Dwight D. Eisenhower Biografia

34º Presidente dos Estados Unidos

Anos de serviço como presidente: 1953-196

Vice-presidente: Richard M. Nixon

Festa: Republicano

Idade aquando da tomada de posse: 62

Estado de origem: Texas

Data de nascimento: 14 de outubro de 1890

Morreu: 28 de março de 1969

Casado: Mary "Mamie" Geneva Doud

Filhos: Doud, John

Alcunha: Ike

Mamie Eisenhower

Por que é que Dwight D. Eisenhower é conhecido?

Dwight D. Eisenhower é mais conhecido pela sua carreira militar, tendo sido o comandante supremo das forças aliadas durante a Segunda Guerra Mundial.

Planeou a famosa invasão do Dia D na Europa ocupada pelos nazis, que ajudou a expulsar os nazis de França e foi uma das vitórias decisivas da guerra.

Início da vida

Dwight D. Eisenhower nasceu em 1890 em Denison, Texas, mas passou a maior parte da sua infância em Abilene, Kansas, uma pequena comunidade agrícola.

Os seus pais eram David e Ida Eisenhower. O pai de Dwight trabalhava como mecânico e a sua mãe era menonita e era contra a guerra ou qualquer tipo de violência.

Durante a sua infância, Dwight gostava de pescar, caçar e jogar futebol. Também gostava de ler livros sobre história militar. Em 1911, foi aceite em West Point.

Depois de se formar, Eisenhower começou a sua carreira militar como segundo-tenente em San Antonio, Texas.

Vida familiar

Enquanto estava em San Antonio, Eisenhower conheceu e casou-se com Mary "Mamie" Geneva Doud.

O casal teve dois filhos, Doud e John, que morreram de escarlatina quando eram pequenos, e John formou-se em West Point, tal como o pai, acabando por servir no exército e tornar-se historiador militar.

Ambulância militar de campanha Ford Modelo T

Carreira militar

Eisenhower era um líder talentoso que subiu rapidamente na hierarquia militar, tornando-se rapidamente um general de brigada.

Depois de liderar várias operações bem sucedidas durante a Segunda Guerra Mundial, Eisenhower tornou-se um general de cinco estrelas.

Foi nomeado comandante supremo das forças aliadas e liderou a invasão do Dia D na Normandia.

Mais de 150.000 forças aliadas invadiram a França ocupada pelos nazis e libertaram Paris dos nazis, o que fez com que a maré da guerra se voltasse decisivamente a favor dos Aliados.

A Segunda Guerra Mundial terminou pouco tempo depois da invasão bem sucedida e Eisenhower regressou a casa com uma receção de herói. Em 1945, foi nomeado chefe do Estado-Maior do Exército dos EUA.

Em 1948, Eisenhower regressou brevemente à vida civil quando se tornou presidente da Universidade de Columbia, em Nova Iorque.

Mas apenas dois anos mais tarde, o Presidente Harry Truman pediu a Eisenhower que comandasse as tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) na Europa.

Harry S. Truman

Campanha presidencial

Os republicanos começaram a encorajar Eisenhower a candidatar-se à presidência, o que o deixou inseguro no início, mas acabou por aceitar concorrer em 1952.

A alcunha de Eisenhower era "Ike" e ele concorreu com o slogan de campanha "I Like Ike". O seu companheiro de candidatura foi Richard Nixon, na altura senador da Califórnia.

Como Eisenhower era tão popular entre o povo americano, ganhou facilmente as eleições, derrotando Adlai Stevenson, o governador do Illinois.

Presidência

Como presidente, Eisenhower deu continuidade à maioria dos programas do New Deal e do Fair Deal de Franklin Roosevelt e Harry Truman.

Franklin D. Roosevelt

Também reforçou o programa de Segurança Social, aumentou o salário mínimo e criou o Departamento de Saúde, Educação e Bem-Estar.

Eisenhower criou também o Sistema de Auto-Estradas Interestaduais, que envolveu a construção de 41.000 milhas de estradas que se estendem pelos Estados Unidos. O Alasca e o Havai foram admitidos na União.

Outras realizações durante a presidência de Eisenhower incluíram:

  • Assinatura da Doutrina Eisenhower, que estabelecia que qualquer país podia pedir ajuda aos Estados Unidos se estivesse a ser ameaçado por outro país, com o objetivo de travar a propagação do comunismo e autorizar operações secretas da CIA contra o comunismo.
  • Assinou as Leis dos Direitos Civis de 1957 e 1960, criou um gabinete dos direitos civis no Ministério da Justiça e apoiou a integração das escolas.
  • Ajudou a negociar o fim da Guerra da Coreia.

Depois de sofrer um ataque cardíaco em 1955, Eisenhower começou a piorar de saúde, mas conseguiu uma nova vitória esmagadora contra Adlai Stevenson e cumpriu um segundo mandato.

Os seus dois mandatos foram bastante prósperos e pacíficos.

Depois da Presidência

Depois de deixar o cargo, Eisenhower retirou-se com Mamie para a sua quinta em Gettysburg, na Pensilvânia, onde criava gado e pintava.

Ele e a mulher viajavam e passavam tempo com um grupo de amigos a que chamavam "o bando".

Eisenhower consultava ocasionalmente os presidentes actuais e dava conselhos militares. Trabalhou nas suas memórias e escreveu vários livros durante a sua reforma.

Em 1965, Eisenhower sofreu um segundo ataque cardíaco e a sua saúde piorou muito em 1968, tendo passado nove meses no hospital antes de falecer a 28 de março de 1969, com 78 anos.

Factos divertidos sobre Dwight D. Eisenhower

O nome de batismo de Eisenhower era David Dwight Eisenhower, mas passou a usar o seu nome do meio e acabou por trocar os dois nomes definitivamente. O seu neto também se chamava David.

Eisenhower e a sua mulher mudaram-se 30 vezes durante os primeiros 35 anos de casamento, devido à sua vida militar, mas só compraram uma casa permanente depois de ele se tornar presidente.

Na Conferência de Potsdam, em julho de 1945, Eisenhower pronunciou-se contra a utilização da bomba atómica em Hiroshima e Nagasaki.

O sistema de auto-estradas interestaduais de Eisenhower foi o maior projeto de obras públicas da história dos Estados Unidos.

Em inquéritos recentes sobre os maiores presidentes dos EUA, os historiadores classificaram-no entre os dez primeiros.

Presidentes dos EUA