Gerald Ford Biografia

38º Presidente dos Estados Unidos

Anos de serviço como presidente: 1974-1977

Vice-presidente: Nelson Rockefeller

Festa: Republicano

Idade aquando da tomada de posse: 6

Estado de origem: Nebraska

Data de nascimento: 14 de julho de 1913

Morreu: 26 de dezembro de 2006

Casado: Elizabeth Bloomer

Filhos: John, Michael, Steven, Susan

Alcunha: Jerry

Por que é que Gerald Ford é conhecido?

Gerald Ford foi o vice-presidente de Richard Nixon, tendo-se tornado presidente após a infame demissão de Nixon na sequência do escândalo Watergate.

Anteriormente, tinha-se tornado vice-presidente quando Spiro Agnew se demitiu do cargo. É o único presidente de sempre que não foi eleito presidente nem vice-presidente.

Escândalo Watergate - Capa da revista Time

Início da vida

Gerald Ford nasceu Leslie Lynch King Jr. em Omaha, Nebraska, em 1913. A sua mãe, Dorothy, divorciou-se do seu mal-humorado pai biológico quando Leslie era bebé.

Mudou-se para Grand Rapids, Michigan, com o seu filho ainda bebé, onde casou com um vendedor de tintas de sucesso chamado Gerald Rudolph Ford. O padrasto de Leslie adoptou-o e foi uma figura paternal amorosa.

Dorothy depressa pôs no filho a alcunha de "Junie", que mais tarde mudou para "Jerry" (depois de se formar na faculdade, Jerry mudou oficialmente o seu nome para Gerald Rudolph Ford Jr.).

Em Grand Rapids, Gerald era uma estrela do futebol no liceu e recebeu uma bolsa de estudo para a Universidade de Michigan. Em 1935, licenciou-se em economia.

Em seguida, Ford estudou Direito na Universidade de Yale. Quando os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial, em 1941, serviu a bordo de um porta-aviões da Marinha dos Estados Unidos. Ganhou dez estrelas de batalha e provou ser um líder fiável.

Vida familiar

Depois de deixar a Marinha, Ford começou a trabalhar num escritório de advogados em Grand Rapids e conheceu Elizabeth "Betty" Anne Bloomer, uma coordenadora de moda e dançarina talentosa.

Ford pediu-a em casamento poucos meses depois e o casal casou-se em 1948, tendo quatro filhos: John, Michael, Steven e Susan.

A família era vista como divertida, jovem e enérgica, jogava regularmente ténis em conjunto e os filhos de Ford fizeram campanha por ele em 1976.

Carreira política

No mesmo ano em que Ford se casou com Betty, foi eleito para a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, onde permaneceu durante 25 anos, ganhando a reputação de ser leal, simpático e honesto.

Em 1964, Ford fez parte da comissão que investigou o assassínio de John F. Kennedy e, no ano seguinte, tornou-se líder da minoria na Câmara dos Representantes.

O percurso de Ford até à presidência foi invulgar, tendo começado em 1972 com o escândalo de Watergate: cinco homens ligados à administração do Presidente Richard Nixon invadiram a sede dos democratas no Hotel Watergate.

Na altura em que este escândalo veio a lume, o vice-presidente de Nixon, Spiro Agnew, demitiu-se devido a acusações de aceitação de subornos e de não pagamento de impostos.

Nixon nomeou Ford como novo vice-presidente e o Congresso aprovou rapidamente a nomeação.

Edifício do Capitólio dos EUA (sede do Congresso)

Em breve se tornou evidente que Nixon sabia do assalto e que tinha tentado ajudar a encobri-lo. Em vez de enfrentar uma ação de destituição, Nixon demitiu-se e Gerald Ford era agora o presidente dos Estados Unidos.

Presidência

Depois de assumir o cargo, Ford perdoou Nixon por todos os crimes associados ao escândalo Watergate, o que significava que não seria objeto de qualquer acusação criminal.

Esta decisão foi muito controversa, pois o povo americano queria que Nixon fosse julgado e havia quem acreditasse que Ford tinha feito um acordo para perdoar Nixon a fim de se tornar presidente.

Ford insistiu que a nação precisava de ultrapassar o escândalo de Watergate e curar-se.

Durante a presidência de Ford, a economia enfrentou grandes dificuldades, com uma taxa de desemprego e uma inflação elevadas, bem como uma crise energética.

Ford assinou os Acordos de Helsínquia, que contribuíram para melhorar as relações com a União Soviética. Tentou enviar ajuda militar ao Vietname do Sul, mas o Congresso não a aprovou. O Vietname caiu nas mãos das forças comunistas norte-vietnamitas.

Ford concorreu às eleições presidenciais de 1976 e perdeu uma corrida renhida para Jimmy Carter. A sua decisão de perdoar Nixon custou-lhe muito provavelmente a eleição.

Jimmy Carter

Depois da Presidência

Depois de perder as eleições, Ford retirou-se para a Califórnia e disse aos amigos que não estava aborrecido com a derrota. 1976 era o ano em que tinha planeado retirar-se do Congresso.

Encarou a presidência como um bónus inesperado no final da sua carreira política.

Durante a sua reforma, Ford fez parte da direção de várias empresas, fez discursos, escreveu artigos e livros e gostava de jogar golfe e praticar esqui alpino.

Em 1999, foi galardoado com a Medalha Presidencial da Liberdade por ter ajudado a nação a recuperar do Watergate.

Ford morreu em 2006, com 93 anos, sendo na altura o presidente mais velho dos Estados Unidos.

Factos divertidos sobre Gerald Ford

Depois da faculdade, Ford recebeu ofertas de contrato dos Detroit Lions e dos Green Bay Packers, mas recusou-as para ir para a faculdade de Direito.

Foi um dos presidentes norte-americanos mais atléticos da história. Ganhou campeonatos nacionais de futebol no Michigan em 1932 e 1933 e foi nomeado o Jogador Mais Valioso da equipa.

Era também um exímio esquiador de downhill.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Ford sobreviveu por pouco depois de o seu porta-aviões se ter incendiado quando foi atingido por um tufão.

O filho de Ford, Steven, foi protagonista da telenovela Os Jovens e os Inquietos .

Em 2003, Ford foi galardoado com o prémio Profile in Courage Award da John F. Kennedy Library Foundation por ter perdoado Nixon. Muitas pessoas que, na altura, se opuseram fortemente ao perdão, disseram mais tarde que tinha sido a decisão correcta.

Fundação da Biblioteca John F. Kennedy

Atualmente, Ford é considerado um homem bom e honrado.

Presidentes dos EUA