História do Estado do Arkansas

Os arqueólogos acreditam que os primeiros habitantes da área que hoje é o Arkansas eram pessoas que viviam em cavernas nas Montanhas Ozark há milhares de anos.

Relacionadas: Factos sobre o Estado do Arkansas

Ao longo de centenas de anos, outras tribos norte-americanas se mudaram para a região, conhecidas como Osage, Caddo e Quapaw.

Exploradores e colonos

O primeiro explorador espanhol da região do Arkansas foi o conquistador Hernando de Soto, em 1541, que participou em muitas expedições na Nicarágua e no Yucatan, no México.

Quando Pizarro conquistou e assassinou os Incas no Peru, de Soto estava com ele e era um soldado importante.

Ele e as suas tropas montadas seguiram o seu caminho desde a Florida, passando pela Geórgia, Alabama e Mississippi até ao Arkansas.

Nos anos 1600, chegaram colonos franceses para cultivar a terra e aprender a fazer armadilhas. O estabelecimento do Posto Arkansas tornou-se o centro do comércio de peles.

A região mudou de mãos entre espanhóis e franceses algumas vezes, mas a agricultura e a caça com armadilhas continuaram.

A compra do Louisiana

Em 1803, Thomas Jefferson, em representação dos Estados Unidos da América, negociou com a França a compra de uma enorme quantidade de terras desde o oeste do rio Mississippi até às Montanhas Rochosas.

A compra custou aos Estados Unidos 15 milhões de dólares e o território do Arkansas fazia parte dessa compra.

O Arkansas tornou-se um território separado do Território do Mississipi em 1819 e 1821, tendo a capital sido transferida do Posto do Arkansas para Little Rock.

O Arkansas tornou-se o 25º Estado dos Estados Unidos em 1836.

Um Estado Escravo

Quando o Arkansas se tornou um estado da União dos EUA, foi admitido como um estado esclavagista quando a escravatura era legal. Um quarto de toda a população do Arkansas era escrava quando a Guerra Civil começou em 1861.

Inicialmente, o Arkansas não queria entrar na guerra, mas depressa se separou da União e tornou-se membro dos Estados Confederados da América para preservar a prática da escravatura.

Foram travadas várias batalhas entre os soldados da União e os Confederados em solo do Arkansas.

No final, os Confederados perderam e muitas cidades e vilas foram devastadas, mas a escravatura foi banida.

A luta moderna pelos direitos civis

O Arkansas tornou-se um dos principais centros do Movimento dos Direitos Civis nos Estados Unidos na década de 1950.

Em 1957, nove estudantes afro-americanos decidiram frequentar um liceu só de brancos porque a segregação era supostamente ilegal.

Ficaram conhecidos como os "Little Rock Nine" e houve manifestações violentas de protesto a favor e contra a segregação.

O Presidente Eisenhower enviou tropas do Exército dos EUA para proteger os nove estudantes e escoltá-los para o liceu, a fim de acalmar a agitação.

PERGUNTAS

Que tribos eram os primeiros habitantes das Montanhas Ozark, no Arkansas?

O que é um conquistador?

Quem foi Hernando de Soto?

Porque é que o Arkansas se separou da União dos Estados Unidos durante a Guerra Civil?

Quem eram os Nove de Little Rock?

RESPOSTAS

Os Osage, os Caddo e os Quapaw contam-se entre os primeiros nativos americanos do Arkansas.

A conquistador é um soldado espanhol montado.

Hernando de Soto foi um explorador espanhol que liderou as suas tropas em expedições desde a Florida, passando pela Geórgia, Alabama e Mississippi, até ao Arkansas.

O Arkansas não queria a abolição da escravatura e, por isso, juntou-se ao Exército Confederado para combater os soldados da União.

Os Nove de Little Rock eram nove estudantes afro-americanos que queriam frequentar uma escola secundária só para brancos, porque a segregação era suposto ser abolida.

Factos sobre a história dos Estados Unidos