Factos divertidos sobre Plutão para crianças

Plutão é, na verdade, o objeto mais confuso do nosso sistema solar desde a sua descoberta em 1930. Há muito contestado como nono planeta, foi finalmente reclassificado como planeta anão em 2006.

Plutão é um dos cinco planetas anões distintos, que não são aquilo a que normalmente chamamos "planetas". Estes planetas são chamados planetas anões porque ainda não completaram a sua trajetória orbital em torno do Sol desde a sua descoberta.

Neste artigo, vamos analisar uma série de factos fascinantes sobre o planeta anão "Plutão".

Alguns dos factos básicos conhecidos sobre Plutão

  • Nome do planeta: Plutão
  • Tipo de Planeta: Planeta anão
  • Região do sistema solar: Sistema Solar Exterior
  • Distância do Sol: 2,758,888,093 milhas (periélio) a 4,585,719,398 milhas (afélio)
  • Tempo para orbitar à volta do Sol: 90.560 dias terrestres
  • Luas (satélites naturais): 5
  • Área de superfície total: 17.000.000 milhas quadradas

Vamos começar com mais alguns factos interessantes relacionados com Plutão:

1. Plutão era o nono planeta do Sistema Solar antes de 2006.

Plutão foi considerado por muitos como o nono planeta em geral. Muitas pessoas cresceram a aprender sobre ele como o nono plano. Foi, no entanto, reclassificado em 2006 e é agora reconhecido como um dos maiores planetas anões.

A classificação de Plutão como planeta ou planeta anão continua a ser objeto de discussão, existindo uma possibilidade de 50% de Plutão voltar a ser referido como planeta.

2) Pensa-se que Plutão tem anéis.

Embora os anéis do planeta anão Plutão não tenham sido observados, alguns cientistas acreditam que possam existir alguns anéis ténues e finos à volta do planeta.

3. uma rapariga de 11 anos deu o nome a Plutão.

Deus romano do submundo

Venetia Burney, uma menina de 11 anos de Oxford, Inglaterra, deu o nome a Plutão, propondo ao seu avô que atribuísse o nome do lendário deus romano do submundo à nova descoberta astronómica.

O Observatório Lowell aceitou o novo nome, que coincidentemente contém as duas primeiras letras do nome de Percival Lowell, depois de o seu avô lho ter sugerido.

4) Plutão é constituído por um terço de água.

Plutão contém cerca de 3 vezes mais água do que os oceanos da Terra, sob a forma de gelo, e os restantes dois terços são rochas. A superfície coberta de gelo de Plutão tem várias cadeias montanhosas, áreas claras e escuras e um punhado de crateras.

Plutão pode parecer um lugar maravilhoso para as pessoas habitarem devido à sua quantidade de água, mas a distância de Plutão ao Sol torna improvável que os humanos alguma vez consigam estabelecer-se lá. Alguns levantaram a hipótese de Plutão poder conter um oceano nas profundezas da sua superfície; se fosse esse o caso, seria necessário fazer mais investigação para determinar a probabilidade de vida.

5) A atmosfera de Plutão pode aparecer por vezes.

O gelo à superfície de Plutão descongela à medida que a sua órbita excêntrica o aproxima do Sol, criando uma fina atmosfera feita principalmente de nitrogénio que acaba por sair do planeta. Há também uma névoa de metano à sua volta, que se estende a cerca de 161 quilómetros acima do solo. A luz solar divide o metano em hidrocarbonetos, que flutuam para o topo e cobrem o gelo numa camada negra. Plutão afasta-se daSol, e a atmosfera volta a ser gelo sólido à medida que o faz.

6) Plutão é mais pequeno do que várias luas.

Plutão é 18% mais maciço do que a Lua e tem 66% do seu diâmetro. Durante cerca de dez anos, acreditou-se que Eris era o maior planeta anão, mas recentemente determinou-se que Plutão é o maior. A largura de Plutão é apenas metade da largura dos Estados Unidos.

7) A gravidade à superfície de Plutão é cerca de um quinto da gravidade da Terra.

Um ser humano que pesa 100 libras ou 45 quilogramas na Terra pesaria apenas 3 quilogramas ou 7 libras em Plutão. Um quase círculo com o Sol no centro representa a forma como a maioria dos planetas orbitam o Sol.

Leia também: Factos interessantes e divertidos sobre a gravidade para crianças

8) Algumas pessoas referem-se a Plutão e Caronte, a sua maior lua, como um "sistema binário".

Sem uma definição específica para planetas anões binários da IAU, Caronte é classificado como uma lua de Plutão.

9) Plutão tem uma cor avermelhada devido aos seus compostos de hidrocarbonetos.

A tonalidade carmesim de Plutão é muito provavelmente o resultado de moléculas de hidrocarbonetos criadas quando o metano na atmosfera de Plutão e na sua superfície reage com raios cósmicos e radiação solar ultravioleta.

Quando os raios cósmicos ou a luz ultravioleta entram em contacto com o metano da superfície e da atmosfera de Plutão, os compostos orgânicos conhecidos como tholins, moléculas que se precipitam sobre a superfície, são considerados a origem das manchas vermelhas e brilhantes observadas no planeta.

10) Plutão segue uma órbita oval em torno do Sol.

Quase todos os planetas orbitam o Sol em círculos quase perfeitos, mas Plutão tem uma viagem orbital diferente. Com o Sol longe do seu centro, viaja num padrão ovalado. Além disso, a sua rota é significativamente inclinada em comparação com o plano ordenado e limpo onde todos os planetas circulam.

Em comparação com os planetas, a órbita de Plutão é peculiar porque é elíptica e inclinada. Plutão pode viajar até 49,3 unidades astronómicas (UA) do Sol e apenas 30 UA na sua órbita oval de 248 anos.

11) Só houve uma nave espacial a visitar Plutão.

A 14 de julho de 2015, a nave espacial New Horizons, lançada em 2006, passou por Plutão e recolheu várias fotografias e observações. Atualmente a viajar para a Cintura de Kuiper, a New Horizons irá percorrer objectos celestes ainda mais distantes e continuará a investigar outros objectos da Cintura de Kuiper, aproximadamente de 2018 a 2022.

Estamos a explorar e a aprender sobre a nave espacial conhecida como New Horizons no limite exterior do nosso sistema solar.

12) Contrariamente à perceção comum, Plutão e Neptuno não podem colidir.

Uma vez que Neptuno e Plutão se encontram nas órbitas um do outro nos seus pontos mais próximos, teme-se que se cruzem e colidam. As suas órbitas cruzam-se de facto; no entanto, como a órbita de Plutão é altamente inclinada em comparação com as órbitas dos outros planetas, não há risco de colisão, uma vez que, quando Plutão faz este cruzamento, está consideravelmente abaixo do plano em que Neptuno circula.

Leia também : 21 factos interessantes sobre cometas

13 - Plutão é confundido com um planeta quente devido à sua cor vermelha.

A tonalidade carmesim de Plutão pode levar algumas pessoas a pensar que é quente, mas não é esse o caso. Plutão é muito frio, uma vez que está longe do Sol.

Pensa-se que, devido ao facto de a superfície de Plutão ser altamente gelada, a vida não pode sobreviver lá. Um dos pré-requisitos para a vida é a água líquida, mas em Plutão a água congela em gelo que se assemelha a rocha.

14. um dia inteiro em Plutão dura 153 horas, o que é 6,4 vezes mais longo do que um dia na Terra.

Isto indica que Plutão ainda não completou uma órbita completa do Sol desde que nos apercebemos da sua existência, porque um ano em Plutão corresponde a 248 anos na Terra.

15. Plutão é também classificado como um Plutóide.

Todos os planetas anões que estão mais longe do Sol do que Neptuno são chamados Plutóides, outro termo para um planeta anão com o nome de Plutão.

Leia também: Factos sobre o sol para crianças

Conclusão

Estes são apenas alguns dos pormenores de Plutão que conhecemos atualmente. Estamos sempre a aprender coisas novas, por isso, volte sempre para receber actualizações se acontecer alguma coisa significativa! É sempre excitante descobrir mais sobre o que existe lá fora, e Plutão é um dos planetas anões mais fascinantes do universo!