Biografia de Jimmy Carter

  • 39º Presidente dos Estados Unidos
  • Anos de serviço como presidente: 1977-1981
  • Vice-presidente: Walter Mondale
  • Festa: Democrata
  • Idade aquando da tomada de posse: 52
  • Estado de origem: Geórgia
  • Data de nascimento: 1 de outubro de 1924
  • Casado: Rosalynn Smith
  • Filhos: Amy, John, James, Donnel
  • Alcunha: Jimmy

Por que é que Jimmy Carter é conhecido?

Jimmy (James) Carter é conhecido por ter sido o presidente dos Estados Unidos durante uma época difícil que incluía uma crise energética, o aumento da inflação e uma elevada taxa de desemprego.

Foi também o primeiro presidente do Sul profundo em mais de um século.

Início da vida

James "Jimmy" Carter nasceu na pequena cidade de Plains, Geórgia, em 1924, sendo o primeiro de quatro filhos. Os seus pais, Earl e Lillian, tinham uma quinta de amendoins, um armazém e uma loja.

Antes de os seus filhos nascerem, Lillian tinha sido enfermeira e, mais tarde, continuou a aconselhar mulheres sobre cuidados de saúde. Embora a Geórgia fosse estritamente segregada na altura, Lillian também aconselhou mulheres afro-americanas.

Enquanto crescia, Jimmy trabalhava na loja da família. Gostava de desporto, especialmente de basebol e basquetebol. Era um bom aluno e formou-se como orador da turma do liceu em 1941.

Jimmy frequentou então a Academia Naval dos Estados Unidos em Annapolis, inspirado por um tio que admirava na Marinha, e formou-se entre os dez por cento melhores da sua turma em 1946, pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial.

Vida familiar

No mesmo ano em que se licenciou, Jimmy casou com Rosalynn Smith, uma amiga da sua irmã. Jimmy e Rosalynn tinham-se conhecido antes do seu último ano em Annapolis.

Tanto Jimmy como Rosalynn trabalhavam arduamente, gostavam de conversar sobre política e política e eram despretensiosos. Na Casa Branca, reduziram os gastos e o glamour.

Acabaram por ter três filhos e uma filha.

Carreira militar e política

Depois de se formar na Academia Naval, Carter entrou para o serviço de submarinos da Marinha dos EUA e ajudou a trabalhar nos primeiros submarinos de propulsão nuclear da Marinha.

Quando o seu pai morreu em 1953, Carter demitiu-se da Marinha e regressou a Plains para ajudar a gerir o negócio da família.

Enquanto geria a loja e a quinta, Carter também se envolveu na política local, tendo o seu primeiro cargo político sido o de presidente do Conselho de Educação do Condado de Sumter.

Em 1962, Carter foi eleito para o Senado do Estado da Geórgia. Depois de perder a eleição para governador em 1966, Carter foi eleito governador da Geórgia em 1970.

Carter contratou minorias para cargos governamentais, apelou ao fim da segregação racial e reduziu a despesa pública.

Em 1974, Carter anunciou que se iria candidatar à presidência. Era praticamente desconhecido, mas isso acabou por funcionar a seu favor. Depois da Guerra do Vietname e do escândalo Watergate, as pessoas queriam alguém novo, de fora de Washington.

Após uma campanha determinada, Carter ganhou as eleições de 1976 e tornou-se o 39º presidente dos Estados Unidos.

Presidência

Enquanto presidente, Carter comportou-se como um "homem do povo". Vestia-se e falava de forma casual, conduzia uma limusina presidencial mais pequena e retirou de serviço o iate presidencial.

Carter também incluiu muitas mulheres e minorias no seu gabinete e introduziu vários programas de reforma económica e social. No entanto, o Congresso bloqueou muitas das suas propostas.

Durante a presidência de Carter, a economia registou dificuldades, com uma inflação e uma taxa de desemprego elevadas, bem como uma escassez de combustível que levou as pessoas a fazerem filas durante horas para abastecerem os seus automóveis.

Muitas pessoas culpavam-no por estes problemas.

Edifício do Capitólio dos EUA (sede do Congresso)

Carter teve várias realizações importantes, incluindo:

  • Criação do Departamento de Energia e do Departamento de Educação.
  • Perdão aos cidadãos que se recusaram a combater na guerra do Vietname.
  • Negociação de dois tratados dos EUA com o Panamá.
  • Reabertura das relações diplomáticas entre os Estados Unidos e a China.
  • Negociação da paz entre o Egipto e Israel através de um tratado chamado Acordos de Camp David. As duas nações estavam em estado de guerra desde a fundação de Israel em 1948 e têm estado em paz desde então.

Crise dos reféns no Irão

Em novembro de 1979, uma multidão de estudantes iranianos fez 52 americanos reféns na embaixada dos Estados Unidos em Teerão.

Antiga embaixada dos EUA em Teerão, Irão

Carter tentou negociar a libertação dos reféns durante mais de um ano e tentou também uma missão de salvamento, mas estes esforços falharam, o que levou o povo americano a considerar Carter fraco e ineficaz.

Nas eleições de 1980, Carter perdeu para Ronald Reagan, um antigo ator e governador da Califórnia.

Depois da Presidência

Desde que deixou a Casa Branca, Carter tem contribuído para muitas causas de beneficência e tornou-se um defensor dos direitos humanos, sendo considerado por muitos cidadãos e historiadores como o modelo ideal de antigo presidente.

Em 1982, fundou o Carter Presidential Center, dedicado a questões relacionadas com os direitos humanos e a democracia, e colaborou com a Habitat for Humanity, que constrói casas para pessoas desfavorecidas em todo o mundo.

Carter também ajudou a resolver desacordos entre vários países e negociou a paz. Em 1994, por exemplo, negociou com a Coreia do Norte o fim do seu programa de armas nucleares.

Carter também foi professor na Universidade de Emory e escreveu vários livros. Em 2002, foi-lhe atribuído o Prémio Nobel da Paz.

Factos divertidos sobre Jimmy Carter

Jimmy Carter foi o primeiro presidente a nascer num hospital.

Foi a primeira pessoa a terminar o liceu pelo lado paterno da família.

Aos dez anos, Jimmy começou a vender produtos da quinta da sua família na cidade. Aos 13 anos, tinha poupado dinheiro suficiente para comprar cinco casas na zona, que eram alugadas a outras famílias.

Enquanto estava nas Bermudas com a Marinha, um grupo de oficiais britânicos convidou Carter e apenas outros membros brancos da tripulação para uma festa. Por sugestão de Carter, toda a tripulação do submarino se recusou a comparecer.

Depois de a União Soviética ter invadido o Afeganistão, Carter protestou fazendo com que os Estados Unidos boicotassem os Jogos Olímpicos de verão de 1980.

Carter tem criticado frequentemente as decisões dos actuais presidentes, algo que a maioria dos antigos presidentes não faz.

Presidentes dos EUA