Malta Facts For Kids

Malta é uma nação insular mediterrânica situada perto de Itália. Ao longo da história, as ilhas foram ocupadas por muitos impérios diferentes. Ainda hoje existem templos, fortalezas e outros locais históricos.

Graças a estas atracções históricas e culturais, bem como ao sol e ao mar, Malta é um destino turístico popular.

Factos rápidos

Capital: Valeta

População: 437,000

Cidades-chave: Sliema, Valeta, Rabat, Baía de S. Paulo, Mosta

Língua oficial: Maltês, Inglês

Principais religiões: católico romano

Geografia

Países limítrofes: Nenhum

Tamanho: 122 quilómetros quadrados

Ponto mais baixo: Mar Mediterrâneo ao nível do mar

Ponto mais alto: Ta'Dmejrek a 830 pés.

Malta é um arquipélago, ou cadeia de ilhas, situado no Mar Mediterrâneo, a sul da ilha da Sicília, em Itália.

Apenas as três maiores ilhas de Malta são ocupadas por pessoas: Malta, Gozo e Comino, que são ilhas baixas e rochosas com falésias íngremes ao longo da costa.

Malta não tem lagos ou rios naturais permanentes, mas pequenos rios formam-se temporariamente durante os períodos de chuva intensa.

As ilhas maltesas têm um clima mediterrânico, com verões quentes, secos e muito soalheiros. A primavera e o outono são normalmente mais frescos e os Invernos são amenos. A precipitação anual é baixa e ocorre sobretudo no inverno.

Malta é uma ilha quase sem árvores, com muito pouca vegetação e plantas. Os animais mais comuns são as doninhas, os ouriços-cacheiros, os morcegos, os coelhos brancos e os ratos.

As águas circundantes albergam espécies de peixes mediterrânicos, bem como botos e focas.

História

Os primeiros habitantes de Malta viveram por volta de 5900 a.C. Por volta de 3850 a.C., as ilhas foram povoadas por uma civilização que construiu os Templos Megalíticos, que ainda hoje se mantêm como alguns dos edifícios mais antigos do mundo.

Depois disso, as ilhas foram governadas por guerreiros da Idade do Bronze, fenícios, romanos, bizantinos e aglábidas.

As ilhas são também famosas por serem o local onde o bíblico S. Paulo naufragou em 60 d.C., trazendo o Cristianismo para Malta.

Depois de as ilhas terem sido escassamente povoadas (muito poucas pessoas) durante vários anos, os árabes conquistaram as ilhas em 870 d.C. Em 1090, os normandos assumiram o controlo.

Em 1530, Carlos V entregou Malta à Ordem Soberana Militar de São João de Jerusalém, que ficou conhecida como os Cavaleiros de Malta e construiu cidades, fortalezas e igrejas.

Os cavaleiros contrataram artistas europeus famosos para decorar as igrejas e os palácios de Malta, o que constituiu uma época de ouro para a cultura das ilhas.

Em 1798, Napoleão Bonaparte e os franceses tomaram o controlo de Malta, que pediu ajuda aos britânicos, tendo os exércitos franceses sido expulsos em 1800.

Malta passou a fazer parte do Império Britânico em 1814 e foi uma importante base militar e naval durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.

Napoleão

Em 1964, Malta tornou-se uma nação independente, tendo aderido à União Europeia em 2004. O governo de Malta é uma república parlamentar com um presidente, um primeiro-ministro, um gabinete e secretários parlamentares.

Economia

As principais indústrias de Malta são o turismo, a eletrónica, os produtos farmacêuticos, a construção e reparação naval, a construção e os têxteis.

Os principais produtos agrícolas são a batata, a uva, a couve-flor, o trigo, a cevada, o tomate, os citrinos, o pimento verde, a carne de porco, o leite, as aves de capoeira e os ovos.

A economia de Malta ocupa o 15º lugar na Europa e está entre as 35 melhores do mundo. No entanto, o país tem taxas de imposto elevadas e altos níveis de despesa pública e corrupção, além de ser muito dependente de outras nações europeias.

O desemprego é um dos mais baixos da União Europeia, com cerca de 4%. A moeda de Malta é o euro.

Pilha de moeda europeia

Cultura

O maltês e o inglês são as línguas oficiais de Malta, mas também se fala francês e italiano. Como Malta está muito perto de Itália, cerca de 66% da população sabe falar italiano.

Malta é um dos países mais católicos do mundo, com cerca de 98% da população a identificar-se como católica romana.

As refeições em Malta começam por vezes com uma pequena tigela de sopa chamada minestra As aves de capoeira recheadas e os pratos de massa cozida são populares, bem como os legumes e as frutas.

Um prato popular da época é Tarte de Lampuki , uma caçarola de peixe coberta de massa folhada com espinafres, couve-flor, castanhas e sultanas.

O polvo recheado, as lulas e os chocos são frequentemente servidos com molho de tomate, o coelho estufado em vinho é um prato especial e as famílias comem tradicionalmente borrego na Páscoa.

Uma das celebrações e tradições mais populares do país é o Carnaval, que se realiza antes da Quaresma. As crianças e os adultos vestem-se com disfarces extravagantes e participam em desfiles com muitos carros alegóricos coloridos.

Malta também participa em muitas actividades e festivais religiosos. Na festa de São Grigor, uma procissão religiosa termina com um piquenique numa pequena aldeia piscatória.

I-Imnarja celebra as festas de S. Pedro e S. Paulo. É uma festa popular e das colheitas do campo com piqueniques, um espetáculo agrícola e corridas de cavalos e burros.

As celebrações e festivais em Malta terminam frequentemente com fogo de artifício. Na primavera, o Festival de Fogo de artifício de Malta realiza-se no Grande Porto de Valeta.

Famosos malteses

Jon Cassar - produtor

Emma Heming - atriz

Andrei Claude - ator

Factos divertidos

A mais pequena ilha ocupada de Malta, Comino, tem muito poucas pessoas e edifícios, há apenas um hotel e não há carros, mas é onde se encontra a bela e popular Lagoa Azul.

Existem vários navios afundados da Segunda Guerra Mundial ao longo da costa de Malta.

A Baía de San Blas, situada na costa nordeste de Gozo, é uma praia de areia vermelha.

Baía de San Blas

Malta tem 365 igrejas.

Valeta, a capital de Malta, é conhecida como a primeira cidade planeada da Europa.

Europa