o que é três vezes maior do que o dente médio de um tubarão branco atual.
- Foram encontrados restos fósseis do tubarão Megalodon ao largo da costa de todos os continentes, exceto na Antárctida.