Rússia Factos
A Rússia é o maior país do mundo, situa-se nos continentes europeu e asiático, tem nove fusos horários diferentes e faz fronteira com catorze países.
O nome oficial da Rússia é Federação Russa.
Factos rápidos
Capital: Moscovo
População: 144 milhões de euros
Cidades-chave: Moscovo (capital), São Petersburgo, Ekaterinburgo e Novosibirsk
Língua oficial: Russo (oficial), azerbaijanês, ucraniano, tártaro
Principais religiões: Cristianismo ortodoxo, luteranismo, catolicismo
Geografia
Países limítrofes: Noruega, Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Bielorrússia, Ucrânia, Geórgia, Azerbaijão, Cazaquistão, Mongólia, Coreia do Norte e China.
Tamanho: 6.613.100 quilómetros quadrados
Ponto mais baixo: Mar Cáspio -91 pés
Ponto mais alto: Monte Elbrus 18.510 pés
O território russo varia entre o deserto e a tundra gelada. Grande parte da Rússia é constituída por um tipo de planícies sem árvores, as chamadas estepes, que são grandes áreas de prados planos.
A Sibéria ocupa uma grande extensão de terra no nordeste da Rússia, estendendo-se desde os Montes Urais até ao Oceano Pacífico.
O rio Volga é o rio mais longo da Rússia (e de toda a Europa), com cerca de 3.000 quilómetros de comprimento. Ao longo deste rio encontram-se muitas cidades, incluindo Moscovo.
O lago mais profundo de toda a Rússia é o lago Baikal, que contém cerca de 20% de toda a água doce do mundo.
Os Montes Urais são uma grande cadeia montanhosa que se estende por 1500 milhas desde o Oceano Ártico até ao Mar Cáspio.
A Federação Russa é constituída por oitenta e cinco sujeitos federais que constituem os membros da Federação.
Não é de admirar que a Rússia seja o lar de muitas variedades diferentes de animais, incluindo tigres siberianos, javalis russos, ursos pardos e veados.
História
Os primeiros assentamentos humanos na Rússia começaram por volta de 500 d.C. Os primeiros povos a povoar o que é atualmente a Rússia moderna vieram da Escandinávia.
Estes colonos misturaram-se com eslavos vindos do oeste e construíram uma fortaleza que mais tarde se tornaria Kiev.
Kiev evoluiu para um império que dominou a maior parte da secção europeia da Rússia durante 200 anos, tendo-se depois desmembrado em Ucrânia, Moscovo e Bielorrússia.
Na década de 1550, Ivan IV tornou-se o primeiro czar da Rússia, ao expulsar os mongóis de Kiev e ao unificar a região.
Em 1682, Pedro, o Grande, tornou-se czar e governou durante 42 anos, tendo trabalhado incansavelmente para tornar a Rússia mais moderna e europeia.
Revolução RussaEm 1917, durante a Revolução Russa, o governo dos czares foi derrubado pelos bolcheviques, um grupo comunista.
Vladimir Lenine criou a U.S.S.R. (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) a partir da Rússia e de 11 outros países.
A U.S.S.R. lutou ao lado dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial e era liderada por Joseph Stalin.
Após a guerra, as relações entre os EUA e a URSS tornaram-se tensas, o que levou à Guerra Fria, que terminou em 1991 com a dissolução da União Soviética.
Após a queda da União Soviética, a Rússia tornou-se uma república federal semi-presidencialista, tendo Boris Ieltsin sido eleito o primeiro presidente da história em 1991.
Em 1999, o Presidente Ieltsin demitiu-se e o país passou a ser dirigido pelo Primeiro-Ministro Vladimir Putin.
Embora a liderança de Putin tenha sido criticada como antidemocrática, conduziu à estabilidade e ao progresso.
Economia
A economia russa é uma das maiores e mais rentáveis do mundo: em 2006, valia 1.283.000.000.000 dólares.
Baseia-se, em grande parte, na vasta oferta de recursos naturais do país, que se encontram em toda a sua paisagem.
Isto inclui grandes quantidades de petróleo, carvão, minério de ferro, ouro, alumínio e talvez o mais rentável - o gás natural.
Cultura
Os pratos principais russos contêm habitualmente carne de porco, vaca, borrego, frango, peixe, batatas e tubérculos, sendo especialmente apreciados os guisados de legumes e as sopas.
A família é muito importante para os russos. A maioria das famílias inclui avós, pais e filhos que vivem no mesmo agregado familiar.
Existem cerca de 120 grupos étnicos na Rússia, que falam mais de uma centena de línguas diferentes, embora o russo seja a língua oficial.
A maioria dos russos tem ascendência eslava, enquanto outros descendem de tártaros, mongóis e ucranianos.
A Rússia é conhecida pelos seus pensadores, artistas e desportistas.
Russos famosos
Leo Tolstoy - Escritor
Fyodor Dostoevsky - Escritor
Rudolf Nureyev - Bailarino de ballet
Alexander Ovechkin - Jogador de Hóquei
Maria Sharapova - Jogadora de ténis
Factos divertidos
A Rússia tem mais de 100 000 rios, entre os quais o Volga, já referido, que é o rio mais longo da Europa, com 3 000 quilómetros de comprimento.
A Rússia não fica muito longe dos Estados Unidos, pois está apenas a cerca de 51 milhas do Alasca e está separada apenas pelo Estreito de Bering.
Europa