O Islão em África
O Islão é, até hoje, uma das principais religiões em África, juntamente com o Cristianismo e muitas outras religiões tradicionais.
Pouco menos de metade da população de África é muçulmana, mas o cristianismo continua a ser a religião mais popular em África.
Quando começou a religião do Islão?
A religião do Islão começou numa região chamada Médio Oriente, no início dos anos 600. Quem pratica o Islão é chamado muçulmano. O principal profeta chamava-se Maomé.
Quando o profeta Maomé morreu em 632 d.C., o Islão começou a espalhar-se por todo o mundo.
Quando começou o Islão em África?
O Islão chegou a África na costa oriental africana por volta do século VIII. Como muitas religiões, o Islão espalhou-se através do comércio e do contacto com outros.
O Islão também começou a enraizar-se no Norte de África nos anos 700, após a invasão do povo árabe.
Os árabes do Médio Oriente invadiram pela primeira vez o Norte de África em 647 d.C., mas não ficaram por aqui. Pediram ao país da Líbia pagamentos chamados tributos.
Esta invasão foi apenas uma das muitas invasões que se seguiram. Os árabes muçulmanos voltaram a invadir em 665 e conquistaram quase todo o Norte de África. O seu novo território no Norte de África estendia-se do Egipto ao Oceano Atlântico e a Marrocos.
Os árabes e os berberes lutaram durante muitos anos, mas em 709 d.C. todo o Norte de África estava sob controlo árabe.
Quem eram os berberes?
Os berberes vieram do Norte de África. Os berberes são, na verdade, muitos grupos de pessoas diferentes, que falam um grupo de línguas chamadas línguas berberes.
Os berberes foram convertidos ao Islão ao longo do tempo, após a invasão árabe.
Os berberes viviam na região que se estendia do Egipto e da Líbia até à Mauritânia, denominada Magrebe, que inclui os actuais países Líbia, Tunísia, Argélia, Marrocos e Mauritânia.
Quem eram os mouros?
Os mouros eram o nome do grupo de pessoas que viveram no norte de África após a invasão árabe, tendo dominado grande parte do Mediterrâneo durante a Idade Média.
Controlaram o norte de África e invadiram a Europa, dominando a Espanha e a ilha da Sicília (que fica em Itália).
Como é que o Islão se propagou em África?
Após a invasão árabe do norte de África no século VII, a religião do Islão espalhou-se por toda a África e tornou-se muito popular, sendo difundida de forma pacífica através de comerciantes, estudiosos e missionários.
Como é que o Islão se propagou na África Ocidental?
Os comerciantes atravessaram o Sara em direção à África Ocidental, levando consigo a sua religião e muitas mercadorias do Mediterrâneo e do Norte de África.
O Islão foi uma escolha popular para muitos reis africanos e também para os seus seguidores, possivelmente porque oferece um modo de vida e dá orientações sobre riqueza, moral e política.
Para os reis, acredita-se que poderia ter ajudado a governá-los. Alguns estudiosos acreditam que o Islão foi muito bom para o comércio.
Em vez de serem forçados a converter-se (mudar) para o Islão, muitos reis, como os do antigo Gana e do antigo Mali, na África Ocidental, escolheram tornar-se muçulmanos.
Houve alguns casos em que lugares foram invadidos e convertidos ao Islão.
Onde mais se propagou o Islão em África?
O Islão também se espalhou ao longo das rotas comerciais do Sudão até abaixo do deserto do Sara. A leste, os comerciantes muçulmanos atravessaram o Mar Vermelho e trouxeram o Islão com eles.
Como era o Islão nos antigos reinos africanos?
O Islão foi adotado pelos governantes e pelas elites africanas (pessoas que mandam ou que têm muita riqueza e poder).
Imagem: Na Mesquita em Córdova, Espanha
Os estudiosos descobriram que o Islão se misturou com as religiões e práticas locais (chamadas rituais), especialmente no início.
Ibn Battuta descobriu que as pessoas ainda acreditavam em espíritos e veneravam os antepassados quando visitou o antigo Mali em 1352 d.C. Mais tarde, escreveu sobre o assunto.
Nas tradições escritas, o fundador do antigo Mali Sundiata adoptou o Islão como religião, mas nas tradições orais, era um grande mágico da religião tradicional.
Alguns nomes islâmicos, como Mohammed, foram tornados mais africanos e passaram a Mamadu, e o nome Ali passou a Aliyu.
O Islão começou no antigo Gana (séculos VI-XIII) e depois espalhou-se para leste, para o Império do Mali (1240-1645) e para o Império Songhai (1460-1591).
Sunni Ali, do Império Songhai, não era muçulmano, mas outro rei Songhai, Mohammad I (1494-1528), era muçulmano e impôs a lei islâmica ao seu povo.
O Reino de Kanem (c.900-1390 d.C.) também tinha líderes muçulmanos e quase toda a região do Sara era muçulmana.
Na costa suaíli, os comerciantes muçulmanos do Egipto começaram a estabelecer-se e o Islão misturou-se com a cultura e as línguas bantu locais. O Islão tornou-se uma parte importante da identidade suaíli.
O antigo Mali foi o primeiro reino a adotar verdadeiramente o Islão, tendo Mansa Musa sido um dos mais famosos reis muçulmanos, que realizou uma enorme peregrinação a Meca (o centro do Islão).
Mansa Musa trouxe de volta muitos académicos muçulmanos e construiu grandes mesquitas (onde os muçulmanos rezam).
O que é que o Islão trouxe para África?
O Islão trouxe para África algumas formas de escrita e números, tendo os comerciantes muçulmanos desenvolvido também pesos e medidas.
Os académicos muçulmanos também escreveram textos muito importantes sobre a história de África que ainda hoje utilizamos para aprender sobre o passado.
Estes livros mostraram ao mundo inteiro como a história de África é interessante e como muita coisa aconteceu antes da chegada dos europeus, muito mais tarde, nos séculos XIX e XX.
Antes da descoberta destes textos, alguns europeus tinham a convicção racista de que a África só se tinha tornado civilizada com a chegada das colónias europeias.
Nos anos 60, alguns historiadores ainda acreditavam que o grande continente africano, com muitas actividades e riquezas importantes, não tinha história. Será que isso é verdade?
Hora do questionário!
Quando é que o Islão chegou a África?
Que países eram muçulmanos?
Como é que o Islão se propagou?
Que impérios de África eram muçulmanos?
Qual é a versão africana do nome Mohammed?
África Antiga