Maria Tallchief Factos

Maria Tallchief era uma bailarina nascida em 1925 em Oklahoma.

Foi a primeira americana a dançar com o Ballet de Paris e teve uma longa carreira, sendo-lhe atribuída a fama atual do Quebra-Nozes.

Maria Tallchief era metade nativa americana (da nação Osage) e metade de ascendência irlandesa-escocesa, tendo crescido numa reserva em Oklahoma.

Ruth Porter, a mãe de Maria Tallchief, estava muito interessada em que Marie e a sua irmã, Marjorie, tivessem aulas de ballet.

Relacionadas: Entretenimento nativo americano

A mãe nunca teve dinheiro para ter aulas de dança quando era mais nova, por isso inscreveu as duas filhas em aulas de dança aos três anos de idade.

Maria Tallchief mostrou-se muito promissora enquanto jovem bailarina. Quando era adolescente, Maria mudou-se para Los Angeles, na Califórnia, para ajudar a sua carreira.

Maria descobriu o seu amor pelo ballet em Los Angeles. Quando tinha apenas 17 anos, terminou o liceu e mudou-se para Nova Iorque.

Em Nova Iorque, Maria foi selecionada para ser substituta do Ballet Russe, a principal companhia de bailarinas russas nos Estados Unidos.

Nesta altura, Maria era apenas uma substituta. A sua sorte chegou quando uma das bailarinas principais se retirou do espetáculo e Maria foi convidada a assumir o comando.

Todos puderam ver como ela era uma bailarina extraordinária e recebeu críticas elogiosas nos jornais. Estava lançada a sua carreira de ballet para toda a vida.

Em 1947, Maria tornou-se a primeira bailarina americana a dançar com o Ballet da Ópera de Paris.

Em 1960, Maria foi também a primeira bailarina americana a dançar no Teatro Bolshoi em Moscovo, Rússia.

Casou-se com um famoso coreógrafo chamado George Blanchine, e tornaram-se um casal muito conhecido.

Maria Tallchief era mais famosa por dançar como a Fada Açucarada no Quebra-Nozes.

Quando Maria se reformou em 1965, mudou-se para Chicago e ensinou no Chicago Lyric Opera Ballet, tendo também fundado o Chicago City Ballet.

Pediram a Maria Tallchief que mudasse o seu apelido para se integrar, tendo-lhe sido sugerido o nome Maria Tallicheva, mas ela recusou, pois tinha orgulho no seu nome e na sua história como nativa americana.

No entanto, disse que queria ser julgada pelas suas capacidades de dança.

É famosa por ter dito: "Eu queria ser apreciada como uma primeira bailarina que, por acaso, era uma nativa americana, nunca como alguém que era uma bailarina índia americana".

Hora do questionário!

Quando é que nasceu Maria Tallchief?

Onde nasceu Maria Tallchief?

Por que é que Maria Tallchief era famosa?

Com quem é que Maria Tallchief casou?

Onde é que Maria Tallchief foi a primeira americana a atuar?

Nativos americanos