Arte chinesa antiga
A China antiga era um viveiro de actividades e continua a ser uma das culturas mais influentes da história do mundo, em muitos domínios diferentes.
Uma área em que os antigos chineses tiveram um efeito profundo durante o seu tempo e nos tempos modernos é a das artes.
A arte tradicional chinesa tem vindo a evoluir há milhares de anos, tendo sido moldada pela mudança de dinastias, religiões e influências culturais.
As Três Perfeições
As três perfeições eram três especialidades diferentes que eram frequentemente combinadas nas antigas artes chinesas, tendo sido utilizadas pela primeira vez nas artes durante a dinastia Song.
As três perfeições incluíam a caligrafia, a poesia e a pintura.
Caligrafia
A caligrafia é a arte de escrever à mão. Embora a sua importância tenha sido observada em muitas culturas e períodos de tempo diferentes, foram os antigos chineses que a introduziram e aperfeiçoaram como forma de arte.
Um calígrafo demoraria anos a dominar esta arte.
Envolvia escrever as letras na perfeição e, uma vez que existem mais de 40.000 caracteres diferentes no alfabeto chinês, pode imaginar como foi difícil dominar esta tarefa!
Não só estes caracteres tinham de ser feitos com precisão, como um mestre calígrafo teria de aprender a ordem correcta dos traços para fazer cada carácter.
Poesia
Embora tenha havido muitos mestres poetas ao longo da história chinesa, esta forma de arte não era exclusiva dos mais abastados. Esperava-se que todos os membros instruídos da sociedade escrevessem poesia.
Os poetas também tinham de ser bons calígrafos, uma vez que precisavam de escrever a sua poesia com precisão.
Embora esta prática tenha sido importante durante grande parte da história da China, tornou-se ainda mais importante durante a dinastia Tang.
Durante este período, a poesia tornou-se não só um bom passatempo, mas também uma competência importante para encontrar um emprego.
Os candidatos que dominassem a poesia seriam objeto de um exame minucioso antes de poderem tornar-se funcionários públicos e trabalhar para o governo.
Pintura
Para os antigos chineses, a pintura era a derradeira combinação das Três Perfeições.
Nesta forma de arte, os mestres pintores combinavam a sua caligrafia e poesia com pinturas de paisagens, que também incluíam casas, pássaros, água e árvores.
Estas pinturas podem ser tão pequenas como um quadro numa moldura, ou suficientemente grandes para cobrir as paredes de um palácio.
Outras formas de arte
Não é de surpreender que vários outros tipos de formas de arte importantes provenham da China Antiga.
Afinal, a sua cultura tem mais de 8000 anos! Para além das Três Perfeições, os artistas chineses também utilizaram muitos outros tipos de arte.
Bordados
O bordado é uma das formas de arte mais antigas registadas na China antiga, que consiste em entrelaçar diferentes tipos de tecidos numa peça de vestuário para a decorar de uma forma elegante.
Quando foi introduzido pela primeira vez, o bordado era um símbolo de estatuto na cultura chinesa.
Naturalmente, quanto mais influente é uma pessoa, mais extravagante é o artigo de vestuário. O manto de dragão usado pelos imperadores era especialmente ornamentado.
Estátuas
Os antigos chineses eram muito hábeis na construção de todo o tipo de estátuas.
Isto inclui os belos Budas que se encontram nos seus templos, os dragões nos seus palácios e, claro, o mundialmente famoso Exército de Terracota.
Este exército foi criado para o enterro do primeiro imperador da China, Qin Shi Huang, para o manter a salvo no além, e é composto por mais de 8.000 soldados e 500 cavalos.
A parte mais impressionante de todas estas peças diferentes é que nenhuma delas é igual à outra: cada uma tem a sua própria armadura, armas e uniformes.
Arquitetura
Os antigos arquitectos chineses tinham muito orgulho no seu trabalho, quer estivessem a construir um templo, uma casa ou um palácio.
Estes edifícios foram feitos para resistir ao tempo, com cada parede a ser suportada independentemente por terra e madeira.
Este facto permitiu que muitos destes edifícios continuem de pé até aos dias de hoje.
Em cada estrutura que os antigos chineses construíam, colocavam normalmente muitos mosaicos para decorar as paredes.
Este facto, juntamente com os seus telhados pontiagudos, deu aos edifícios chineses o seu aspeto caraterístico que é reconhecido há gerações.
Porcelana
Os antigos chineses eram peritos no fabrico de vasos, taças e garrafas de porcelana, que não só era uma forma de arte importante na China antiga, como também se tornou numa das suas exportações mais importantes.
Durante a dinastia Ming, em especial, este tipo de arte tornou-se apreciado pelos ricos e abastados, tanto na Ásia como na Europa.
Seda
Nenhum tecido é tão sinónimo da China Antiga como a seda, pois foram os primeiros povos a dominar a arte de fazer seda a partir dos casulos dos bichos-da-seda.
Ao utilizar este tecido recém-descoberto, os antigos chineses conseguiram fazer belos artigos de vestuário.
Durante centenas de anos, mantiveram em segredo a fórmula secreta de fabrico da seda, o que lhes permitiu enriquecer.
Marionetas
Os antigos chineses utilizavam as marionetas por muitas razões diferentes: podiam ser usadas como brinquedos, por vendedores ambulantes ou em peças de teatro.
Estas marionetas podiam ser muito simples ou avançadas, consoante o fim a que se destinavam.
Laca
Os antigos chineses utilizavam laca em muitos edifícios e santuários diferentes. É um revestimento transparente derivado da seiva da árvore sumagre.
Confere um brilho límpido à superfície em que é aplicado e ajuda a evitar que a arte seja danificada pelo clima ou por pragas.
É por isso que ainda hoje podemos apreciar tantas peças de arte chinesa antiga.
Fogos de artifício
A China antiga foi uma das sociedades mais inventivas que alguma vez existiu, tendo sido a primeira a inventar o fogo de artifício.
Apesar de terem sido originalmente concebidos como uma arma de guerra, rapidamente se tornaram um elemento de destaque em festivais e celebrações em todo o império.
Esta foi outra parte da sua cultura que mantiveram em segredo durante muitas centenas de anos.
Ópera
Embora se pense que esta forma de arte de contar histórias através de canções tenha tido origem na Europa durante o Renascimento, também era praticada na China antiga.
Estes espectáculos eram utilizados para contar histórias e peças de teatro populares, o que ajudava a manter as histórias vivas e a difundi-las por todo o império.
Literatura
A China antiga também era famosa pela sua literatura, que não se limitava à poesia, mas também escrevia obras de ficção, filosofia, religião e descobertas científicas.
A ideia de literatura surgiu ao mesmo tempo que a escrita chinesa, uma vez que esta permitia que os autores passassem as suas ideias para o papel.
Armas e armaduras
Os antigos chineses nem sempre foram um povo pacífico. Ao longo da sua história, travaram-se muitas guerras diferentes, o que fez com que as armas e as armaduras fossem uma necessidade.
Como em muitas outras coisas, os chineses transformaram esta questão numa forma de arte, criando belas peças de armadura para mostrar o poder do seu império e a importância de um soldado.
À medida que um soldado subia nas fileiras do exército, mais ornamentada se tornava a sua armadura.
Mais informações sobre a China Antiga.