Tribo Apache
Os Apaches viveram nos Estados Unidos nos actuais estados do Arizona, Colorado, Novo México e Texas. Pensa-se que os Apaches fizeram uma longa viagem desde o Norte em 1100 d.C.
Os estudiosos pensam assim porque falam uma língua que provém da língua Athabaskan, que provém principalmente do oeste do Canadá.
Grupos Apache
O povo Apache forma subgrupos.
Há os Apaches do Leste: os Mescalero, Jicarilla, Chiricahua, Lipan e Kiowa e os Apaches do Oeste, que são os Cibecue, Mimbreno, Coyotero e os Apaches do Norte e do Sul de Tonto.
Bandas apaches
Os Apaches deslocavam-se normalmente em grupos, chamados bandos, com um líder para cada grupo, mas, por vezes, mais do que um grupo alinhava-se.
A liderança podia ser conquistada por se ser forte, bom lutador, pacífico, justo ou ter outras qualidades. Não era preciso ter nascido no reino para se ser chefe.
Vida apache
Os Apaches caçavam e negociavam com outras aldeias. Cada grupo, ou tribo, era diferente. Os Lipan, que viviam no atual Texas, eram na sua maioria nómadas, o que significa que se deslocavam.
Os Chiricahua também eram nómadas, mas os Mecalero eram agricultores que caçavam bisontes e cultivavam milho.
A Rebelião de Pueblo
Para começar, os apaches e os espanhóis, bem como os americanos e os mexicanos, eram uma espécie de aliados. Alguns bandos de apaches invadiram aldeias que deveriam ser protegidas por missões espanholas.
Depois de uma longa seca no século XVII e de alguns ataques a estas aldeias, eclodiu a Rebelião Pueblo em 1680.
Os Pueblo conseguiram derrubar os governantes espanhóis no Novo México durante 12 anos. Os espanhóis tinham tratado este povo de forma brutal quando chegaram.
Tentaram forçá-los a serem católicos e, como queriam que mudassem de religião e não compreendiam os costumes dos Apaches, os espanhóis queimaram artigos cerimoniais dos Apaches, como máscaras e objectos sagrados.
Quando os apaches discordavam, eram levados aos tribunais espanhóis e recebiam castigos horríveis: eram enforcados, chicoteados, tinham as mãos ou as pernas retiradas ou eram vendidos como escravos.
Paz parcial nas Montanhas do Dragão
Em 1858, houve um encontro nas Montanhas do Dragão entre os Apaches Chiricahua e os americanos, que conduziu à paz até 1861.
Este conflito foi causado pelo facto de não quererem mudar-se para as reservas e pelo facto de os colonos e os americanos estarem constantemente a entrar nas terras dos Apaches para se apoderarem do ouro e da prata.
Nesta altura, os americanos tinham muitos soldados e um exército forte que dominava os Apaches.
Muitos dos grupos Apaches tiveram de se render no final do século XIX, mas muitos deles não se renderam e não quiseram abandonar o seu estilo de vida nómada.
27 anos de prisão
Os conflitos entre os americanos e os Apaches tornaram-se muito graves e a tribo Chiricahua foi retirada das suas casas no Oeste e mantida como prisioneira na Florida durante 27 anos.
Em 1913, estes membros receberam algumas terras em Oklahoma ou no Novo México.
Hora do questionário
Em que estados actuais vivem os Apaches?
Era preciso nascer numa família real para se ser chefe?
Que animal é que os Apaches caçavam?
Porque é que começou a Rebelião de Pueblo?
Quando é que houve uma reunião em Dragon Mountains?
Nativos americanos